Ubuntu e Ubuntu Unity - Ideias, Feedbacks, Propostas e Desenvolvimento Atual

Olá pessoal.

Eu vi recentemente o vídeo do canal falando sobre o Ubuntu 21.10 e resolvi vir aqui compartilhar com vocês algumas coisas que sinto como necessário ser publicado para que vocês possam deixar seus feedbacks e assim talvez, plantar uma semente que motive a construção de algo novo em torno do que será falado aqui.

Como todos vocês sabem, o Ubuntu aos poucos está adotando o formato Snap para os aplicativos de forma gradual, com base nisso eu abri semana passada uma enquete no Ubuntu Unity LA para saber a opinião dos membros sobre o formato Snap em si e no que poderia ser melhorado:

Além dessa enquete, eu fiz um post no Discourse sobre um conjunto de ideias e propostas para o Ubuntu, mencionando também o papel especial que o Ubuntu Unity poderia desempenhar nesse processo. O texto que enviei em inglês é esse:

Oi.

Recentemente estou vendo uma nuvem negativa entorno do Ubuntu e depois de falar sobre isso no grupo principal (Ubuntu Unity), decidi vir aqui para abrir este tópico para falar sobre algumas idéias propostas, explicar o papel do Ubuntu Unity e escutar a opinião de cada um de vocês.

:globe_with_meridians: → Introdução

Vivemos atualmente em uma época em que, se quisermos avançar e fazer o Ubuntu retornar para oa seus dias de glória, é necessário sair da sensação de nostalgia e negatividade crescente e buscar novos horizontes. Acredito que assim como há muitas coisas ruins, há algumas boas que podem ser vistas e multiplicadas para que cheguem a todos os membros da comunidade Ubuntu em si. É com base nisso que estou escrevendo e deixando meu ponto de vista pessoal sobre esta situação, para que eu possa estar aberto e ouvir o que cada membro da comunidade pensa sobre cada ideia proposta.

:bulb:-> Ideias Propostas

:checkered_flag: Criação de uma conta no Ubuntu Twitter focada em promover o uso do desktop

Criar uma conta especial no Twitter que promova o uso do desktop pode ajudar a restaurar a confiança dos membros e a sensação de pertencimento de cada um deles ao Ubuntu em si.

:checkered_flag: Aumentar o marketing em torno do desktop e da comunidade

Ter um canal ativo no YouTube juntamente com uma campanha de marketing envolvendo a comunidade mostrando as vantagens de usar o Ubuntu no desktop pode contribuir muito para melhorar a imagem da distro para o público em geral.

:checkered_flag: Novos incentivos para a produção de conteúdo relacionado ao Ubuntu

Ao trazer pessoas interessadas em criar conteúdo para o Ubuntu, os sabores oficiais e remixes podem ajudar a distro a ter um maior alcance entre o público em geral e aumentar o número de usuários e membros da própria comunidade Ubuntu. A produção de conteúdo a que me refiro seria: podcasts, contas regionais locais de Ubuntu/sabores/remixes oficiais, wikis, divulgação, etc.

:checkered_flag: Mais canais de diálogo com a comunidade

A criação de mais canais para os membros do Ubuntu interagirem com a comunidade pode ajudar na obtenção de feedback e ajudar na tomada de decisões importantes envolvendo o Ubuntu em si.

:checkered_flag: Construir um ambiente saudável para todos

A realização de reuniões mensais com a comunidade pode ajudar a construir um ambiente saudável e receptivo para que todos possam atender à demanda diária dos usuários.

:checkered_flag: Estabelecer uma meta anual para o Ubuntu, sabores oficiais e remixes

Estabelecer uma meta anual para a versão principal do Ubuntu, sabores oficiais e remixes ajudaria a construir um incentivo permanente na busca de implementar novas funcionalidades e transformar o próprio Ubuntu a cada nova versão LTS lançada.

:zap: → O papel do Ubuntu Unity

O Ubuntu Unity está ativo desde maio de 2020 e atualmente está aguardando para se tornar um sabor oficial do Ubuntu em breve.

Embora seja pequeno em comparação com a versão principal do Ubuntu, acredito que o Ubuntu Unity pode ajudar o Ubuntu a buscar soluções em conjunto e mudar a situação atual da família Ubuntu em relação à comunidade Linux em geral. Ter uma maior cooperação entre os dois pode ajudar a construir uma grande comunidade que seja receptiva e acolhedora a todos que vêm de outros lugares e à própria família Ubuntu, juntamente com uma maior divulgação das iniciativas feitas um pelo outro, o que faz com que as comunidades Ubuntu recebam e reforcem o status do Ubuntu como uma distro pronta para receber cada novo usuário, independentemente de onde ele venha e como ele seja.

:four_leaf_clover: → Conclusão

O diálogo aberto pode resolver situações, evitando assim mal-entendidos e se torna uma forma ideal para analisar quais soluções podem ser aplicadas, para ajudar a construir no presente, o futuro do projeto.

Eu deixei ela no Discourse porque eu tenho esperança que isso seja visto por mais pessoas e possa servir como um norte em meio a situação atual.

Por parte do Ubuntu Unity, atualmente caminhamos para a versão 21.10 - Impish Indri, onde apresentaremos oficialmente a todos o novo logotipo e abre uma nova fase para o projeto:

E também o Unity X, que está neste momento em fase alfa, mas com a intenção de ficar pronto até o final do ano:

Estou também tentando expandir o alcance da conta do Ubuntu Unity LA para que ela chegue a mais pessoas, para que saibam o que estamos fazendo. Atualmente a conta gera conteúdo em espanhol, francês e português.

