Olá pessoal.
Eu vi recentemente o vídeo do canal falando sobre o Ubuntu 21.10 e resolvi vir aqui compartilhar com vocês algumas coisas que sinto como necessário ser publicado para que vocês possam deixar seus feedbacks e assim talvez, plantar uma semente que motive a construção de algo novo em torno do que será falado aqui.
Como todos vocês sabem, o Ubuntu aos poucos está adotando o formato Snap para os aplicativos de forma gradual, com base nisso eu abri semana passada uma enquete no Ubuntu Unity LA para saber a opinião dos membros sobre o formato Snap em si e no que poderia ser melhorado:
Além dessa enquete, eu fiz um post no Discourse sobre um conjunto de ideias e propostas para o Ubuntu, mencionando também o papel especial que o Ubuntu Unity poderia desempenhar nesse processo. O texto que enviei em inglês é esse:
Oi.
Recentemente estou vendo uma nuvem negativa entorno do Ubuntu e depois de falar sobre isso no grupo principal (Ubuntu Unity), decidi vir aqui para abrir este tópico para falar sobre algumas idéias propostas, explicar o papel do Ubuntu Unity e escutar a opinião de cada um de vocês.
→ Introdução
Vivemos atualmente em uma época em que, se quisermos avançar e fazer o Ubuntu retornar para oa seus dias de glória, é necessário sair da sensação de nostalgia e negatividade crescente e buscar novos horizontes. Acredito que assim como há muitas coisas ruins, há algumas boas que podem ser vistas e multiplicadas para que cheguem a todos os membros da comunidade Ubuntu em si. É com base nisso que estou escrevendo e deixando meu ponto de vista pessoal sobre esta situação, para que eu possa estar aberto e ouvir o que cada membro da comunidade pensa sobre cada ideia proposta.
-> Ideias Propostas
Criação de uma conta no Ubuntu Twitter focada em promover o uso do desktop
Criar uma conta especial no Twitter que promova o uso do desktop pode ajudar a restaurar a confiança dos membros e a sensação de pertencimento de cada um deles ao Ubuntu em si.
Aumentar o marketing em torno do desktop e da comunidade
Ter um canal ativo no YouTube juntamente com uma campanha de marketing envolvendo a comunidade mostrando as vantagens de usar o Ubuntu no desktop pode contribuir muito para melhorar a imagem da distro para o público em geral.
Novos incentivos para a produção de conteúdo relacionado ao Ubuntu
Ao trazer pessoas interessadas em criar conteúdo para o Ubuntu, os sabores oficiais e remixes podem ajudar a distro a ter um maior alcance entre o público em geral e aumentar o número de usuários e membros da própria comunidade Ubuntu. A produção de conteúdo a que me refiro seria: podcasts, contas regionais locais de Ubuntu/sabores/remixes oficiais, wikis, divulgação, etc.
Mais canais de diálogo com a comunidade
A criação de mais canais para os membros do Ubuntu interagirem com a comunidade pode ajudar na obtenção de feedback e ajudar na tomada de decisões importantes envolvendo o Ubuntu em si.
Construir um ambiente saudável para todos
A realização de reuniões mensais com a comunidade pode ajudar a construir um ambiente saudável e receptivo para que todos possam atender à demanda diária dos usuários.
Estabelecer uma meta anual para o Ubuntu, sabores oficiais e remixes
Estabelecer uma meta anual para a versão principal do Ubuntu, sabores oficiais e remixes ajudaria a construir um incentivo permanente na busca de implementar novas funcionalidades e transformar o próprio Ubuntu a cada nova versão LTS lançada.
→ O papel do Ubuntu Unity
O Ubuntu Unity está ativo desde maio de 2020 e atualmente está aguardando para se tornar um sabor oficial do Ubuntu em breve.
Embora seja pequeno em comparação com a versão principal do Ubuntu, acredito que o Ubuntu Unity pode ajudar o Ubuntu a buscar soluções em conjunto e mudar a situação atual da família Ubuntu em relação à comunidade Linux em geral. Ter uma maior cooperação entre os dois pode ajudar a construir uma grande comunidade que seja receptiva e acolhedora a todos que vêm de outros lugares e à própria família Ubuntu, juntamente com uma maior divulgação das iniciativas feitas um pelo outro, o que faz com que as comunidades Ubuntu recebam e reforcem o status do Ubuntu como uma distro pronta para receber cada novo usuário, independentemente de onde ele venha e como ele seja.
→ Conclusão
O diálogo aberto pode resolver situações, evitando assim mal-entendidos e se torna uma forma ideal para analisar quais soluções podem ser aplicadas, para ajudar a construir no presente, o futuro do projeto.
Eu deixei ela no Discourse porque eu tenho esperança que isso seja visto por mais pessoas e possa servir como um norte em meio a situação atual.
Por parte do Ubuntu Unity, atualmente caminhamos para a versão 21.10 - Impish Indri, onde apresentaremos oficialmente a todos o novo logotipo e abre uma nova fase para o projeto:
E também o Unity X, que está neste momento em fase alfa, mas com a intenção de ficar pronto até o final do ano:
Estou também tentando expandir o alcance da conta do Ubuntu Unity LA para que ela chegue a mais pessoas, para que saibam o que estamos fazendo. Atualmente a conta gera conteúdo em espanhol, francês e português.
Além dela, atualmente possuímos 5 grupos/comunidades locais no Telegram em português, espanhol, francês, italiano e russo. O grupo local em português se chama Ubuntu Unity PT. Eles estão pequenos neste momento, mas eu tenho fé que eles crescerão.
Bem pessoal, o post ficou um pouco longo, mas eu gostaria de saber o que vocês acham destas propostas que eu coloquei no Discourse para o Ubuntu, suas opiniões o sobre os resultados da
enquete do Ubuntu Unity LA sobre o formato Snap e o que vocês estão achando do progresso que estamos fazendo no Ubuntu Unity.
Obrigado por ler até o final e boa semana para todo mundo.