Ubuntu 22.04 LTS guia completo e análise

Ubuntu 22.04 LTS guia completo e análise - Diolinux

O Ubuntu 22.04 LTS acabou de ser lançado e no artigo de hoje, você vai saber tudo o que o novo sistema oferece aos usuários.

7 curtidas

Já está no meu notebook. Agora falta vocês escreverem “O que fazer depois de instalar o Ubuntu 22.04”

1 curtida

Ainda não vi nenhum artigo acertar. Incrível. O calcanhar de Aquiles do Ubuntu NÃO são os Snaps (que é uma tecnologia incrível e multiplataforma desenvolvida pela Canonical), mas SIM a Snap Store (que gerencia, apresenta, etc. os Snaps) que ainda é muito lenta com buscas e não atualiza o sistema somente os Snaps - acho.

Quando a Canonical criar uma loja digna que facilite a instalação e gerenciamento de Snaps, pacotes Deb, realizar atualizações de sistema e segurança e quem sabe opcionalmente permita configurar Flatpaks, quem sabe todos os que comem do prato do Ubuntu diminua o mimimi. E olha que uso Windows 11 e Fedora.

2 curtidas

Excelente review!

Realmente a maioria (n vou dizer todos) os reviews geralmente erram nesse ponto da analise.

1 curtida

Também seria ótimo se ela parasse de tentar obrigar o uso dos snaps.
O snap parece ser uma ótima tecnologia, mas está tendo sua “reputação” manchada por causa dessas atitudes da Canonical.

2 curtidas

Como exatamente ela obriga o uso de snaps?

Rode sudo apt install firefox && sudo apt install chromium no terminal, só um exemplo.

1 curtida

Isso é forçar snap? Vc pode baixar o Firefox do site oficial e usar ou tmb a versão em flatpak. Se a empresa que desenvolve o sistema usa uma determinada forma de empacotamento de software é porq ele deseja fornecer suporte e segurança pra isso. A Apple faz isso quando prefere nas configurações padrão que os usuários instalem apenas app da loja. Só pra citar um exemplo entre trilhões.
Se for seguir essa logica então bora:
1 - Google me obriga a usar o Chrome que vem como padrão no Android
2 - Apple me orbiga a usar safaria que vem no iPhone e Mac como padrão
3 - Windows me obriga a usar o Edge que vem como padrão.
4 - Absoluta certeza q vc entendeu.

1 curtida

Sim. Se eu estou utilizando o apt, que é um gerenciador de pacotes .deb, obviamente eu espero que seja instalado um pacote .deb, e não um snap, flatpack, appimage, etc. Se eu quisesse instalar um pacote snap, obviamente eu utilizaria sudo snap install e não sudo apt install.

6 curtidas

Ela tem impede de instalar o firefox do site oficial? Ou pegando um .deb de outro repositório?

O fato é que simplesmente instalar aplicativos pela loja ou pelo terminal é muito mais rápido.

Não. Mas isso é algo que usuários iniciantes sabem fazer?

A Canonical não me impede de fazer essas coisas mais me impede de remover o snapd. Tente remover o snapd e ele sera reinstalado a cada nova atualização.

É uma pergunta simples e objetiva!

Ela tem impede de instalar o firefox do site oficial? Ou pegando um .deb de outro repositório?

Usuário iniciante apenas vai instalar o Firefox, abrir e usar. rs

1 curtida

Pesquisando na internet dá para encontrar várias reclamações sobre o Firefox Snap:

Sim, é.
O usuário segue o procedimento de ter rapidamente instalado o que normalmente seria um pacote “.deb”, mas o sistema lhe traz um snap.
A forçada de barra é óbvia.

7 curtidas

É

Concordo, para isso ela desenvolveu o “snapd”, se ela retirasse o Firefox e Chromium do repositório APT simplesmente não teria problema algum

A Apple não cruza meios de instalação

Obriga

No iPhone sim, no Mac não

Obriga e isso deu uma treta gigante

6 curtidas

É bom a Canonical tomar medidas que lembram as tomadas por grandes corporações e são mais que questionáveis???

Odeio ser obrigado a ter conta Google para usar celular com Android. Não curto Chromebook justamente por precisar usá-lo conectado ao sistema do Google.

4 curtidas

Essa questão do snap é simples de entender, nem deveria gerar discussão, o problema não é a Canonical obrigar a usar a versão .snap por padrão, mas sim forçar, tem uma diferença aí, se a Canonical simplesmente removesse o pacote do repositório do APT e deixasse apenas o snap não teria treta nenhuma, ela obriga um formato por padrão mas não o força, Leafpad é assim faz tempo

3 curtidas

Ela tem impede de instalar o firefox do site oficial? Ou pegando um .deb de outro repositório?