Ubuntu 20.04 com GNOME não desliga totalmente

Tentei achar um manual de usuário para seu computador, mas não achei. Vamos esperar para ver se o @KairanD encontra algo.
Você já entrou na BIOS do seu computador alguma vez? O esperado é que lá haja alguma configuração de gerenciamento de energia, e talvez a solução para o problema esteja lá.

Esses erros são meras mensagens do kernel, nada que você deva se preocupar. Essas mensagens também aparecem para mim.

1 curtida

Sim, entrei na BIOS para alterar a inicialização, no caso iniciar com pendrive bootável, para assim eu conseguir instalar o Ubuntu através do pendrive. Vou enviar um video que tem a BIOS igual a minha, um momento.

Caso queira o manual do meu computador, o mesmo está nesse link: https://www.meupositivo.com.br/uploads/files/Manuais/MATRIZ_manualusuario_AIOs_DHx_Positivo_W10.pdf

Achei! Minha BIOS é dessa mesma forma: https://www.youtube.com/shorts/By9h8N1P3IQ
Nesse outro video, a BIOS também é igual a minha, nele dá para ver um pouco melhor. Link: https://youtu.be/aov3QifqVfM

Tudo bem, obrigado pela informação! Não irei me preocupar com isso. De qualquer forma isso não atrapalha.

1 curtida

Acabei de deixar o link do manual na mensagem acima. Link: https://www.meupositivo.com.br/uploads/files/Manuais/MATRIZ_manualusuario_AIOs_DHx_Positivo_W10.pdf

Caso precise, aqui embaixo está a configuração de energia do meu computador. Eu lembro de ter mexido nessa parte, quando instalei o ubuntu na minha máquina, então estarei anexando a imagem, para caso eu tenha configurado errado antes.

É toda vez que vai desligar o computador ou só as vezes?

Tente desativar o fast boot na bios.

1 curtida

Teve algumas vezes que estava desligando normalmente, mas agora está ocorrendo esse problema toda hora. Como faço isso na minha BIOS?

Informações da minha BIOS:

dmidecode 3.3
Getting SMBIOS data from sysfs.
SMBIOS 2.8 present.

Handle 0x0000, DMI type 0, 24 bytes
BIOS Information
	Vendor: American Megatrends Inc.
	Version: 1.02.U
	Release Date: 05/12/2015
	Address: 0xF0000
	Runtime Size: 64 kB
	ROM Size: 1 MB
	Characteristics:
		PCI is supported
		BIOS is upgradeable
		BIOS shadowing is allowed
		Boot from CD is supported
		Selectable boot is supported
		BIOS ROM is socketed
		EDD is supported
		5.25"/1.2 MB floppy services are supported (int 13h)
		3.5"/720 kB floppy services are supported (int 13h)
		3.5"/2.88 MB floppy services are supported (int 13h)
		Print screen service is supported (int 5h)
		8042 keyboard services are supported (int 9h)
		Serial services are supported (int 14h)
		Printer services are supported (int 17h)
		ACPI is supported
		USB legacy is supported
		BIOS boot specification is supported
		Targeted content distribution is supported
		UEFI is supported
	BIOS Revision: 5.6
	Firmware Revision: 1.14

Handle 0x003A, DMI type 13, 22 bytes
BIOS Language Information
	Language Description Format: Long
	Installable Languages: 1
		en|US|iso8859-1
	Currently Installed Language: en|US|iso8859-1

entre na bios e procure por fast boot. Não tem como ajudar nisso, cada bios é diferente da outra.

Se não funcionar tente essa outra dica:

no terminal:

sudo nano /etc/default/grub

e adicione

libata.noacpi=1

na linha

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=

Salve e saia (control+x → y → enter)

depois escreva:

sudo update-grub

reinicie e teste.

2 curtidas

Poderia me dizer qual a funcionalidade desse libata.noacpi=1? Eu lembro de ter colocado nessa mesma linha o parâmetro: acpi=force, mas mesmo assim não resolveu.

Talvez haja alguma configuração que ajude no menu avançado, mas não tem como eu saber só vendo por esses vídeos. Se não houver uma opção na BIOS, então eu acho que só um parâmetro de kernel ajudará.

1 curtida

Você disse que usou o
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash acpi=force”

1 curtida

Bom, vou reiniciar o computador agora e acessar a BIOS, para ver se encontro alguma opção, quais opções devo ver se existe na BIOS?

Sim, existe algum problema no acpi=force? Eu fiz dessa forma, pois nesse tópico estava falando que resolveria o problema: https://livreeaberto.com/linux-demorando-demais-para-desligar

Não, mas você não havia dito que havia testado o libata.noacpi=1.

2 curtidas

Eu não testei esse libata.noacpi=1, qual a diferença deles? Eu devo tirar o acpi=force para testar ele? Isso não prejudicará meu computador?

Fast boot ou alguma opção de energia que fale que o monitor ficará ligado quando o computador estiver conectado na energia. Se você puder tirar uma foto do menu avançado já ajudará.

1 curtida

Ok, vou fazer isso agora, um momento.

Ele desliga alguns tweaks de sata e de acpi que podem conflitar com algumas placas.
Sata é a interface pro armazenamento e acpi trabalha com a comunicação da placa mãe com o sistema, mais para coisas relacionadas com energia.

São 2 coisas diferentes.

Sim e não.

2 curtidas

Ainda suspeito que pode ser algo com o systemd e não com a placa mãe.

Se não resolver, volte aqui para tentar verificar o systemd.

1 curtida

Segue as fotos abaixo:
bios1
bios2
bios3

Entendi, muito obrigado por esclarecer minha dúvida! Existe alguma desvantagem em fazer isso?