Ubuntu 22.04 LTS guia completo e análise

Realmente esta não só é o melhor Ubuntu das ultimas LTSs como eu acho que é a melhor distro do Ubuntu de todos os tempos.
Está rápido, responsivo e estável; confesso que ha muito tempo não uso o Ubuntu simplesmente porque ele dava problemas depois de alguns dias de uso (isso pra meu uso). Porém essa versão está simplesmente trazendo o Ubuntu para os seus melhores dias de todos os tempos desde que ele foi a porta de entrada para muitos.
Coloquei ele como meu SO/Distro principal, está bem confiável.
Inclusive eu fiquei boquiaberto quando pluguei meu HD externo com BitLocker Windows e ele solicitou a senha e eu a inserir já esperando a msg de erro… e para minha surpresa… ele abriu como se não fosse nada demais.
Linux abrindo bitlocker … ahhh meu amigo, isso foi a cereja do bolo.

5 curtidas

Eu instalei e gostei bastante do sistema, só tive um problema com o driver da Nvidia e a snap store que é extremamente lenta e bugada, removi tudo de snap e instalei a gnome software, e também continua lenta.
Eu tive que voltar pro mint, pois o drive de vídeo funciona perfeitamente, e nele posso controlar as fans da vga, no ubuntu só da erro. Voltando pro mint eu sinto um sistema mais lento, parece que o ubuntu roda mais suave! Quanto a questão dos snaps eu não percebo essa lentidão nos apps, minha máquina é um “i7 7700, 16gbddr4, gtx 970” uso 02 ssds, um pro janelas 10 e outro pro linux.
Vejo em vários fóruns pessoal demonizando os snaps, que são lentos, que parte do código é fechado, que cria várias partições looping na inicialização e blá, blá, blá… Eu não vejo problemas em usar, mais é tanta coisa que quem não entende muito bem, chega a ficar preocupado. Os snaps são tão ruim assim minha gente? Quem aqui usa um ou mais apps em snap e não tem problemas?

Bom, eu estou usando essa versão e realmente percebi que a maioria dos snaps estão abrindo mais rápido não sei se é devido ao SSD mais os 16GB da máquina . A loja realmente tem alguns bugs, mas estou relevando, pois estou conseguindo instalar os programas que eu preciso.

Particularmente não entendo muito bem esse “ranço” ,digamos assim, com os Snaps. Eu honestamente não me importo se é Snap ou Flatpack desde que funcione. Lendo alguns artigos tenho visto que tem uma parte mais técnica envolvida, mas não tenho embasamento para julgar isso. Sou usuário Linux e só quero que as coisas funcionem, não importando como.
Usei o MacOs por alguns anos… hummm… muitos anos atras rs… ele tem os arquivos dmg que vc não instala, só coloca na pasta e usa… estou enganado, ou a Canonical pensa parecido? Não sei… só sei que o 22.04 LTS está bombando no meu dia a dia de forma a me deixar feliz de logar e usar o sistema.
Me perdoem se falei bobagens, mas… se funciona bem, que venha não importa como.
Afinal de contas o Linux é livre.

7 curtidas

Testei Ubuntu Budgie e Xubuntu em sessões live, e tudo funciona a contento, menos a loja de software, lenta e bugada como no Ubuntu padrão, em GNOME…

A Discover no Kubuntu e no Lubuntu funciona com pequenas falhas, e tem um design inferior ao da loja do GNOME, mas ao menos cumpre seu papel sem grande lentidão e mostrando seus itens adequadamente. O Ubuntu MATE vem com sua própria loja, que funciona bem, mas tem bem menos opções que as demais.

É vergonhoso que sistemas consagrados como o Ubuntu e suas variações venham com uma loja de programas tão problemática que chega a ser disfuncional.

Adendo em 28/05/2022: Vale lembrar que loja do Ubuntu é coisa diferente de GNOME Store. Esta experimentei no Fedora Workstation 36 em live, e tudo foi como esperado. Não preciso de loja de software, mas, se eu instalar o Ubuntu, o Xubuntu ou o Ubuntu Budgie no computador de algum amigo novato em Linux, não hesitarei em baixar e pôr para funcionar a Discover. Entende-se bem por que Pop!_OS, Linux Mint e mesmo Bodhi Linux têm suas próprias lojas (Linux Lite vem com seu próprio programinha para instalação em modo gráfico de aplicativos mais populares e relevantes). Aliás, pessoal que desenvolve o Ubuntu MATE foi esperto ao implementar a Software Boutique

3 curtidas