Ela tem impede de instalar o firefox do site oficial? Ou pegando um .deb de outro repositório?
Continue ignorando tudo o que já foi falado aqui e repetindo a mesma coisa igual um papagaio…
Continuem ignorando tmb a pergunta. Uma pergunta tão simples e q matou todos os argumentos de vcs rs.
Se seu argumento pode ser derrubado com uma simples pergunta ou resposta, então seu argumento não é bom! (.)
Li direito isso aí? O arauto da tese do Ubuntu Fácil e Seguro para Iniciantes pondo que está OK o usuário ir catar Firefox “.deb” mexendo em repositórios terceiros?
WTF???
Posso fazer exatamente a mesma pergunta que você fez utilizando todos os exemplos que você citou em um post anterior:
A Microsoft nos impede de instalar outro navegador indo até o site oficial dele?
A Google nos impede de instalar outro navegador através da Play Store?
Usuário iniciante n vai procurar pacote .deb. Ja falei q ele vai simplesmente abrir o firefox e usar.
E continuam ignorando minha pergunta rs…
Vou refazer a pergunta pra ficar mais simple de vc processar: O Ubuntu te impede de instalar o .deb do firefox de outro repositório ou a versão em flatpak? SIM ou NÃO?
Não quando o Firefox Snap tem vários problemas, como a lentidão.
Mas se ele quiser trocar o Firefox (porque está achando que demora a carregar e leu por aí que é por causa do formato snap), vai precisar catar o Firefox “.deb” alhures, quando podia simplesmente obtê-lo com uma série de comandos fáceis no Terminal.
Esse é o ponto. A forçada de barra da Canonical é óbvia. Não vê quem não quer.
Temos notas de lançamento de flavour do Ubuntu contendo alerta sobre a demora no carregamento inicial do Firefox. Isso está na nota da equipe do Lubuntu, por exemplo…
Entenda, APT é uma coisa snap é outra, se eu instalo via APT eu removo via APT, mas como a Canonical atrela fica impossível, esse é o postrm
:
#!/bin/sh
set -e
dpkg-maintscript-helper rm_conffile /etc/firefox/syspref.js -- "$@"
if [ "$1" = purge ] && [ -e /usr/share/debconf/confmodule ]; then
. /usr/share/debconf/confmodule
db_purge
fi
Esse é prerm:
#!/bin/sh
set -e
if [ "$1" = "remove" ] || [ "$1" = "deconfigure" ] ; then
update-alternatives --remove gnome-www-browser /usr/bin/firefox
update-alternatives --remove x-www-browser /usr/bin/firefox
fi
dpkg-maintscript-helper rm_conffile /etc/firefox/syspref.js -- "$@"
Ou seja, mesmo removendo o snap fica impregnado no sistema
Não mas isso nem faz sentido na discussão, a Microsoft não me impede de copiar as fontes patenteadas delas da ISO, mas só de não estar disponível pra download a parte (ou a venda), ela me força a baixar o Windows pra isso
Pessoal eu entendo o ponto de vista de vcs. E n curto tmb essa escolha da canonical de fornece o Firefox em snap por padrão sendo q ele demora um pouco mais pra abrir. O Q to dizendo é q ele tem o direito de escolher como fornecer determinados softwares no seu sistema, e do ponto de vista de usuário comum ele vai abrir o firefox, reclamar q demora um pouco a abrir e usar ou vai procurar uma alternativa (e vai achar) de como instalar o Firefox por outros meios. Esse é o ponto. Agr se a pessoa usa terminal, sabe o q é .deb e flatpak ela simplesmente n é usuário comum. É isso! Qualquer um de nos aki nessa discussão podemos (eu acredito q vcs tmb) consegue instalar o Ubuntu e usar o Firefox em .deb, porq somos usuários já um pouco avançados, mas n podemos achar q todos os usuários q forem usar Ubuntu tem essa mesma capacidade técnica q temos nesse momento.
Tem o direito de escolher, não de obrigar.
Nem sempre. Existem tutoriais da internet que ensinam a instalar o Firefox Deb:
Seria interessante se alguem fizesse o teste de remover o Firefox Snap e instalar o Firefox Deb no lugar para ver se o Firefox Deb não sera substituido automaticamente pelo Firefox Snap nas atualizações do Ubuntu…
Aqui você confirma que está propositadamente ignorando o que a gente está falando, instale o firefox via apt no 22.04:
sudo apt install firefox
Agora remova:
sudo apt remove firefox
Agora liste os snaps:
snap list
Name Version Rev Tracking Publisher Notes
bare 1.0 5 latest/stable canonical✓ base
core18 20220309 2344 latest/stable canonical✓ base
core20 20220318 1405 latest/stable canonical✓ base
firefox 99.0.1-1 1232 latest/stable mozilla✓ -
gnome-3-28-1804 3.28.0-19-g98f9e67.98f9e67 161 latest/stable canonical✓ -
gnome-3-38-2004 0+git.1f9014a 99 latest/stable canonical✓ -
gtk-common-themes 0.1-59-g7bca6ae 1519 latest/stable canonical✓ -
snap-store 3.38.0-66-gbd5b8f7 558 latest/stable canonical✓ -
snapd 2.55.3 15534 latest/stable canonical✓ snapd
Porque o Firefox continua na lista?
Embora você seja “polêmico” em alguns posts, tem suas razões. Mas no caso eu acho que você escorregou na semântica.
Forçar é diferente de obrigar. A Canonical força a instalação de snaps, mas não obriga a instalação dos mesmos.
A Canonical sempre vai preferir priorizar o snaps no Ubuntu, por isso que veremos o apt instalando alguns programas em snaps ao invés do .deb, no entanto, a Canonical não impede ninguém de instalar o Firefox por exemplo em flatpak ou .deb se você utilizar outra fonte.
Gosto dos snaps em servidores eles são muito práticos mas em Desktop o tempo de inicialização por mais que tenha melhorado ainda é um grande incomodo para min e provavelmente e a maior queixa da galera, praticamente o que não acho em .deb utilizo em flatpak. Agora para usuário novatos isso é um grande problema.
Realmente, eu amo a tecnologia snap, mas a implementação dele no sistema me mata bastante, utilizo varios snaps no dia a dia e ainda acho a instalação via terminal mais “intuitiva”.
A post was split to a new topic: Home duplicada no PopOs
A post was split to a new topic: Ubuntu reiniciou e não encontro meus dados
O Ubuntu 22.04 tá muito bom, o visual tá muito bonito seja no modo claro ou modo escuro, embora as opções de customização não sejam amplas as que temos atualmente tá de bom tamanho pra mim, a forma como a seleção de cor do tema e como ela afeta os ícones eu achei interessante e bonito também.
Pode parecer engraçado, mas só pelo visual e a cara do Ubuntu como está agora me fez preferir instalar ele do que manter o POP OS, sei lá, o visual e a UI do POP OS não parece tão amigável quanto ao do Ubuntu.