[TUTORIAL] Como customizar o KDE Plasma (e replicar a minha configuração)

Tou no celular no momento , não tem como eu mandar link certinho agora
Antes de mais nada, você vai precisar dos pacotes:

cmake extra-cmake-modules

Depois disso, vá no site do store.kde.org, baixe os arquivos .zip e extraia
Abra o terminal e de um:

cd pasta que vc extraiu

Depois dê um

sudo sh install.sh

O script vai cuidar de tudo. Depois que acabar, é só sair, quando você for no menu, os widgets vão estar lá.

o estranho é que, aqui eu n precisei compilar a versão do site, tava disponível pra baixar na loja de widgets :man_shrugging:

4 Curtidas

Pois é, também baixei e instalei pela opção dele baixar mais widgets do próprio sistema, mas simplesmente não aparece no painel de widgets, mas como precisa da dependência citada por você logo acima, isso é esperado.
Vai ver você já tinha essa dependência instalada ou está usando uma versão mais antiga do widget!
Agora fiquei com uma dúvida, com esse widget instalado o desenvolvedor lançado uma nova versão no futuro, serei notificado via central de notificações de atualizações do sistema, sobre essa nova versão @shadowhunter?
Amanhã vou testar novamente instalando essa dependência, obrigado!

2 Curtidas

Se baixou por aí, será notificado!

Se você acessar o Discover e reparar no canto superior esquerdo da janela, vai ver que tem 3 categorias Aplicativos, Extensões de aplicativos e Extensões do Plasma, a atualização quando disponível aparecerá em uma dessas duas últimas categorias.

2 Curtidas

Quando estreia na Netflix? :joy: :joy: :joy:
Brincadeiras a parte, também apoio a série! :+1:

3 Curtidas

Achei muito interessante todos esses widgets, porém não consegui instalar e fazer funcionar em específico o Window AppMenu e Buttons, segui a dica do @shadowhunter, instalei o cmake e fez os demais passos, até criou a entrada dos dois widgets no painel lateral de adicionar widgets, porém ao arrastar para a barra de tarefas, ele não aparece lá!

Thomas, @DiEGo7GNU, vocês conseguiram instalar esses dois widgets?

3 Curtidas

@D3N1S, siga o passo a passo que irei descrever abaixo e provavelmente você irá conseguir rodar esses dois widgets:

Baixe-os pela KDE Store, segue os links:

Descompacte o conteúdo dos dois arquivos .tar.gz no diretório /home/nome_do_seu_usuário/.local/share/plasma/plasmoids/.

Abra a pasta de um desses widgets, irei pegar como exemplo o widget Window AppMenu, mas é o mesmo raciocínio para o outro, você notará que existe um arquivo chamado “INSTALLATION.md”. clique com o direito do mouse sobre ele e escolha a opção Abrir com => Kate.

Em KDE Neon (o mesmo vale para o Kubuntu ou qualquer outra distro baseado em Ubuntu que use o KDE Plasma como DE), o desenvolvedor listou quais dependências são necessárias para o widget funcionar, então copiei o comando sudo apt install make cmake extra-cmake-modules qtdeclarative5-dev libkf5plasma-dev libqt5x11extras5-dev g++ libsm-dev, abra o terminal, botão direito do mouse em um local vazio da pasta e escolha a opção Ações => Abrir o terminal aqui, agora cole o comando copiado anteriormente (Ctrl+Shit+V) e dê um Enter, digite sua senha de usuário, confirme com um Enter e as dependências serão todas instaladas, não feche o terminal.

Uma vez instalada as dependências agora é a vez de instalar o widget usando o arquivo “install.sh”, cole o seguinte comando no terminal chmod +x install.sh, ele irá conseder a permissão de executável ao arquivo, agora cole o comando sudo ./install.sh, esse irá rodar o script de instalação.

Após o termino da instalação basta clicar com o direito do mouse sobre o “Painel do Plasma ou Latte Dock” e clicar em “Adicionar widgets”, abrirá uma janela na lateral esquerda, localize o widget e arraste-o até o painel na posição onde deseja que o mesmo fique.

Uma vez posicionado, clique com o direito do mouse sobre o widget no painel e escolha a opção “Configurar Window AppMenu” no caso desse exemplo e configure como preferir.

