Tutorial: Como funcionar teclado em bluetooth genérico no Linux Mint

O problema era: Tenho um teclado da C3Tech e ele funciona em todos os Linux que usei menos na carroça do Linux Mint, depois de muita pesquisa e ChatGpt consegui fazer essa coisa funcionar.

Vale lembrar que antes ele conectava mas o teclado não fazia nada.

(Modelo do meu teclado)

Vou usar o micro nesse tutorial, mas pode ser o nano;.
Caso queira usar ele também:
sudo apt install micro -y

Primeiro vamos editar esse arquivo:
sudo micro /etc/bluetooth/input.conf

Só pra ter certeza, verifique se essa linha está como true
image

Precisamos modificar também este arquivo:
sudo micro /etc/bluetooth/main.conf

Da um ctrl + f e procure por experimental

Experimental = true

Dito isso, salve o arquivo e reinicie o bluetooth.

sudo systemctl restart bluetooth

Eu conectei através do terminal, mas em teoria você deve conseguir conectar através da interface também. Caso não de certo por lá, tente o seguinte:

bluetoothctl depois dá enter e você entrará no terminal do bluetooth.

É necessário remover qualquer conexão antiga, pra isso você precisa saber o MAC do seu teclado (veja na interface mesmo).

remove MAC:DO:SEU:TECLADO:AQUI

Coloque esses comandos (1 por vez)

agent KeyboardOnly
default-agent

Coloque o seu teclado para parear(normalmente fica com uma luzinha piscando).

Ao mesmo tempo lance a braba no terminal:
scan on

Se tudo deu certo até aqui:
Aparecerá os dispositivos bluetooth ao seu redor e os seus MAC’s.

Agora em sequência utilize os seguintes comandos:

scan on
pair MAC:DO:SEU:TECLADO:AQUI
trust MAC:DO:SEU:TECLADO:AQUI
connect MAC:DO:SEU:TECLADO:AQUI

E depois de toda esta ladainha o seu teclado finalmente será útil no Linux Mint.

5 curtidas

Hardware obscuro mas bom saber que conseguiu resolver

2 curtidas

por isso pedimos aqui o lspci ou lsusb porque qualquer hardware terá uma “plaquinha” bluetooth padronizada. ninguém vai perder tempo fabricando algo diferente se o que tem atende bem. o problema aí não é do BT mas da distro. de repente, faltava algum pacote ou coisa parecida.. se funfava nas outras distros, tem de funfar no mint, que nada mais é que um ubuntu disfarçado com cinnamon (sem desmerecer ninguém).

nunca me preocupei em configurar BT no pinguim pq nunca tive problemas com ele. tá certo que usei debian + synaptic em 90% de minha vida com o linux, sendo que sempre escolhi os pacotes que queria. e no quesito multimidia, sempre instalei todos os opacotes de cada serviço para ter o “máximo de cobertura” possível.

3 curtidas

O Mint é infame pelos problemas com o Blue Tooth, algo incoerente com a proposta do projeto de oferecer um sistema operacional muito prático…

4 curtidas

Tive um problema parecido, só que com o Logitech K380: Teclado Logitech K380 não funciona no Linux Mint

3 curtidas

Rapaz, que inconveniência :thinking: essa sutil flag podia vir habilitada. Lembro de também ter tido inconsistências com Bluetooth quando usava o Mint.

Eu também optei o Bluedevil quando usava XFCE. Agora com GNOME, o gerenciador integrado do Configurações funciona perfeitamente.

5 curtidas