Tentei achar um manual de usuário para seu computador, mas não achei. Vamos esperar para ver se o @KairanD encontra algo.
Você já entrou na BIOS do seu computador alguma vez? O esperado é que lá haja alguma configuração de gerenciamento de energia, e talvez a solução para o problema esteja lá.
Esses erros são meras mensagens do kernel, nada que você deva se preocupar. Essas mensagens também aparecem para mim.
Sim, entrei na BIOS para alterar a inicialização, no caso iniciar com pendrive bootável, para assim eu conseguir instalar o Ubuntu através do pendrive. Vou enviar um video que tem a BIOS igual a minha, um momento.
Caso precise, aqui embaixo está a configuração de energia do meu computador. Eu lembro de ter mexido nessa parte, quando instalei o ubuntu na minha máquina, então estarei anexando a imagem, para caso eu tenha configurado errado antes.
Teve algumas vezes que estava desligando normalmente, mas agora está ocorrendo esse problema toda hora. Como faço isso na minha BIOS?
Informações da minha BIOS:
dmidecode 3.3
Getting SMBIOS data from sysfs.
SMBIOS 2.8 present.
Handle 0x0000, DMI type 0, 24 bytes
BIOS Information
Vendor: American Megatrends Inc.
Version: 1.02.U
Release Date: 05/12/2015
Address: 0xF0000
Runtime Size: 64 kB
ROM Size: 1 MB
Characteristics:
PCI is supported
BIOS is upgradeable
BIOS shadowing is allowed
Boot from CD is supported
Selectable boot is supported
BIOS ROM is socketed
EDD is supported
5.25"/1.2 MB floppy services are supported (int 13h)
3.5"/720 kB floppy services are supported (int 13h)
3.5"/2.88 MB floppy services are supported (int 13h)
Print screen service is supported (int 5h)
8042 keyboard services are supported (int 9h)
Serial services are supported (int 14h)
Printer services are supported (int 17h)
ACPI is supported
USB legacy is supported
BIOS boot specification is supported
Targeted content distribution is supported
UEFI is supported
BIOS Revision: 5.6
Firmware Revision: 1.14
Handle 0x003A, DMI type 13, 22 bytes
BIOS Language Information
Language Description Format: Long
Installable Languages: 1
en|US|iso8859-1
Currently Installed Language: en|US|iso8859-1
Poderia me dizer qual a funcionalidade desse libata.noacpi=1? Eu lembro de ter colocado nessa mesma linha o parâmetro: acpi=force, mas mesmo assim não resolveu.
Talvez haja alguma configuração que ajude no menu avançado, mas não tem como eu saber só vendo por esses vídeos. Se não houver uma opção na BIOS, então eu acho que só um parâmetro de kernel ajudará.
Fast boot ou alguma opção de energia que fale que o monitor ficará ligado quando o computador estiver conectado na energia. Se você puder tirar uma foto do menu avançado já ajudará.
Ele desliga alguns tweaks de sata e de acpi que podem conflitar com algumas placas.
Sata é a interface pro armazenamento e acpi trabalha com a comunicação da placa mãe com o sistema, mais para coisas relacionadas com energia.