Ubuntu MATE traz ao desktop o que falta ao Ubuntu principal

As críticas ao desenvolvimento comodista do Ubuntu não se aplicam ao Ubuntu MATE, que é um sistema muito pensado para enriquecer a experiência do usuário.

Tem tela de boas-vindas para ajudar na pós-instalação e configuração;

e programa para configurar layouts comum só clique;

e loja de aplicativos funcional, que permite a instalação com um só clique de programas como os navegadores Vivaldi e Brave;

e acesso habilitado por padrão tanto a Snaps quanto a Flatpaks.

Além disso, na nova edição LTS, a 22.04, o Ubuntu MATE vai oferecer opções de visual muito próximas do Yaru, padrão do Ubuntu propriamente dito. A falta de alinhamento visual entre a distro principal e as variações sempre foi um fato estranho e negativo.

O Ubuntu MATE nos passa, hoje, aquela sensação de frescor e dinamismo do Ubuntu “mainstream” de outrora, e que temos diante do Linux Mint, do Zorin OS e do Pop!_OS.

7 curtidas

Rapaz “bixin” bonito viu. Parabéns a equipe do Ubuntu Mate. Uma distro verdadeiramente democrática em termo de suporte aos vários tipo de empacotamento de softwares (Aprende Mint!), além de me parecer ter uma linha de desenvolvimento bem organizada e estável. Muito ideal para usuários iniciantes e produtividade. Se eu ainda estivesse no tempo das “perfumarias”, com certeza iria testar um tempo como sistema principal. Felizmente hj passei dessa “fase” e só quero ficar tranquilo no Ubuntu que funciona 100% para o meu dia-a-dia.

1 curtida

O Manjaro GNOME tbm tem esse recurso, tem vários layouts pré configurados pro usuário escolher, bem que o Ubuntu tradicional tbm poderia fornecer esse recurso pois assim o usuário pode selecionar o layout que é mais intuitivo pra ele.

Melhor flavor do Ubuntu.
Mas sinceramente prefiro o antigo visual da 20.04 ao invés do novo tema branco da 21.X.

O único problema é ter LTS de “apenas” 3 anos.

1 curtida

Bem interessante ver esse Ubuntu MATE. Nunca cheguei a usá-lo, apesar de ter passado algum tempo usando o Ubuntu padrão e o Kubuntu. O MATE, como interface, nunca foi muito atrativo para mim, mas essa versão aí parece estar bem caprichada.

E a loja de aplicativos rápida e com suporte a múltiplos formatos fica como um aprendizado que a própria Canonical poderia tentar seguir. :wink:

3 curtidas

Acho interessante o Ubuntu MATE 22.04 adotar o Blueman. A próxima edição do Linux Mint também vai adotar. Parece que os desenvolvedores do Blueberry só querem que atenda ao projeto do GNOME.

1 curtida

Acho que vou baixar esse Ubuntu MATE para testar na VM. Deve entrar na minha lista de distros recomendadas. :slight_smile:

2 curtidas

Das flous do Ubuntu essa parece receber maior capricho, ótimo trabalho da equipe de desenvolvimento. Ganho uma Vaga na minha VM :sweat_smile:

2 curtidas

Vídeo de 2019 do canal Diolinux, mas ainda válido no que interessa. Mostra muito bem as qualidades do Ubuntu MATE; e o comparativo com o Linux Mint MATE só deixa mais claro o capricho nesse “sabor” do Ubuntu.

2 curtidas

Pode ir, Mate é de longe uma das melhores flavours do ubuntu…

2 curtidas

Ubuntu Mate é uma excelente distro em geral. A maleabilidade pela tweak na central de configurações é muito bacana.
Com certeza essa 22.04 já está melhor que o lançamento da 20.04 e suas interim.
Em arquitetura ARM ela também tem um ótimo aproveitamento.
No ato do lançamento da 21.10 mostrei uma situação de jogando Forza 5 na Xcloud usando um Pi4. E já fiz um mini review da distro mostrando essa flexibilidade do look and feel e outras coisas.

já me vejo voltando para o mate