Um experimento: Xubuntu Portátil

Sim, esse é o limite. Mas tem dispositivos que sequer conseguem tocar nesse limite.

Ou seja: Você fez essa volta toda, para no final concordar com o ponto inicial.

Faz o teste: Instala o SO no SD ou no Pendrive como você instalaria num HD ou num SSD. Não como um LiveUSB. E aí você verá que cartões SD e Pendrives não foram feitos pra isso.

Bom, pela transferência de arquivos já dá pra ver que seria inviável ter um desempenho decente num MicroSD ou num Pendrive. Mesmo na instalação, que iria levar muito mais tempo do que num SSD.

Tem HDs de notebooks que são de 7200 RPM. Esse aí mesmo da Seagate é de 7200 RPM.

Porém, mesmo um HD de 5400 RPM seriam bem mais viável fazer isso do que num Pendrive ou num SD. E aqui, quando eu testei isso com o meu velho HDD de 5400 RPM, e que conseguiu iniciar o Windows com sucesso.

Eu chuto que a velocidade de transferência ficaria nuns 50~80 MB/s, o que é muito mais do que os 10 MB/s que o meu pendrive sequer chegou, e não consegui fazer o teste, pois o disco de 5400 RPM não conseguiu ser lido dessa vez.

O Windows é quebrado, ele fica o tempo todo com HD 100%, dizem que é um bug, é um motivo que abandonei, se ta doido.

Mas não é o que eu estou escrevendo a um tempão? eu não to escrevendo V90? V90, V90?
Aperta Ctrl+F e filtra V90.

Cara se vc tirar ou deixar de ler ou ignorar 1 caractere da escrita ou da frase ou do texto, vc muda completamente o significado do que foi escrito. Não pode adicionar e nem tirar, até um tio quando removido ou adicionado muda a conclusão.

Isso é justamente o que você está fazendo: Retirando coisas importantes que foram escritas. Eu leio tudo o que você escreve, mas parece que você não faz o mesmo. E vamos colocar a frase inteira, antes de responder?

Eu estava falando do meu Pendrive. Não dos cartões V90. E o que estou falando o tempo todo: Não considere apenas os números teóricos, pois a prática é muito diferente.

Você falou disso, só em dois posts.

No Post 43, você mencionou que eles atingiriam esse “valor mínimo”, só levando em conta o número bruto, e não outros fatores que poderiam atrapalhar.

E já no Post 54, você, você compara LiveUSB com os cartões V90 e fala que é superior ao de “USB 3.0”. E você fala que ele é mais “poderoso do que HD de notebook”, sendo que os Cartões SD sequer tem Cache, já um HD tem, mesmo que seja pouco.

Basicamente, você está tratando esses cartões como se fossem uma panaceia, só porque eles anunciam com uma gravação de 90 MB/s, mas sem considerar que tem um caminhão de outros fatores, que poderiam fazer esses cartões nesse tipo de uso serem piores do que cartões “inferiores” como os V30 que também são A1/A2.

Cara, LiveUSB significa a imagem no dispositivo de armazenamento, se vc baixar um ISO do Ubuntu agora vc está baixando aa live, live é o nome dado a imagem que carrega o sistema operacional a partir de uma imagem, diferente de um não live que abre o instalado. É isso que significa live, live CD significa que a imagem está queimada no CD, liveDVD significa que a imagem está gravada em DVD, liveUSB significa que a imagem está gravada em dispositivo USB, live pendrive significa a imagem está em pendrive, live é a imagem ISO queimada.
Como assim live usb mais rápida que HD isso não existe ela é uma imagem, não faz sentido.
Live é uma imagem, mas não é toda imagem que é live. Live não é dispositivo de armazenamento.

Isso aí eu já sei. Esse conceito pra mim é velho, conheço isso desde quando eu queimava CDs do Ubuntu 9.10 para testar no PC capenga que eu tinha na época.

Eu não falei que o Live USB é mais rápido que um HD. Vamos ao que falei inicialmente sobre isso?

Você mesmo que comparou LiveUSB, com Btrfs e ZFS. Que são sistemas de arquivos de dispositivos de armazenamento. E eu apenas pontuei que a imagem Live é copiada para a RAM.

