Ubuntu 21.04 já tem calendário de desenvolvimento definido

A equipe do Ubuntu não quer perder tempo e já começou o planejamento da próxima versão do Ubuntu, que deve sair no ano que vem (2021), se nada der errado até lá.

Depois do lançamento do Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla, que fizemos uma ampla cobertura no blog e que pode ser conferido aqui e aqui, já temos notícias de como vai ser o calendário de desenvolvimento do Ubuntu 21.04 até o seu lançamento, previsto para o dia 22/04/2021.

Anúncio

O post com as datas e cronogramas, foi feita no fórum oficial do Ubuntu, através do usuário Laney (que faz parte da equipe da Canonical), que também deu um vislumbre do primeiro codinome do sistema, que será Hirsute, e que foi complementado com HANIMAL mas somente como um “placebo” ou nome genérico mesmo. Nome este que será ainda votado pela comunidade.

Cronograma

O pontapé inicial começa agora no dia 29 de outubro de 2020, com chamado “Toolchain Uploaded” (algo como “Carregando as Ferramentas”). Tendo como opcional no dia 31 de dezembro de 2020 a Ubuntu Testing Week, até chegar no mês de fevereiro de 2021 com o Feature Freeze e Debian Import Freeze no dia 25. Aí no mês de março, o pessoal já começa “ver a chegada” do lançamento definitivo, e assim lançam o primeiro Beta do Ubuntu 21.04 no dia 29.

Já na “reta final” para o lançamento, que será no mês de abril, teremos o lançamento de mais uma Beta, agora no dia primeiro (e não é uma mentira :sweat_smile:) até chegarmos no lançamento no dia 22 de abril de 2021.

Lembrete

Vale mencionar que esta versão não será uma LTS, a próxima LTS virá somente no Ubuntu 22.04 em abril de 2022.

Muito provavelmente teremos já nesta versão do Ubuntu, o “novo” GNOME 40 e também o Kernel 5.11, mas isso é tudo especulação, visto que ainda não soltaram mais informações sobre o sistema, vamos esperar para ver.

O post do anuncio feito no fórum do Ubuntu, você pode conferir aqui.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

3 curtidas

Não é a toa que a cada versão, a iso fica mais pesada.

2 curtidas

Um meme em forma de postagem!