Ubuntu não inicia a instalação

estou tentando instalar o ubuntu num netbook antigo e bem compacto, tentei com um pendrive de 4gb e agora com um de 32gb, após selecionar o pen drive ele abre uma tela do grub e após o enter a tela fica preta com um _ piscando infinitamente, criei o pen drive bootavel primeiramente com o rufus e depois com o software recomendado no site do ubuntu (não tenho experiência com linux)

Duas coisas:

1. Crie o pendrive com Ventoy e coloque alguma outra distro nele além do Ubuntu, de preferência de outra base (Manjaro, RegataOS, Fedora)
  2. Coloque aqui as especificações da máquina, nos ajude a te ajudar - é possível que esse net seja de 32 bits (apesar de que quando vc coloca uma ISO de 64 num 32 normalmente rola aviso de erro)

incrivelmente era o mais óbvio, to tao acostumado com 64 bits que nem me toquei que ele é 32, tem iso do ubuntu pra cpu 32 bits?

Não (ou melhor, tem o 18.04, mas perde suporte ano que vem) - mas tem Debian 32 (e variações, como MX Linux, AntiX, Mint LMDE etc. etc.), Arch 32 e OpenSUSE TW 32

1 curtida

qual desses é mais recomendado pra usuários mais leigos?

1 curtida

O Ubuntu 18.04 tem suporte de 10 anos gratuita para uso pessoal e no maximo 5 maquinas, mas para ativar o suporte estendido usa o ubuntu-advantage

LMDE - Linux Mint em sua edição base Debian oferece suporte 32 bits…

1 curtida

eu recomendaria arch, porém como tu pediu uma distro para usuários leigos eu recomendo usar o bodhi linux, ele é provavelmente um dos sistemas mais leves que existem, tem um nível de segurança aceitável e compatibilidade com praticamente todos os softwares disponíveis para linux.

1 curtida

Alem de que o Arch oficialmente só oferece suporte a arquitetura 64 bits, por mais que tenha o projeto Arch 32

1 curtida

Linux Mint LMDE,32 bits,se seu caso é esse é o mais próximo ao Windows que voce vai chegar perto.É só trocar aquele papel de parede feio e só ir no gerenciador de configurações,em Aparencias,e trocar o tema e a cor dos icones.

1 curtida

Tem o MX Linux, é feio que dói mas bem fácil de usar… muito leves, além do Bodhi, tem o Elive e o Bunsenlabs

1 curtida

Os feios,mas que sabem agradar são os que elas gostam mais…hehehe,MX Linux,bem lembrado,o Mint é Feio tambem,mas eu dou um banho de Loja nele e ele fica um gato.

1 curtida

Lembremo-nos do Mageia!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.