Ubuntu 20.04 com GNOME não desliga totalmente

Ok, o que devo fazer? Mandei as fotos da minha BIOS logo acima.

Comece desativando o fast boot, que está ativado.

2 curtidas

Ok, vou fazer isso agora. Para que serve esse “Fast Boot”?

Ele skipa alguns passos de inicialização da bios…

Na prática deixa o boot mais rápido.

1 curtida

Entendi, vou desativar agora e iniciar o computador, um momento.

Sinceramente não sei dizer.

1 curtida

Acabei de testar o Fast Boot, eu desativei ele e depois liguei o computador, após isso, desliguei o computador e infelizmente o problema ainda continua. Ativei o Fast Boot novamente, já que o mesmo não resolveu o problema.

1 curtida

Então tente o libata.noacpi=1.

se ainda não der certo, tentamos resolver pelo systemd.

1 curtida

Ok, vou testar, um momento. Existe alguma possibilidade de não iniciar o computador mais, após fazer isso? Desculpa, sou iniciante e tenho medo dessas coisas, pois depois pode dar um trabalho a mais para resolver.

Se não iniciar, é possível remover o parâmetro na hora do boot.

1 curtida

Já reiniciei o computador, agora vou desligar para ver se funcionou. Aproveitando para perguntar já, se não funcionar, eu vou tirar o parâmetro que adicionei e também não vou readicionar o acpi=force, isso vai ter alguma diferença? Para que serve o acpi=force?

Acabei de desligar o computador e infelizmente não funcionou, o problema ainda continua.

1. Não funcionou adicionando o parâmetro acpi=force no arquivo /etc/default/grub
  2. Não funcionou desativando o Fast Boot
  3. Não funcionou adicionando o parâmetro libata.noacpi=1 no arquivo /etc/default/grub

Eu estava dando uma olhada nesse tópico no Clube do Hardware: Função Deep Sleep para desligar periféricos - Placas-mãe - Clube do Hardware, pois falaram para eu ativar o “Deep Sleep”, mas na minha BIOS aparentemente não tem essa opção e não sei se isso realmente resolveria meu problema.

Vamos atacar pelo systemd então.

Desligue com o comando:

systemctl poweroff

1 curtida

Só fazer isso?

1 curtida

Sim, basta colar no terminal

2 curtidas

Ok, vou fazer isso então. Um momento.

E aproveitando o ensejo, se essa for uma máquina pessoal de uso primário, já pensou em testar uma distro diferente? Só para não ficar “perdendo tempo” com um problema chatinho.
Vejo que a situação está assim com o Ubuntu:
Sinking Boat GIFs | Tenor

3 curtidas

O poweroff desliga o pc enviando mensagem acpi para a placa mãe desligar a porcaria toda.

Ao invés do halt que só desliga o pc.

e vamos aos 100 posts

2 curtidas

Eu tenho bastante vontade de iniciar no Ubuntu, não acho que isso é perca de tempo, o que importa é ser resolvido, por mais que esteja custando bastante tempo para isso. Inclusive isso ajudará outras pessoas que estão enfrentando com o mesmo problema e que buscam por uma solução.

1 curtida

Ok, vou testar esse comando agora. Um momento.