Estava meio entediado, com um HD externo com espaço livre o suficiente, e acabei pensando: Como é que o Linux se comportaria se instalasse alguma distro num HDD mecânico de 7200 RPM, colocado numa case a conectado via USB?
E assim fiz. Instalei o Xubuntu Minimal, por ele ter um ambiente mais leve, e funcionou bem tanto no meu notebook atual como no antigo.
E funcionou bem, e ficou relativamente rápido tanto no meu L390 como no meu antigo Dell 5558, e consegui até mesmo rodar o Minecraft Bedrock no meu velho Dell de forma bem satisfatória e melhor do que no Windows 11.
E isso porque o Windows 11 estava num SSD e o Xubuntu, num HDD conectado numa porta USB. Eu achei que rodaria legal, mas não achei que rodaria tão bem.
Ter um assim em um SSD seria uma boa. Viraria um sistema de rescue fácil fácil, igual em um pendrive! Sem o risco de cair ou alguem bater enquanto está usando e dar pau em tudo.
Enfim, entendi por que testou no HDD. Eu tenho dois aqui que poderia fazer isso, mas meu pc deu ruim em reconhecer outro HD e eu to preferindo não mexer mais nisso…
Só fiz isso mais por experimento mesmo xD
Mas talvez, quando eu fizer num SDD que terei sobrando, eu possa aplicar isso.
Já fiz isso com o Ubuntu Mini.iso. E é extremamente lento… foram umas duas horas só pra instalar o Ubuntu Mini.iso e quando fui iniciar, foram uns cinco minutos só pra chegar na tela de login.
Bom, agora terei um SSD sobrando, então poderei fazer isso de uma forma melhor e com mais espaço.
Enquanto o Arch instala no meu SSD novo, peguei o antigo, coloquei na Case e estou usando o meu Crystal Linux a partir do meu SSD antigo em meu notebook antigo.
Eu tenho um SSD Sata, coloco ele no raspberry, fica engraçado a gambiarra sem fim. No 5 ainda fica bonito por conta que a case é usb3.0.
No 3 tem que usar aquela de 2 cabos e alimentar o ssd por fora.
E é bem provável que eu vá instalar um Xubuntu ou um Debian nele. Ou quem sabe, posso usar como campo de testes para alguma distro que eu queira testar, afinal mesmo na USB tem uma boa velocidade.
Além desse HDD da Seagate, tenho outros dois da WD, em que um era do meu notebook e o outro era do notebook do meu Pai. Ambos de 1 TB.
E ao contrário do que eu achava, o meu estava funcionando. Já o do meu pai, não. E o meu não só estava funcionando, como não foi formatado. E não só não foi formatado, como estava com o Windows 10 20H2 instalado nele e estava tal como eu deixei ele na última vez em que desliguei o computador, em 3 de Julho de 2021.
E apliquei o mesmo princípio do Xubuntu, apertei o F12 na hora que o computador ligou e selecionei o HDD com o Windows 10. Demorou uma eternidade, mas iniciou. Uma coisa engraçada é que o Processador não apareceu na página “Sobre” do Windows. Não sei se isso tem a ver com alguma atualização que o Windows teria que fazer…
Eu realmente me surpreendi do Windows conseguir iniciar a partir de um HD que está numa Case USB, pois o Windows sequer instala em um dispositivo de armazenamento que está numa porta USB, enquanto que o Linux, até se você quiser instalar ele num Pendrive, você pode.
Se for um USB3.0 ou 4.0 ou USB-Type C fica mesma velocidade que o HD em leitura sequencial e disparado mais rápido em leitura aleatória. Esses pendrive 2.0 nem vejo sentido em comprar mais, caro absurdo e tão lento que hoje é impraticável usar. Com mais 5 reais adicional a pessoa compra um 3.0, compensa 2.0 não é só para quem tem USB antiga mesmo.
Agente sabe que tempo é dinheiro, perder tempo de vida valiosos com a família por causa de 5 reais né para qualquer um não.
A verdade tempo tmb é eletricidade, o cara liga o computador para salvar um arquivo grande no 2.0 e esquece é tomada por 24h ate copiar tudo ou mais.
Pendrive USB 2.0 já deu o que tinha que dar, agora não quero nem de graça.
HD ate que ainda se for questão de ter muito armazenamento ainda vai lá, mas também já está é dando é raiva no coração.
Eu estava procurando HD sem ser híbrido para comprar só para ver se vende, cara não achei nenhum, já nem fabrica mais isso.
Outra dica boa seria o Ventoy+Plugin Linux VDiskboot, se quiser rodar um sistema estilo virtualbox em maquina real, pra levar como portatil e bem melhor que não depende do estilo de partição(independente se e UEFI ou Legacy)
Ai vc pode usar VDI ou VHD(plugin vhdboot pra windows)
Da para fazer boot loader híbrido com instalação normal tmb, precisa ser maquina virtual não. Só que precisa ter uma UEFI híbrida ou 2 maquinas.
Só que eu não vejo sentido nisso hoje em dia, são tão raras maquinas com BIOS, a maioria está no lixão dando aedys egipte.
Ele é um Pendrive USB 3.0, e é um DT50 da Kingston. Mas eu só tinha portas 2.0 disponíveis, e não tinha testado na 3.0, pois no PC que eu testei, essa porta já estava ocupada. E no meu notebook antigo, a porta 3.0 fica do mesmo lado que eu uso o mouse, então nem arrisquei, e com isso fiz a instalação na 2.0 que fica do lado oposto.
E para fazer a instalação, usei uma VM do Virtualbox, com o Pendrive habilitado e por lá instalei o Ubuntu Mini.iso no Pendrive.
Pela minha experiência, se você tem mais RAM no seu computador, você passa menos raiva com HDD, pois o sistema não vai precisar acessar o HDD para usar a memória virtual.