Ao invés de discutir o sexo dos anjos, instale, teste e documente. Não fique só na teoria, teste na prática também.

Estou aberto a isso, mas ficar apenas discutindo teoria não leva a lugar nenhum. Infelizmente não tenho nenhum cartão A1 ou V90 para testar isso, mas se você está defendendo que é viável, faça os testes e apresente os resultados disso.

Na Teoria, tudo é lindo e funciona perfeitamente, mas na prática não é bem assim.

Depende de qual mode que vc usa, vc pode usar tanto com o parâmetro toram ou sem o parâmetro.

Cara, mas é ai que está, eu fazer os testes e dizer que aconteceu de tal forma não tem significado nenhum, isso é vc quem tem que testar, eu posso escrever qualquer coisa sobre os testes, quem deve testar se algo é verídico é o espectador, é por isso que eu não fico postando teste de benchmark de outras pessoas, esses testes feito por outra pessoa que não seja eu mesmo para mim mesmo só não faz sentido.
Eu tenho um SD aqui que ele pega taxa se não me engano de 40MB/s, mas eu escrever isso não significa nada, o único teste válido é aquele que vc mesmo fez ou participou.

Eu esses dias fui comprar uma churrasqueira elétrica, eu vi um monte, tudo da hora, mas eu comprei a que eu já conhecia, porque está é uma que me entrega aquilo que me entregava na antecessora, o único teste válido é o que vc mesmo faz.

Ou seja se vc n dá uma carta de oportunidade na fabricante de te provar que aquilo é verídico não adianta nada vc ver video de benchimark de terceiros. Pedir ou querer que outros façam que não seja vc, não tem sentido algum, é vc quem deve testar.

Se eu quero saber se uma coisa é veridico, eu é que tenho que pegar e ver.

Olha para vc ver que bizarro, vc quer que eu faça benchimark para eu te convencer de que o o que estou escrevendo é verídico, isso não faz sentido.
Se vc estivesse aqui faria sentido, pq ai não teria como eu manipular os resultados, mas sem vc estar aqui, não tem logica.

Ai as vezes vc pode dizer, não mas pode fazer ai que eu acredito em vc, pois bem, tmb não faz sentido pq se isso fosse verdadeiro eu não precisaria fazer o benchimark, só não faz sentido mesmo.

Mas quem está defendendo que usar um SD é viável, é você. O único cartão SD que tenho sobrando é um Classe 4, o que é completamente inviável instalar um SO com os seus 4 MB/s teóricos.

O teste feito por terceiros, também é válido. Principalmente quando a pessoa tem meios de testar. Se não fosse, ninguém faria reviews ou testes de Benchmark de Sistemas Operacionais. E é válido até mesmo para colocar as suas próprias convicções à prova.

Bom, quando fui comprar o meu notebook, eu li um monte de reviews, pesquisei bastante e com base no que li, comprei. E não me arrependo.

E não foi um da Dell, que é uma marca que eu confio muito, mas sim um de uma marca em que a minha experiência anterior não foi boa, mas que as reviews me apontaram que seria uma boa escolha: A Lenovo.

Li as Reviews, vi vídeos das pessoas testando os notebooks que eu estava em dúvida (que eram da Dell e da Lenovo), e no final das contas, acabei comprando o meu L390, sabendo onde ele peca; como ele esquentar mais do que a média; e onde ele é muito bom.

Adianta. Se não adiantasse, ninguém faria Benchmarks ou Reviews. Se não fosse por ver a experiência dos outros, eu teria desperdiçado uma boa grana no M11W da Multilaser, sendo que esse notebook era um martírio até no Linux.

E porque pensei nele primeiro? Era porque eu queria um notebook secundário para não levar um trambolho de 15,6" e que pesa quase 2 KG quando eu fosse viajar. Queria um notebook pequeno e leve. E seria um notebook em que eu iria instalar alguma distro Linux.

Se eu não tivesse lido a experiência de terceiros, eu teria feito uma compra ruim, e provavelmente estaria com um belo peso de papel, pois eu não iria usar ele com Windows, pois ele com Windows é muito ruim. Então, a experiência de terceiros também ajuda.

Mas não sou eu quem está defendendo uma tese de que “é viável instalar um SO completo num MicroSD”, mas sim você. Nesse caso, quem tem que testar, é você.

