Ubuntu 22.04 não detecta monitor usando USB-C DisplayPort

Oi Pessoal,
Estou com um problema, tenho um notebook (ROG Zephyrus G14) que possui uma porta USB-C DisplayPort, e ele não detecta monitor externo utilizando ¨Adaptador USB-C para DisplayPort" no “Ubuntu 22.04”, já no Windows 11 funciona de boa!

Quem poder me dar uma força, serei eternamente grato!

Olá!

Tem descrição sobre esse adaptador?
Qual modelo, marca, etc.
No Windows foi plug and play ou tem algum drive?
No site oficial existe drivers para linux/ubuntu?

A tecnologia de display port não precisa de drivers por serem um protocolo ja nativo em computadores que o oferecem. Diferentemente o displaylink que é também stream de vídeo pela usb-c (ou mesmo usb interface A) necessita de driver.

Daí sabermos assertivamente qual é o device em si.

1 curtida

E aí Anderson @aarProTech, beleza irmão?

Já de antemão peço que me perdoe se eu colocar alguns detalhes desnecessários, como sou leigo, vou explicar o máximo que eu puder, melhor pecar pelo excesso do que pela falta, né? hehe…

Irmão, tenho a descrição sim é um cabo da marca 5+, as descrições estão neste link.

Mas respondendo as suas perguntas:

Tem descrição sobre esse adaptador?
descrições no link acima
Mas o que posso adiantar que na caixa diz que é um Adaptador USB-C para Displayport mod.: ATC-02 / 4K UltraHD/60Hz

• Meu monitor é um LG Ultrawide [29UM69G] que tem resolução 1080p/75Hz.

No Windows foi plug and play ou tem algum drive?
Sim, no Windows foi Plug and Play, não tive necessidade de utilizar nenhum drive.
Inclusive na caixa diz:

Não é necessário utilizar aplicativos de instalação ou configuração. * Para dispositivos compatíveis com USB-C e função espelhamento.

No site oficial existe drivers para linux/ubuntu?
Obrigado pela pergunta! não tive essa idéia antes.
Então fui procurar no site (não encontrado) e também mandei um e-mail (ainda não respondido).

Então, quando procurei soluções pela web me deparei com este termo displaylink, mas penso tratar-se de displayport mesmo.

Outra observação o cabo diz ser compatível com o padrão USB Tipo-C Thunderbolt 3, apesar do meu noteboot não suportá-lo fica aí a informação.

Espero que possa me ajudar com essas informações.

Desde já agradeço por sua a presteza e a diligência.

na pagina abaixo um usuário descobriu a solução com placas nvidia, mas n sei se é a sua. experimente no wayland e depois no X11. pode ser problema no primeiro.

se vc n estiver usando nvidia, mas intel (por sua conta e risco):

1. saia do wayland e experimente no X11
  2. se n der resultadp, bote em /etc/default/grub:
    GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“nomodeset
  3. rode: sudo update-grub
  4. reinicie o computador e tente no wayland e X11 novamente.

s n fizer diferença, retire o nomodeset e rode update-grub novamente.

se estiver usando nvidia, no link acima tem a solução.

dê retorno.

1 curtida

Legal!
Tudo beleza

Após conectá-lo ao notebook você ainda usa um cabo displayport que liga do adaptador ao monitor, certo?

Realmente é um adaptador simples, só troca a conexão. Inicialmente pensei que pudesse ser um conversor que tem um processamento interno.

Sugiro um teste, fazer um pendrive para rodar o Fedora 37 WorkStation em modo live e verificar se detecta e habilita saída para o monitor. Lembrando que pode testar tanto no Wayland quando no X11.

No exato momento não vou ter como aprofundar, mas segue alguns links para verificar:

Tips for Troubleshooting Graphics Issues (including external monitors not working)
https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?f=59&t=370633

1 curtida

Oi Carlos @acvsilva, tudo certo?
Meu notebook é um ROG Zephyrus G14, a placa de vídeo é uma NVIDIA Geforce RTX 3060 e o processador é um AMD Ryzen 9 5900HS, nesta configuração atende a solução do link indicado por você, não é?

