Mas quem está defendendo que usar um SD é viável, é você. O único cartão SD que tenho sobrando é um Classe 4, o que é completamente inviável instalar um SO com os seus 4 MB/s teóricos.
O teste feito por terceiros, também é válido. Principalmente quando a pessoa tem meios de testar. Se não fosse, ninguém faria reviews ou testes de Benchmark de Sistemas Operacionais. E é válido até mesmo para colocar as suas próprias convicções à prova.
Bom, quando fui comprar o meu notebook, eu li um monte de reviews, pesquisei bastante e com base no que li, comprei. E não me arrependo.
E não foi um da Dell, que é uma marca que eu confio muito, mas sim um de uma marca em que a minha experiência anterior não foi boa, mas que as reviews me apontaram que seria uma boa escolha: A Lenovo.
Li as Reviews, vi vídeos das pessoas testando os notebooks que eu estava em dúvida (que eram da Dell e da Lenovo), e no final das contas, acabei comprando o meu L390, sabendo onde ele peca; como ele esquentar mais do que a média; e onde ele é muito bom.
Adianta. Se não adiantasse, ninguém faria Benchmarks ou Reviews. Se não fosse por ver a experiência dos outros, eu teria desperdiçado uma boa grana no M11W da Multilaser, sendo que esse notebook era um martírio até no Linux.
E porque pensei nele primeiro? Era porque eu queria um notebook secundário para não levar um trambolho de 15,6" e que pesa quase 2 KG quando eu fosse viajar. Queria um notebook pequeno e leve. E seria um notebook em que eu iria instalar alguma distro Linux.
Se eu não tivesse lido a experiência de terceiros, eu teria feito uma compra ruim, e provavelmente estaria com um belo peso de papel, pois eu não iria usar ele com Windows, pois ele com Windows é muito ruim. Então, a experiência de terceiros também ajuda.
Mas não sou eu quem está defendendo uma tese de que “é viável instalar um SO completo num MicroSD”, mas sim você. Nesse caso, quem tem que testar, é você.
Quando foi que pedi teste de Benchmark? Não é isso que estou pedindo. O que falei é: Faz o teste instalando o sistema no SD ou num Pendrive, como você faria num HD ou SSD.
Quem trouxe o argumento de que isso seria viável, foi justamente você ou seja, quem tem que testar é você. Não eu.
Cara, novamente: quem trouxe o argumento de que isso seria viável, foi você. Eu não tenho como testar, e você tem. Ponto.