Ubuntu travado - Não consigo mais dar boot

Eu estudo programação migrei para o ubuntu recentemente fazendo um dualboot junto ao Windows, bom, hoje pela manhã meu sistema operacional ubuntu travou do nada, então reiniciei o pc e quando tentei iniciar o boot do ubuntu pelo grub ele fica com a tela preta eternamente e não inicializa, passei a tarde inteira formatando a partição e tentando instalar diversas distribuições linux para tentar resolver o problema que insiste em persistir, não sei mais o que fazer para resolver, se alguém puder me ajudar serei muito grato!

1 curtida

Você verificou a integridade do seu HD/SSD para saber se não é ele o problema?

Não é comum que o mesmo problema persista em “sistemas diferentes”. Caso tenha verificado e tudo esteja ok com seu disco, uma outra possibilidade que eu tentaria no seu lugar, seria salvar todos os arquivos, caso fosse viável, refazer todo o particionamento e em seguida reinstalar os sistemas. Mas esta possibilidade, eu deixaria como uma das ultimas tentativas.

Obs: Me refiro a “sistemas diferentes” levando em conta que formatou algumas vezes, o que considero um novo sistema, diferente do anterior, mesmo que fosse com a mesma distro.

1 curtida

Verifiquei o estado do meu SSD e me parece saldável, uma coisa que fiz ontem também para tentar resolver foi desfazer o dualboot e e as partições formatar o Windows e tentar fazer novamente a o dualboot, porem continua com o mesmo erro, uma coisa estranha que aparece é quando eu vou dar o boot para acessar o GRUB o nome do boot continua como UBUNTU mesmo que o sistema que eu tenha instalado para testar seja o linux mint, no grub os nomes estão corretos, mas não consigo bootar pelo procedimento normal só pelas advanced options, e quando consigo acessar o sistema fica com a resolução esticada e sem opção de alterar a resolução, como se não estivesse reconhecendo minha GPU.

1 curtida

Que bom! Ao menos descartamos esta possibilidade de custo adicional para você.

Isto pode ser algum indicativo de que a forma como está instalando os sistemas não esteja completamente correta…

Já que você fez essa tentativa. Não sei se foi assim que você procedeu, mas vou te sugerir, caso não tenha feito, que na próxima vez tente excluir todas as partições com sua versão live do linux. Em seguida Inicie a instalação do Windows, crie todas as partições do Windows, deixando o espaço livre destinado para o linux. Depois, dê o boot com sua mídia do linux criando todas as partições e instalando ele.

Acredito que esta parte pode ser algum problema para reconhecer ela sim. Mas pode ser algo deixado para se preocupar depois que resolver o seu problema com o Dual Boot. Já que até que se resolva o primeiro problema, pode ser necessário formatar mais vezes.

Existe um tópico aqui onde é abordado detalhadamente a questão sobre o processo de Dual Boot. Tenta seguir também as dicas que tem lá.

Ao final de tudo, quando seu Dual Boot estiver iniciando sem problemas os dois sistemas, pode-se procurar a solução para sua GPU.

1 curtida