Ubuntu 22.04 erro ao inicializar com placa Nvidia Gtx 1050Ti

Eai galera, instalei o Ubuntu 22,04 recentemente e estou tendo problemas pra fazer funcionar meu segundo monitor:
Primeiro notei que acontece um erro na inicialização do sistema:

Em seguida vendo tutoriais no youtube e nos fórums, tentei algumas coisas, instalei o ppa de acordo com o artigo do Diolinux, testei algumas versões antigas do driver, e tbem a mais atualizada recomendada pela Nvidia e temos o seguinte:

Por mais que eu reinicie e tente configurar, continuo sem sucesso na configuração, achei algumas coisas referente a blacklist mas não consegui prosseguir, não sei se mexer com algo relacionado a isso vá resolver, já que testei várias formas, se alguém puder me dar uma direção de como prosseguir agradeço, meu objetivo não é relacionado a jogos pq atualmente não me importo com isso, mas gostaria de corrigir esse bug da gtx pq trabalho com 2 monitores e tbem pq gosto de ter uma tela com qualidade :upside_down_face:

Ah e no caso ak ele não reconhece meu monitor na porta HDMI, por isso estou tentando arrumar, esse note só tem essa entrada pra poder conectar, no meu caso instalei o Ubuntu no SSD nvme 500Gb, e utilizo o HD pra salvar os arquivos

Salve amigo, conseguiu resolver? Estou tendo o mesmo problema.

não consegui resolver, já estou alguns meses sem utilizar monitor externo por causa desse problema, e como trabalho com programação, não consigo perder muito tempo, pq se eu formatar tenho toda a configuração do sistema pra fazer, instalar pacotes, gerenciar versões dos projetos que trabalho etc, :smiling_face_with_tear:

no caso, vc conseguiu utilizar o monitor externo então ? qual versão da Nvidia tu usou ?

Não sei se vai resolver no seu caso, pois fiz uma instalação limpa na versão 22.10, mas testanto o pop descobri que o problema é referente a driver da Nvidia, fuçando nos foruns encontrei uma pessoa sugerindo o seguinte comando ‘ubuntu-drivers autoinstall’ para buscar os drivers mais atualizados, para meu azar eu já estava com os mais atuais, no entanto fui na configurações de monitor e desabilitei o segundo monitor e ao reativar por algum motivo que fantastico ele voltou a funcionar.

eu tinha encontrado essa outra discussão, mas não cheguei a tentar Ubuntu 20.04 + Nvidia 440 + Monitor secundário: não funciona na GeForce 1050ti