Ubuntu Normal vs Wayland

Vocês preferem usar (mais precisamente no 19.04) o Ubuntu Normal ou a opção Wayland? Por quê?

1 Like

Normal, porque a versão wayland deixa a resolução 1024x768 o que fica beeeem zoado

1 Like

Que estranho! A versão com Wayland funciona em 1080p aqui.

2 Likes

Caraca, sério? Não presenciei isso aqui também não.

1 Like

Eu estou usando a “normal” porque observei que os snaps não funcionam corretamente no Wayland, essa situação já é bem conhecida e tem vários meios de contornar mas no momento o Wayland não tem nada tão atrativo assim para mim que compense o trabalho.

Não tive nenhum problema de resolução no Wayland.

Bem, a diferença está no driver da Nvidia, q é desenvolvido para o modo normal (Xorg ou X11), portanto, ñ é feito para o Wayland. Por isso são dois servidores gráficos para o msm ambiente gráfico (Gnome). Logo, a grande a maioria dos usuários opta pela 1ª opção.

Por outro lado, a versão wayland do KDE Neon aqui funciona apenas em 1024x768. Haha

O Gnome roda de maneira bem mais fluida no Wayland, salvo o usuário tenha algum uso específico que ainda não seja suportado (Nvidia, TeamViewer, OBS Studio, etc) recomendo o uso do Wayland no Gnome.

1 Like

Aqui tudo que usa Wayland fica com essa resolução tanto gnome, quanto kde até o Weston que teoricamente era pra ser o melhor já que é basicamente o Wayland com stacking window

que demonios é a versão Wayland?

linux mint.

Snap parou de mostrar os icons no menu pelo wayland

Wayland e snap não se conversam

eles funcionam só no menu do gnome não aparece