Infelizmente não consegui entender muito bem o que tenho que fazer, também não sei do que se trata wayland, nem X11 e vi que a solução é para o Ubuntu 18.04, o meu é o 22.04, será que funciona?

Tenho um certo receio de mexer no que não entendo, tu poderia me explicar por alto o que foi feito?

Muito obrigado, valeu mesmo!

1 curtida

vamos lá:

a) " a placa de vídeo é uma NVIDIA Geforce RTX 3060" - ok
b) “esta configuração atende a solução do link indicado por você, não é?” - só fazendo pra ver
c) “não sei do que se trata wayland, nem X11” - s os programas que permitem vc ver a tela. o wayland é o novo; o X11, o velho.

faça assim:

1. abra um terminal
  2. rode os comandos abaixo, na ordem:

a) $ sudo su (pedirá sua senha)
b) # nano /lib/modprobe.d/nvidia-kms.conf

agora vc vai comentar a linha abaixo:

options nvidia-drm modeset=1

ou seja,

bota um “jogo da velha” na frente:

#options nvidia-drm modeset=1

salve com ctrl+o e saia com ctrl+x

e rode o comando:

# prime-select nvidia
# exit
$

reconecte o monitor e veja o que acontece.

1 curtida

Oi Carlos @acvsilva, espero que encontre-se bem!

Acabei de fazer os passos conforme havia me dito na sua última mensagem:

$ sudo su
# nano /lib/modprobe.d/nvidia-kms.conf
# options nvidia-drm modeset=1
# prime-select nvidia
# exit

Mas infelizmente não deu vídeo no monitor… :sob:

Ainda cheguei a resetar o computador (vai que…), mas não funcionou. :face_exhaling:

Pergunta: Eu descomento o (options nvidia-drm modeset=1)?

Desde já agradeço pelo interesse em me ajudar!

1 curtida

Oi Anderson @aarProTech , Espero que se encontre bem!
Recebi o e-mail resposta do suporte do cabo:

O USB-C para Displayport 018-7451 não possui drive adicional e infelizmente funciona somente em Windows e Mac.

Na verdade não, trata-se de um único cabo, ambas extremidades macho, de um lado USB-C e na outra ponta DisplayPort.

Pergunto:
1. Será que essa sentença do suporte é definitiva?

2. Será que existe algum driver para Ubuntu, para reconhecer a porta USB-C/DisplayPort?

Desde já agradeço pelo interesse em me ajudar!

Olá!
Então, bem estranho pelo seguinte…
DisplayPort é um protocolo de transmissão de vídeo por dados que é residente no hardware. Se seu notebook tem o suporte então ele nativamente tem como transmitir. Diferentemente o DisplayLink necessita de um driver para habilitar o eVDI que é uma interface de display externo virtual.

Sendo assim, display port em tese é conectou funcionou.
“Sendo um padrão aberto, não há necessidade de um desenvolvedor pagar royalties para colocar uma interface DisplayPort em seu produto”

Achei um tópico que mostra um usuário habilitando modos do DP através do xrandr.
Usando os comandos decritos veja se ao conectar o xrandr consegue listar se há algum DP-1 disponível, se sim, use o comando que ele exemplifica para habilitar o DP1 só que mude a resolução para 1920x1080_60.00

Veja se ele ativa e transmite.

Recomendo também a leitura dessa thread na parte de respota 2 há várias informações sobre os tipo de combinações entre USB-C e protocolos de saída para transmissão audio/vídeo.

Algumas coisas que pode verificar tbm:
Você esta usando o Ubuntu em modo hibrido? Se sim, coloque ele em modo de uso somente da Nvidia (você tem que colocar ele para atuar sempre em modo performance de vídeo usando a discrete graphics adapter nvidia. E na Nvidia você es´ta usando o driver open source ou o proprietário mesmo? Porque parece que com o open source da problema.
A questão de ficar 100% na Nvidia é saber se o suporte do DP está implementado na controladora da Nvidia ou se funciona nas duas, Radeon / Nvidia.

1 curtida

Fala Nelson, estou com o mesmo problema que você. Conseguiu resolver de alguma forma???

1 curtida