Ubuntu 22.04 não está aceitando multi-telas

Oi Pessoal, estou com um problema relacionado ao Ubuntu 22.04 que não está reconhecendo duas telas externas simultâneas.

Explico:

• meu setup funcionando normal no windows 11

Como vêem acima, tenho dois monitores (LG 29UM69) e ambos plugados ao meu notebook (ROG Zephyrus G14); um utilizando a porta HDMI e o outro utilizando a porta USB-C/DisplayPort, conforme é visto na foto, no Windows 11 está funcionando perfeitamente, foi plug & play, não precisei configurar nada ele reconheceu os dois monitores automaticamente.

Anteriormente havia criado uma thread explicando um problema relacionado com o reconhecimento da minha porta USB-C DisplayPort:

Após solicitamente ter sido ajudado pelo meus nobres colegas do fórum, consegui solucionar meu problema ao instalar o Driver Proprietário da NVIDIA (antes estava um driver genérico de GPU).

Inclusive, após instalar o driver (utilizei o modo CLI deste tutorial) não reconheceu os dois monitores, mas reconheceu a porta USB-C/DisplayPort.

Fiquei na dúvida se fiz corretamente a instalação do Driver da NVIDIA, por que ao entrar em ‘Programas e Atualizações’ >>> ‘Drivers Adicionais’ aparece a mensagem:

"O dispositivo está usando um driver alternativo"

Conforme print abaixo:

• “O dispositivo está usando um driver alternativo”

Por limitação de usuários iniciantes no fórum, tive que retirar uma imagem que mostrava a continuação da tela de cima que continha a opção flagada: nvidia-driver-525(proprietário).

• nvidia-smi

Bem, neste momento estou conseguindo utilizar apenas 1 monitor-externo, justamente na porta que anteriormente não reconhecia (porta USB-C/DisplayPort), mas se plugo o segundo monitor no HDMI o sistema operacional fecha e vai para tela de login, escrevo minha senha… carrega… e volta novamente para tela de login, isso fica em loop, só consigo entrar novamente no OS ** se desplugo o monitor que está ligado a porta HDMI **, de forma que consigo fazer reconhecer apenas 1 único monitor.

90% do meu tempo passo no linux, porque trabalho e estudo nele, por isso peço encarecidamente aos entendedores o suporte de vocês.

P.S. Entendi agora depois de fazer outros testes que o problema está na porta HDMI. Sempre que eu plugo o cabo (que antes de instalar o Driver funcionaria normalmente), agora fica fica fechando o Sist. Operacional.
Estou conseguindo utilizar apenas porta USB-C/DisplayPort, quando utilizo na porta HDMI, mesmo que tenha desligado o USB-C/DP, caso tente plugar pela outra porta isolada o problema acima ocorre, espero ter deixado claro a situação.

Será que eu tinha que ter deletado de alguma forma o Driver Genérico antes de instalar o Driver Proprietário?

1 curtida

Pessoal, por favor peço encarecidamente que se alguém tiver alguma ideia… Qualquer coisa que possa ajudar será de grande avanço para minha situação. :sob::pray:t2:

Na aba “Drivers Adicionais”, se você selecionar a 1a opção (proprietário, testado) e “aplicar alterações”, não funciona?

Já verificou se, usando um Live USB com outra distro, o problema persiste?

Está com o Secure Boot ativado?

Finalmente funcionou!!!

De fato era algum problema nos Drivers Proprietários da NVIDIA, desinstalei todos e instalei o Nouveau, daí reconheceu sem problemas!

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.