Ubuntu 19.04 não reconhece meu SSD NVMe

Bom dia pessoal, sou novo aqui no fórum, estou procurando uma possível solução para um problema, recentemente comprei um notebook Dell G7, o mesmo veio com o Ubuntu 16.04 LTS, ate ai tudo ok, o problema é que o HD é muito lerdo, então fiz o upgrade com um NVMe modelo Gamix S11 pro da XPG (Adata), o mesmo funciona muito bem com o windows instalado, ate ai sem problemas, porém estou querendo por o Ubuntu em Dual boot e ir migrando aos poucos para o sistema, baixei o Ubuntu 19.04, criei o pendrive usando o Etcher, ate ai tudo perfeito.

O problema é que o Sistema não reconhece o NVMe, so aparece o disco que veio no notebook, ja tentei mudar o modo para raid seguindo orientações que encontrei no site da dell, porém sem exito, testei também o Manjaro e obtive o mesmo problema, não encontra o SSD, tentei instalar o sistema no disco que aparece para ver se depois de instalado ele iria ao menos reconhecer o SSD e também não tive exito, é como se não tivesse nada instalado na porta M.2, procurei no fórum do ubuntu algum problema parecido e não encontrei nada a respeito

Alguém tem alguma dica, solução ou tem problema semelhante? achei bem estranho, é a primeira vez que vejo isso acontecer, meu notebook antigo funcionava normalmente com um NVMe também, será que é alguma peculiaridade do aparelho da dell?

Estou usando tudo com UEFI, mas tentei com legacy também e não deu resultado algum.

2 curtidas

Olá @firelezz, estou cogitando adicionar um M.2 ao meu setup, mas pesquisando vi que a instalação ainda não está 100% natural, com muitos bugs inexplicáveis em vários casos.

Dá uma olhada neste post e neste aqui, talvez te ajude.

Vou tentar desligar o outro disco como dito no tópico do forum ubutnu ali, estava procurando aqui e no site da dell informam para por uma flag no boot, apesar de falarem para fazer isso na TLS de 2016 pode ser que de certo no sistema mais atual, ontem eu tentei ate usar um kernel mais novo, porem não tive sucesso, continuava sem reconhecer, o mais estranho é que no meu antigo notebook, um Acer Aspire 5, ele reconhecia sem problema

Vou testar a flag e outros métodos quando chegar em casa hoje, caso tenha sucesso já informo aqui para quem tiver com o mesmo problema :smiley:

2 curtidas

Bom pessoal, depois de tentar diversas alternativas, finalmente encontrei uma solução, adicionei a tag nvme_core.default_ps_max_latency_us=0 a partir dai fiz a instalação normalmente, pois o sistema detectou o nvme (é um Adata XPG Gammix S11 pro).

Depois de instalado configurei o arquivo do grub para ja ter essa tag e pronto, o sistema da boot normalmente e funciona perfeito, esta em dual boot tudo funcionando perfeito tb

Fica ai a solução para quem esta com o mesmo problema

Local onde encontrei informação a respeito do problema: Talk:Solid state drive/NVMe - ArchWiki

4 curtidas

Show de bola! Sugiro marcar seu tópico como resolvido.
Se possível, compartilhe o local onde encontrou essa solução.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Feito, não tinha me atentado para a opção de sinalizar a solução :smiley:

3 curtidas

Que solução inusitada kkkkk Coloquei um SSD M2 aqui no mue Dell e nao precisei dessa tag, só fiz a instalação via particionamento manual e foi.

2 curtidas

Ao que parece é somente com modelos NVMe e esta ligado a um recurso de economia de energia deles, o outro notebook que eu tinha eu usava um samsung 960 nvme nele e não tive problemas.

1 curtida

Sei que o tópico está resolvido mas como acabei de receber meu novo M.2 NVME resolvi compartilhar minha experiência até o momento.

Instalei o Pop!OS 19.04 sem nenhum problema, tudo foi reconhecido automaticamente o “disco” está particionado usando GPT.

Setup: Ryzen 2600x, placa-mãe Asus B450M-A, Intel M.2 SSD 6 1TB.

2 curtidas

Tenho o mesmo ssd sendo que 256 gb e o ubuntu 19.10 não reconhece, tanto que estou no windows pois nenhum linux reconheceu ele. O meu é G3 35 90.

Já tentou a solução do @firelezz?

1 curtida

Consegui, tive que colocar na bios modo ahci e deu certo.
Obrigado.

2 curtidas

Bom dia,pessoal
Estou tendo o mesmo problema comprei um notebook sem sistema operacional instalado,e nao consigo instalar porque o SSD NVme nao e reconhecido, esse problema esta bem acima da minha capacidade, apesar que no setup ele aparece mas durante a instalaçao o processo nao continua por nao achar o SSd,alguem tem uma sugestao.
Configuraçao do notebook
Asus rog zephirus Republic of gamers
Amd Ryzen 7com Radeon vega mobile
memoria 8g ddr4
Nvidia Geforce GTX 1660 Ti
NVme SSd intel SSDPEKNW 512 G8
Bios utility -EZ Mode

Agradeço antecipadamente ,qualquer sugestão.

Obrigado.

1 curtida