Ubuntu 22.04 não detecta monitor usando USB-C DisplayPort

Oi Pessoal,
Estou com um problema, tenho um notebook (ROG Zephyrus G14) que possui uma porta USB-C DisplayPort, e ele não detecta monitor externo utilizando ¨Adaptador USB-C para DisplayPort" no “Ubuntu 22.04”, já no Windows 11 funciona de boa!

Quem poder me dar uma força, serei eternamente grato!

Olá!

Tem descrição sobre esse adaptador?
Qual modelo, marca, etc.
No Windows foi plug and play ou tem algum drive?
No site oficial existe drivers para linux/ubuntu?

A tecnologia de display port não precisa de drivers por serem um protocolo ja nativo em computadores que o oferecem. Diferentemente o displaylink que é também stream de vídeo pela usb-c (ou mesmo usb interface A) necessita de driver.

Daí sabermos assertivamente qual é o device em si.

1 curtida

E aí Anderson @aarProTech, beleza irmão?

Já de antemão peço que me perdoe se eu colocar alguns detalhes desnecessários, como sou leigo, vou explicar o máximo que eu puder, melhor pecar pelo excesso do que pela falta, né? hehe…

Irmão, tenho a descrição sim é um cabo da marca 5+, as descrições estão neste link.

Mas respondendo as suas perguntas:

Tem descrição sobre esse adaptador?
descrições no link acima
Mas o que posso adiantar que na caixa diz que é um Adaptador USB-C para Displayport mod.: ATC-02 / 4K UltraHD/60Hz

• Meu monitor é um LG Ultrawide [29UM69G] que tem resolução 1080p/75Hz.

No Windows foi plug and play ou tem algum drive?
Sim, no Windows foi Plug and Play, não tive necessidade de utilizar nenhum drive.
Inclusive na caixa diz:

Não é necessário utilizar aplicativos de instalação ou configuração. * Para dispositivos compatíveis com USB-C e função espelhamento.

No site oficial existe drivers para linux/ubuntu?
Obrigado pela pergunta! não tive essa idéia antes.
Então fui procurar no site (não encontrado) e também mandei um e-mail (ainda não respondido).