Tudo o que você precisa saber sobre o elementary OS 6 "Odin"

Tudo o que você precisa saber sobre o elementary OS 6 "Odin" - Diolinux

Após um longo período de espera, o novo elementary OS 6 está disponível para download. Confira todas as novidades.

16 curtidas

Caramba, show de bola essa postagem! Foi uma review bem completinha, parabéns!
Gostei do editor Code, não conhecia e achei fantástico!
Não curti o conceito de “all-sandbox”, que embora seja mais seguro e até com uma instalação mais prática, novatos (como eu) podem se atrapalhar na hora de atualizar esses app. Se não me engano tem que ir no dirétório de cada aplicativo, ou da sandbox e atualizar… Bom, realmente não sei e isso me confunde toda rsrsrs.
Mais uma vez, parabéns pela postagem!

5 curtidas

A loja faz as atualizações, mas pode ser feito por terminal com flatpak update para os aplicativos em sandbox. Para as demais, segue o mesmo esquema sudo apt update && sudo apt update -y (a loja faz tudo desde que tenha atualizações disponíveis)

4 curtidas

Oi @Rodrigo_Chile !
Entendi… Este procedimento também é o mesmo com Snap (é o sandbox que uso)?

2 curtidas

Se não me engano, atualizar os Snaps (manualmente) é assim: snap refresh
Porém, creio eu, ser necessário instalar a snapd antes:
sudo apt update
sudo apt install snapd

1 curtida

No Elementary não sei, mas acredito que não… só testando pra saber com certeza

1 curtida

Os programas em Snap são atualizados automaticamente tempos em tempos, não precisa de intervenção do usuário final. Já os Flatpaks, que é a solução empregada pelo Elementary OS, também pode ter esse comportamento. Seu update é feito pela loja.

Pela descrição que deu no comentário acima, creio que você esteja confundindo com o AppImage (que por default não tem sandbox). Ele sim você mantém em algum diretório em seu computador, como um arquivo. Contudo até ele pode ser atualizado de forma mais simples, conforme demonstro nesta série do meu canal.

5 curtidas

Obrigada @JG22 ! Fiz a sua sugestão:

"[karenina@Arch ~]$ snap refresh
error: cannot perform the following tasks:

• Mount snap “core” (11420) (snap is unusable due to missing files; contact developer)
  • Mount snap “core18” (2074) (snap is unusable due to missing files; contact developer)"

Eu já tenho a snapd. Pra minha sorte pelo visto com snaps é só ir atualizando o sistema normalmente… Ufa :pray:!

1 curtida

Entendi. Muito obrigada @henriquead7 !

1 curtida

Se bobear, nem precisa :sweat_smile:
Os snaps dão refresh de forma automática, tanto que é uma das controversas na “guerra” Snap vs Flatpak.

1 curtida

A questão não é nem essa, e sim que para impedir isso é necessário uma “”“gambiarra monstruosa”“” que só vai atrasar por um determinado tempo (conforme Alan Pope demonstrou uma vez).

Já com Flatpak você também pode ter tal comportamento (do sistema ter update automático). No fim a discussão fica mais pro lado proprietário do servidor do Snap e a centralização (obrigatória) pela Canonical - além do suporte que não tem boa fama fora do Ubuntu e derivados.

Tanto que o Mint vem com auto update dos Flatpaks, o Fedora também (com a diferença que no Fedora é bem simples deixar no manual, o Mint da última vez que mexi era um script - daí não era tão simples/prático para user comum desativar o auto update).

1 curtida

Sim, isso estou ciente. De qualquer forma, prefiro não “colocar o pé na lama”, já que meu uso pessoal é pratciamente .rpm e o Rider em Flatpak :v

Sim. Tanto que o pessoal do Mint, na época do 20, fizeram um escandalo/birra com os Snaps, mas fazem o “mesmo” com os Flatpaks…

1 curtida

@Dio , que tal uma live na Twitch desbravando o elementaryOS ao vivo?

3 curtidas

Caprichou na matéria, hein? Parabéns!
A galera que já instalou o elementary 6, já viu que a Central de Aplicativos está capada!
Isso porque eles deixaram só os apps curados para o elementary e ainda tem muito app que está migrando para flatpak.

Então para contornar isto, é só instalar qualquer flatpak do flathub, dá 2 cliques no flatpak baixado para instalar e reinicia a máquina. A partir daí a Central de Aplicativos contará com todos os aplicativos do Flathub no elementary.

9 curtidas

Exato. O elementaryOS 6 marca a transição de todo o ecossistema para Flatpaks, então será necessário um tempo até todos os aplicativos do ecossistema estarem disponíveis.

2 curtidas

Estou testando a versão estável do elementary 6 na minha máquina de produção, o desempenho e estabilidade estão nos padrões esperados para uma distro LTS. Todos os programas que eu uso normalmente para trabalhar estão disponíveis na loja e não senti a ausência de nenhuma das minhas ferramentas.

Boot bastante rápido, até agora nenhum travamento sério. Segue o que eu observei até o momento:

• como algumas pessoas já comentaram, a loja ainda está com poucos aplicativos, mas isso era esperado e será resolvido gradualmente agora que o sistema foi oficialmente lançado.
  • o driver 470 da Nvidia deu alguns problemas na primeira instalação, com o segundo monitor se recusando a aceitar a configuração, mas estabilizou sozinho depois de um reboot.
  • alguns programas insistem em abrir “entre” as duas telas e preciso movê-los manualmente para uma área de trabalho.
  • o Steam via Flatpak não conseguia abrir alguns dos meus jogos (Path os Exile e No Man’s Sky), porém, o após instalar a versão do repositório, os jogos passaram a funcionar normalmente.

Em outras distribuições que eu testei, o driver 470 da Nvidia também foi problemático, então realmente não culpo o elementary por estes paus em jogos e no comportamento do monitor. Vamos ver como o sistema se comporta nos próximos dias.

:vulcan_salute:

9 curtidas

Sim, acho que vamos fazer no YouTube mesmo :slight_smile:

5 curtidas

Essa versão do Elementary parece bem redondinha, o sistema amadureceu muito.

1 curtida

Uma live sexta a noite, caso possível, com um overview seria massa :sweat_smile:
Testei o modo live e tive alguns problemas, mas acho que é por causa da versão 6 ter saído do forno.

5 curtidas