Ubuntu 20.04 não abre aplicativos.desktop

Olá,

Estou testando o Ubuntu 20.04, para testes coloquei softwares instalados via Loja na área de trabalho e instalei (com dificuldade kkk) o Tor Browser via terminal seguindo um tutorial do Youtube, o resultado desses atalhos e do programa instalado via terminal foram arquivos.deskotp, porém nenhum deles estão executando os programas, em vez disso abre um arquivo de texto.

image
Quando clico no arquivo .desktop aparece um arquivo de texto.

Já cliquei com o botão direito do mouse e fui em propriedades e habilitei executar como programa, mas mesmo assim não deu certo.

Alguém sabe me informar como corrijo isso?

Obrigado.

Raphael.

Experimenta instalar o Brave, ele tem um modo anônimo usando TOR, acredito que seja a solução mais simples

3 curtidas

@rapgran, seja bem vindo! Também sou recém ingresso. Quando instalamos o Brave ou Chrome acontece a mesma coisa. Mas ele é executado pelo menu de aplicativos. Acho o Brave bem interessante pra ficar anônimo, mas se você quer o Tor, temos de saber como vc procedeu pra instalar…

1 curtida

Bom, eu acho que já sei. Vamos começar do início. Você acessa o site oficial do navegador, e baixa o pacote para Linux:

Você descompacta o arquivo, entra na pasta, clica com o botão direito no arquivo .desktop, vai em Propriedades > Permissões, e marca a opção para permitir a execução. Depois clique com o botão direito novamente e clique na opção “executar”, simples assim. Da próxima vez é só dar um clique duplo que ele já abre direto.

Alternativamente, você pode abrir uma janela de terminal na pasta onde o arquivo está, digite o comando chmod +x start-tor-browser.desktop, para dar a permissão, depois digite ./start-tor-browser.desktop para executar.

1 curtida

arquivos .desktop nada mais são do que um arquivo de texto que apenas informa como o programa deve executar.
por algum motivo ele estar visualizando o conteúdo do arquivo em vez de executar.
faça assim:
abra o gerenciador de arquivos,no canto superior direito tem um menuzinho,click nele,depois vai em preferências.

agora vai em comportamento, e selecione “perguntar o que fazer”

proto agora quando clickar no arquivo novamente ele vai perguntar “o que fazer”
vai aparecer algo assim

image

4 curtidas

Obrigado pela dica, vou testar sim.

1 curtida

Obrigado pela boas-vindas!

Baixei o pacote no site e instalei com o comando tar -Jxxvf nome do arquivo terminado em.tar.xz, fiz o que me sigeriu e não deu certo. Obrigado pela resposta.

Deu certo :slight_smile:

A única coisa que achei estranha é que toda vez que abro o Tor aparece outros arquivos.

Obrigado pela resposta.

3 curtidas

deve ser arquivos temporários que ele cria

2 curtidas

Sim, eram arquivos temporários.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.