Ubuntu 21.10 virá com Firefox em snap por padrão

gente pelo amor seja snap seja flatpack o importante e esses formatos permitirem a qualquer distro linux ter qualquer programa chega de ficarmos refens de .deb e .rpm da vida, o snap ainda e meio lento mas com certeza vai melhorar…

Isso é um ponto positivo.

No caso do Ubuntu, o usuário estaria deixando de ser refém de .deb e se tornando refém de snap, visto que o Ubuntu “parece” estar removendo pacotes .deb aos poucos.

Não temos tanta certeza se vai melhorar, mas se o futuro for este, então esperamos que melhore mesmo.

Caso não melhore, ao menos existe Debian e várias outras alternativas ao Ubuntu, então não é o fim do mundo.

3 curtidas

mas temos flatpack de qualquer maneira rs…
eu não tenho nada contra snap não, por fim funcionando e o que importa

2 curtidas

Debs e rpms não prendem em distros específicas

2 curtidas

Na verdade, a infraestrutura de servidores – USP, Unicamp, UFSCar, UFPR, UnB, UFAM etc. – é paga com o nosso dinheiro, portanto, a Canonical “usa infraestrutura de terceiros”.

Só em raros casos, de atualizações de segurança, recebo atualizações diretamente do Debian-US, da Canonical-exterior; ou no caso do Packman do openSUSE, que não tem espelhos locais; e assim por diante. – O PCLinuxOS é um caso excêntrico, onde o LibreOffice é obtido diretamente da fundação, sem passar pelos repositórios da distro.

1 curtida

Qual o mais fácil? Usar snap numa distro como Ubuntu ou usar rpm no Ubuntu?

Para programas que não estão no repositório, acho esses formatos muito úteis. Mas para o Chromium e o Firefox que já estão há anos no repositório? Não vejo sentido…

Nem o fato de serem sandbox é um argumento válido, já que são programas empacotados pela própria distribuição.

1 curtida

Como o rpm foi estruturado?

Obrigado pela resposta indireta! kkk

Basicamente a dificuldade é exatamente a mesma só é mais provável achar um .snap sem conectores que um . rpm (ou .deb) distribuído como programas de terceiros deveriam ser distribuídos, por exemplo, quantos programas (.rpm ou .deb) incluem dependências e se auto contém em /opt?

Posso demonstrar se quiser, um programa linux distribuído corretamente não gera qualquer dificuldade de intercâmbio de distribuição, mesmo glibc

O motivo disso é pq a Ubuntu store é na real a snap store, se vc tirar o snap vc precisa instalar outra store, no caso da gnome seria a gnome store por ex

2 curtidas