Ubuntu budgie ou Manjaro?

Olá,
estou migrando agora para o linux e passei um bom tempo procurando uma distro que me agradasse, Ubuntu budgie e Majaro foram os que mais gostei, mas qual dessas duas vocês recomendam? vou utilizar para programar com python e fazer coisas do dia a dia.

1 curtida

Para quem está começando, considero o Linux Mint mais adequado que o Ubuntu. E o Manjaro, apesar de não ser um sistema difícil, é rolling release e baseado em Arch, algo que não recomendaria a iniciantes.

Primeiramente, bem vindo ao Linux. Conte conosco pra sanar dúvidas e compartilhar experiências.

As duas distros são ótimas, mas iria de Budgie dando preferência para a versão 20.04 LTS, te dará uma estabilidade ótima para o dia a dia de seu trabalho em programação.

Utilizo o KDE Plasma como desktop padrão no meu dia a dia com Debian. Vou deixar a recomendação para dar uma conferida no Kubuntu, também base Ubuntu e é extremamente configurável e boa para iniciantes. Vai te atender

3 curtidas

Lembro que existe Manjaro em Budgie.

1 curtida

Seja muito bem vindo ao Linux.
Qualquer uma dessas distros será uma ótima escolha, e se você está em dúvida somente entre essas duas, creio que já deva ter testado algumas outras. Ambas são muito boas, estáveis e possuem uma comunidade gigante pra se obter ajuda.
Uso Manjaro no meu dia a dia já a algum tempo e adoro a distro, apesar disso peço que leve em consideração uma coisa, o Ubuntu hoje é meio que um “padrão” do mercado, quase toda empresa que faz algum software ou driver para Linux faz uma versão para Ubuntu e isso facilita muito a vida de todos, principalmente do usuário iniciante. Pra você ter uma ideia, tem um software que eu uso que não consigo instalar no Manjaro de jeito nenhum, mas a empresa disponibiliza uma versão pra Ubuntu que é facílima de instalar e funciona perfeitamente. Resumindo, tive que usar alguns artifícios não tão simples pra poder rodar a versão Debian aqui no Manjaro (inclusive quem me ajudou nisso foi o @Capezotte).

1 curtida

Manjaro é mais leve, eu recomendaria ele, mas não posso falar do ubuntu budgie porque nunca testei.

Creio que no computador que ele usa nem notará alguma diferença.

Eu sou suspeito pra falar… mas eu fugiria do Bugdie como interface. A impressão que ela me dá é que ela quis ser o Pantheon (algo criado a partir do Gnome mas que ficou diferente), mas não conseguiu… sobre as distros, depende do seu nível de aprendizado. Eu não acho Manjaro difícil, ao contrário; ela é bem otimizada para não depender muito do terminal. Mas acho que a principal barreira reside nos vícios “Win-like” (ícones na área de trabalho, barra inferior, menu iniciar). Se você vem disso, aí Kubuntu ou Manjaro com XFCE/KDE Plasma te atenderão bem sim

@msteles, me conta aí, qual foi o programa que vc não achou pra Manjaro/Arch? Fez com debtap?

2 curtidas

@Rodrigo_Chile, o programa é o UniFi Network Controller. Até existem versões no AUR, mas não instala de jeito nenhum. Ele precisa do mongodb e não há meio de conseguir compilar esse cara.

1 curtida

Tem uma versão -bin do MongoDB
Tentou essa?

1 curtida

Na época eu tentei tudo o que tinha no AUR. Vou olhar novamente.

1 curtida
2 curtidas

Na época eu não instalei essa versão justamente por ser binária, puro preconceito ou excesso de zelo. E acabei me acomodando com a outra solução. Hoje, graças a você, resolvi testar e funcionou. Obrigado. :wink:

1 curtida

e o que acha do kubuntu 21.04?

Cara, não usuária, pelo seu perfil de necessidade profissional

1 curtida

Desculpa sou um pouco leigo no assunto mas a versão 21.04 não seria uma versão mais atualizada e com melhorias?

A versão 21.04 acabou de ser lançada e está sujeita a bugs e instabilidade. Se você depende do computador para trabalhar no dia a dia, melhor usar o 20.04 LTS.

2 curtidas