[TUTO] Como criar um pendrive bootável do Windows manualmente (legacy)

Para fazer um pendrive bootável do Windows, no Linux, vc vai precisar fazer isto:

1- Formate seu pendrive em NTFS

Para fazer isso, abra o gnome disks (ou Discos), espete seu pendrive na porta usb, selecione na lista à esquerda, clique nos 3 pontos do lado do botão de fechar e clique em “Formatar disco…”

Clique em formatar novamente
2020-10-22_19-30_1

Clique em formatar mais uma vez
2020-10-22_19-31

Seu dispositivo vai ficar livre pra adicionar partições agora, adicione uma partição NTFS, da seguinte forma
Clique no +

Clique em próximo

Selecione “Para uso com o Windows (NTFS)”

e pronto, seu pendrive vai estar formatado em NTFS

2- agora precisamos colocar os arquivos de instalação do Windows e o bootloader dentro

monte a partição e antes de proceder com a cópia observe alguns detalhes no gnome disks, observa qual o arquivo de bloco (/dev/sdb exemplo), o ponto de montagem (/run/media/blablabla/…)

agora monte a iso do Windows, pra fazer isso, clique no menu “hamburguer” do lado esquerdo e selecione “Anexar imagem de disco”

seleciona o arquivo iso do Windows que vc deve baixar do site oficial da Microsoft

o gnome disks vai tratar de montar a imagem automaticamente e deixar disponível pra vc no gerenciador de arquivos
vá no seu gerenciador de arquivos copie o conteúdo da iso e cole no pendrive

com isso feito, abra um terminal e digite o seguinte comando fazendo as adaptações necessárias (substituindo o /dev/sdb do comando de exemplo pelo arquivo de bloco exibido no seu gnome disks, e ponto de montagem também):
sudo grub-install /dev/sdb --boot-directory=/run/media/leonardo/7067C10164858F3F/

esse “comando” vai fazer as modificações devidas no pendrive e ainda vai criar uma pasta chamada “grub” ou “grub2” dentro do seu pendrive

entre nesta pasta e crie um arquivo chamado “grub.cfg” com o seguinte conteúdo dentro:

ntldr /bootmgr
boot

e pronto, vc tem um pendrive bootável feito : )

7 curtidas

Interessante.

E se criasse uma partição de 5 GB, formatasse, copiasse os arquivos pra lá, e daí usasse o próprio GRUB já instalado no disco para entrar na linha de comando e digitar esse comando?

ntldr (hd0,gpt2)/bootmgr
boot

Inicializaria sem precisar do pendrive? Tipo deixava salvo como uma partição de emergência?

funcionam sim, vc daria boot no instalador normalmente a partição teria que ser de no mínimo 6 gigas tho

1 curtida

vc fez essa parte aqui:

?

se vc der dois cliques também funciona

pq eu tenho esse resultado ?
image

já descobri tinha um espaço onde não devia, desculpa.

1 curtida

tinha 2 pendrives no computador e eu confundi o que estava fazendo.

Mas acho que ainda fiz algo errado. segui os passos e criei o grub, mesmo assim ele deu que o pendrive não era bootável. vou formatar o pendrive e começar do zero.
deu um erro no comando que eu não salvei vou tentar reproduzir.

1 curtida

no meu caso, está dizendo que o comando “grub-install” não é encontrado. O que devof azer?

instalar o grub, pra instalar no ubuntu, por exemplo, sudo apt install grub -y (não tenho certeza, é só um chute)

OU

talvez vc tenha que usar grub2-install ao invés de grub-install

Captura-de-tela-de-2021-02-16-19-28-49

fui tentar fazer e o terminal so da isso, alguem sabe como resolver?

pq vc tá em UEFI, em UEFI não precisa seguir esse tutorial

btw eu diria que esse tutorial aqui é defasado, ventoy taí pra trazer uma experiência melhor

2 curtidas

vou tentar aqui, muito obrigado amigo.

1 curtida