UEFI ou Bios atualizada impede instalação do Linux

Bom dia!
Tenho um PC AMD FX-6300 Six core, com 8 Gb de RAM e placa Nvidia 7500 Ti, comprado na Pichau de Curitiba com o windows 7 instalado. Instalei o Linux Mint há 2 anos atrás. E por dois anos ele funcionou muito bem até uma repentina queda de energia no bairro. O Mint parou de funcionar depois disso. Tentei reinstalar e não consegui. Roda muito bem do pendrive, mas não instala. Tentei de tudo. Formatei o HD do pendrive, passei o scandisk no HD, criei uma partição, instalei o Windows 7 (detesto o 10), particionei o disco a partir do Windows, tentei várias distros, etc e etc. Todas funcionaram bem no modo live, mas NENHUMA instalou!
Disseram-me que a atualização da UEFI ou BIOS impediu a instalação do Linux. Alguém já passou por isso? Sabe como resolver? Estou agora usando o Windows 7 de novo…

Seja bem vindo a fórum @Nilton_Pessanha!
Há a possiblidade de incluir uma tela com a mensagem de erro gerada ao tentar instalar? Será mais eficaz na tentativa de solucionar esse problema.

3 curtidas

Também o modelo da placa-mãe, que é essencial pra pesquisar o comportamento do firmware com o linux.

Todas as vezes em que fiz isso, tentar instalar e ver uma mensagem de erro como resposta, tive de formatar e reinstalar o windows. Mesmo não instalando, a MBR era alterada e o Windows danificado. A mensagem era sempre a mesma. A mensagem variava de acordo com a distro. Dizia não poder acessar o HD. Ou simplesmente só dizia que não era possível instalar no local determinado.

Mainboard Model 970A-DS3P x.x Rev. 02 da Gigabyte, chipset AMD RD9X0 Rev. 40, Southbridge AMD SB910/950.

BIOS
Brand America Megatrends Inc., Version F2j - AMD AGESA OrochiPIV1.5.0.5 (12/29/2014)

Graphic Interface PCI-Express, Link Width x16, Max. Supported x16

Olá @Nilton_Pessanha eu tenho um setup muito parecido mesma placa-mãe porém com o FX 8350 - para instalar o Linux nessa placa-mãe é necessário ajustar a configuração do IOMMU na bios. Até descobrir isso também passei raiva tentando instalar alguma distro linux.

Procure na web sobre como ativar o IOMMU na Bios e acredito que dará tudo certo.

Essa discussão pode te ajudar a entender o problema:

4 curtidas

Boa noite!
bom , pelo que eu entendi ouve uma queda repentina de energia né isso ???
portanto o problema não é com o SO , e sim com hardware , veja se não houve um reset nas configurações da placa e por padrão não foi ativado o " secure boot" , caso não seja isso talvez HD mesmo , pois aconteceu comigo de usar o windows em um HD sata e quando fui instalar o linux não foi de maneira nenhuma , fiz de tudo achei que seria tudo mas foi apenas o HD ai comprei um SSD e deu tudo certo e até aqui tá tudo OK.

OBS: seu problema pode ser o HD que não suportou a queda de energia.

Valeu! Vou verificar. Gratíssimo!!!

1 curtida

Boa ideia! Vou proceder de acordo. Muito obrigado!

1 curtida

Consegui instalar usando as instruções do eddiecsilva. Muito obrigado! Finalmente tenho o Linux novamente! Agradeço a todos vocês da comunidade. Que os deuses da informática favoreçam todos vocês! :smile:
Acredito que o futuro da humanidade será cooperativo e fraterno. Não sei se a comunidade Linux percebeu, mas ela foi pioneira em mostrar este futuro.

2 curtidas