Além dela, atualmente possuímos 5 grupos/comunidades locais no Telegram em português, espanhol, francês, italiano e russo. O grupo local em português se chama Ubuntu Unity PT. Eles estão pequenos neste momento, mas eu tenho fé que eles crescerão.

Bem pessoal, o post ficou um pouco longo, mas eu gostaria de saber o que vocês acham destas propostas que eu coloquei no Discourse para o Ubuntu, suas opiniões o sobre os resultados da
enquete do Ubuntu Unity LA sobre o formato Snap e o que vocês estão achando do progresso que estamos fazendo no Ubuntu Unity.

Obrigado por ler até o final e boa semana para todo mundo. :checkered_flag:

8 curtidas

A minha dica: q tal abrir uma enquete aqui no fórum, para ter uma ideia de quantas pessoas realmente tem interesse em adotar o Unity?
Já fiz isso, porém, com 1 margem bem pequena de participantes, mas para mim, achar q o Ubuntu Unity seria a chave para realçar o nome da distro ao antigo destaque de popularidade, não consegue passar de saudosismo de 1 (relativamente) pequeno grupo.

Fiz uma enquete dessas ontem (27/9), no Instagram e o formato flatpak ganhou, embora por margem pequena.

1 curtida

Fiquei curioso sobre o Unity X, se ele for mais leve e performático que as atuais versões com Gnome já vai ter atenção considerável da comunidade.

2 curtidas

Boa parte dos usuários só quer o programa funcionando, enquanto outra parte evita Snaps por serem mais lentos, atrasarem o boot, etc. Tem também uma parte que não usa só por birra.

Só acho que deveriam ouvir mais as sugestões da comunidade.

1 curtida

Tenho experiência própria q nem de longe isso é real, geral quer o padrão win-like (ou o mais próximo disso), vide o sucesso do Kde, Cinnamon e Xfce (em distros como Mint).

Sei q o Gnome costuma ser campeão em pesquisas de preferência, mas se reparar q a margem nem é tão grande assim. Mas olha na pesquisa aqui do fórum q interessante, o 1 lugar é justamente o Cinnamon, q é super win-like:

Ou por reconhecerem q foi bom por 1 época, mas hj não passa de saudosismo.
Na MINHA opinião, as mudanças para o Unity X fará com q o DE perca sua identidade original. Não é questão de beleza, mas de identidade. Esse novo menu é legal? Sim!

Qual comunidade?
A do Unity Remix? Aí é óbvio q abandonarão o Gnome e retornarão ao Unity.

(eu estava falando do próprio projeto Ubuntu Unity Remix, não da Canonical)

(eu estava falando do Snap)

Olá @Daigo e @starbdecember. A enquete referente ao formato Snap que foi lançada na conta do Ubuntu Unity LA no Twitter foi votada por membros, tanto do Ubuntu Unity como também de membros e usuários do Ubuntu, de outros sabores oficiais / remixes e também de outras distros. Quando ela foi lançada, alguns perfis foram marcados para que a enquete chegasse ao maior número de pessoas possível e pudesse permitir a participação de todos.

1 curtida

Neste momento agora, por se encontrar em estado alfa, está sendo incorporado a ele novos recursos, de modo que aos poucos, ele possa ir amadurecendo e tomando forma. Existe uma ISO que foi lançada na qual você e outros membros da comunidade podem testar ele se quiser, mas recomendo que somente faça se quiser apenas testar e ver um pouco do que está sendo preparado para ela:

Ubuntu Unity - Unity X ISO (Alfa)

Quaisquer feedbacks diretos em relação a sugestões e reporte de bugs, você pode fazer ingressando no grupo principal do projeto (em inglês): Ubuntu Unity Discuss.

@Dio você também pode testar ela e deixar o seu feedback se você quiser.

1 curtida

Obrigado por incluir todas essas novas informações. Como comentei antes, minha pesquisa não teve um bom alcance para ser realmente levada a sério.

Compreendo, eu também peço desculpas por não ter dito antes essas informações, mas nos próximos posts eu tentarei deixar tudo mais completo.

1 curtida

Pessoal, se vocês conhecerem alguém que sinta saudade do Unity ou use ele atualmente em alguma versão antiga ou atual da versão principal do Ubuntu, compartilhe com eles este e outros posts que eu estou fazendo aqui.

Vocês podem compartilhar os links do site ubuntuunity.org, do grupo principal em inglês (Ubuntu Unity Discuss), do grupo local em português (Ubuntu Unity PT) e da conta do Ubuntu Unity LA no Twitter para que eles possam conhecer nosso projeto e se quiserem, possam fazer parte da nossa comunidade.

Como diz nosso lema, unidade é poder. :zap:

1 curtida

Converse com o Ryker, ele curte muito o Unity, pouco tempo atrás instalou a ISO minimal, para em seguida instalar o Unity dos repositórios, fazendo review da aventura.

Olá @Daigo, eu conversei com o Riker e estou vendo com algumas pessoas sobre a respeito da divulgação dos links importantes para deixarem os usuários por dentro do que estamos fazendo.

1 curtida

@anon56929602, tudo bem? Teria algo a comentar sobre o lançamento do Unity 7.6 e sua adoção no Ubuntu Unity 22.04?

O Unity 7.6 está ligado ao desenvolvimento do Lomiri?

Quem é esse @anon56929602 ?