Quando foi que pedi teste de Benchmark? Não é isso que estou pedindo. O que falei é: Faz o teste instalando o sistema no SD ou num Pendrive, como você faria num HD ou SSD.

Quem trouxe o argumento de que isso seria viável, foi justamente você ou seja, quem tem que testar é você. Não eu.

Cara, novamente: quem trouxe o argumento de que isso seria viável, foi você. Eu não tenho como testar, e você tem. Ponto.

Como que vc pode garantir que é verídico, como vc pode garantir que o que vc se alimenta comprado no supermercado não está envenenado, como vc pode garantir que o remédio que vc compra não foi adulterado, como vc pode garantir que a agua que vc bebe não contém bacteria. Veja, se vc não pode dar crédito ao teórico, então vc não pode tomar remédio, vc n pode beber agua, vc não pode comprar comida feitos por outras pessoas, veja, não faz sentido nenhum dizer que o teórico não é válido.

É o que eu estou dizendo sobre o benchimark. Eu fazer benchimark para vc, só não faz sentido, pq o benchmark é pessoal.

Ou vc acredita no que a pessoa está dizendo ou não acredita, ficar assistindo benchmark é perda de tempo, ou vc vai acreditar na palavra do cara ou não tem porque assistir. Se vc vai acreditar na palavra do cara, então pula para o final do video que vc n perde o seu tempo.

Eu ter que fazer benchmark não faz sentido, não acreditar no teórico é o mesmo que não beber água.

Cara, eu não estou falando de Benchmark… Você reclamou disso:

Mas você está praticando o mesmo que você mesmo reclamou. Eu não falei nada de Benchmark, apenas falei para você colocar em prática o seu argumento. Só isso.

A sim, então, eu já fiz, eu fiz com um SD de 5 ou 10MB/s é aqueles antigão baratinhos, eles é a mesma coisa de pendrive 2.0.

Ele apresenta as características que eu descrevi acima.
Roda liso e trava quando faz copia e download de arquivos grande.

E nesse caso, demora para abrir os aplicativos, como o navegador? E qual distro foi? E foi com uma imagem Live ou com a distro instalada diretamente no SD?

Dependendo de como for, talvez poderia valer a pena. Pois aí eu não precisaria levar a Case + Cabo USB. Só o Cartão SD + Adaptador.

Acredite, compensa mais usar ssd.
Mas é igual eu te falei, é liso, só vai travar se vc esgotar a banda de transferências. Só vai compensar vc abrir mão do ssd se o peso e o tamanho do ssd for um problema.

Peso não é tão problema assim, afinal é um SSD M2 que é bem levinho. E tamanho, nem tanto assim. Mas um Cartão SD com o Adaptador caberia na carteira.

Vc que tem que ver se vai valer a pena para o seu caso, mas é isso ai, cabe na carteira.

Tem que levar em conta tmb a cache do computador, cada caso é um caso.

Tipo, quando eu fiz o teste era um computador de 16gb, ou seja são pelo menos 7gb de cache de disco, cabe muito programa dentro dessa cache.

Coloquei swappingness 100 para dar mais autonomia para o linux gerenciar a cache,n adianta, armazenamento lento tem que ter cache.

No meu caso, seria para ter um sistema que eu conseguiria executar em quase qualquer computador. No mínimo, com uns 4 GB de RAM, pois eu instalei um SO x64; e sei que um SO x64 consome um pouco mais de RAM.

Talvez, só não rodaria naqueles computadores que não suportem UEFI/GPT, mas acho que qualquer computador que tenha vindo com Windows 8 de fábrica, tenha suporte a isso.

Sim, cabe bastante programa com 7 GB.

Acho que isso é algo que eu poderia aplicar. E estou dando uma olhada em outras distros para testar nisso e acho que esse SSD me abre as possibilidades para fazer um certo Distro Hopping e testar outras coisas além do meu Arch com Gnome.

@rapoelho Se for usar armazenamento lento, esquece sistemas de atualizações constante, como flatpak e snap, eles pegam atualizações de vários GB de tamanho.
As atualizações vai fazer o SD e o pendrive travar e vc não vai conseguir se divertir.