9 Curtidas

Perfeito @D3XT3R, muito obrigado cara! :sunglasses::+1:
Não estava dando certo porque seguindo a dica do @shadowhunter, instala apenas o cmake extra-cmake-modules, faltando outros vários que são necessários…

3 Curtidas

@shadowhunter poderia compartilha com a turma o tutorial que utilizou pra deixar o terminal assim?
Achei interessante as informações que utilizou, em português e a disposição delas, bem diferente do padrão que vemos com neofetch, screenfetch…

3 Curtidas

@shadowhunter, qual tema GTK você usa em conjunto com essa customização?

Uma outra pergunta, como aumento o tamanho dos botões das janelas?

Veja na imagem abaixo, na parte superior são os da top bar (widget Window Buttons), para janelas maximizadas, minha top bar está com 30px, o tamanho dos botões ficaram perfeito, já na parte inferior são os das janelas não maximizadas, ficaram bem pequenos e gostaria muito de aumentá-los e deixá-los bem próximos ao tamanho dos da top bar!

image

3 Curtidas

Cara que post completo meus parabéns.

3 Curtidas

@shadowhunter, @Thomas, também tenho interesse na solução para o tamanho dos botões, achei pequeno!

Aproveitando o assunto dos botões, alguém saberia me dizer como posso obter os botões estilo MAC com efeito de zoom do gif abaixo?

@ryu_ketsueki, o enciclopédia KDE (conheci d+), algum palpite?

3 Curtidas

é só ir em configurações >> estilo dos aplicativos >> decorações de janela >>, clicar na decoração que você está usando e colocar o que você desejar

2 Curtidas

esse gif é do dev do Window Buttons, me parece ser coisa do tema, vai instalando uns temas do Mac OS e vê qual tem esse efeito

1 Curtida

@shadowhunter Tenho uma pergunta. Como eu instalo esse menu, não consegui. Pode me ajudar.

4 Curtidas

Clica com o direito no painel, desbloqueia, dps clica com o direito dnv, vai em adicionar widgets, dps vai em baixar widgets e joga o nome lá

3 Curtidas

Você precisa usar o SierraBreezeEnhanced como decoração de janelas do kwin. É só instalar como pacote.

4 Curtidas

Super favoritado! Já já eu tô voltando pro meu amado KDE e esse tutorial veio como um tiro certeiro. Obrigada!

4 Curtidas

@T-Rex_numa_Suzuki, não conhecia, gostei, obrigado por compartilhar!

Curti esse efeito, também quero! :stuck_out_tongue_winking_eye:

Pensei nisso, já instalei vários, mas se realmente é de tema, não o encontrei…

Interessante, parece ser isso mesmo, ainda não instalei, mas dando uma olhada na página do Github, existem dois gifs e eles ilustram esse efeito de zoom, apesar da aparência dos botões, ao menos as dos exemplos, não serem idênticas a do exemplo postado pelo @D3XT3R, mas pode ser que tenha várias outras opções incluídas no pacote!

Valeu pela dica @ryu_ketsueki, estou gostando muito dos incrementos desse tópico e conseqüentemente o reflexo em minha personalização! :crazy_face:
Conhecendo mais possibilidades de customização, compartilha aqui com a gente! :wink:

2 Curtidas

@shadowhunter Faz um post sobre espelhar o Windows 10 no KDE para galera.

2 Curtidas

Eu uso o SierraBreezeEnhanced aqui. Na minha opinião é a melhor decoração de janelas para o Kwin. E como o Window Buttons Applet puxa os botões dos Aurorae e Window Decorations no Kwin, fica fácil selecionar os botões. O único ponto negativo sobre o SierraBreezeEnhanced é que algumas opções de botões não ficam tão legais em HiDPI.

Aqui estão todas as opções:

Plasma:
Peek%202019-10-17%2014-21
GNOME:
Peek%202019-10-17%2014-22
Símbolo:
Peek%202019-10-17%2014-22-2
Dark Aurorae Ativo:
Peek%202019-10-17%2014-23
Dark Aurorae Inativo:
Peek%202019-10-17%2014-24-2
macOS Ativo:
Peek%202019-10-17%2014-30
macOS Inativo:
Peek%202019-10-17%2014-23-2

Dark Aurorae e macOS possuem a opção de usarem só Active ou Inactive, ou ambos, um para cada tipo de janela. Vai funcionar para o Window Buttons Applet sem problemas. O Applet inclusive dá opção de usar um que não o do SierraBreezeEnhanced.

3 Curtidas