Tudo o que você precisa saber sobre o elementary OS 6 "Odin"

Galera… uma pergunta simples (não vou abrir um tópico só pra isso hehe):

Instalações da versão beta são automaticamente atualizadas para essa versão final?

Não é oficialmente possível atualizar do beta para o estável.
Em diversos comunicados os desenvolvedores citaram ser recomendada uma instalação limpa da versão 6.

:vulcan_salute:

1 curtida

É então… eu li sobre isso, mas como eu continuei recebendo atualizações - hoje inclusive - imaginei que teriam reconsiderado isso.

Captura de tela de 2021-08-11 16.29.54
Inclusive, olhe… não tem mais a menção/codinome “Early Edition”

De qq meneira, acho mais seguro reinstalar… ainda bem q tenho o /home em partição indepentende hehe

Valeu!!!

4 curtidas

Fala pessoal!
Estou testando em uma segunda máquina aqui e tenho uma NVIDIA GT 610.
Fiz um tutorial de como instalar os drivers da minha GT 610 e acredito que vale pra qualquer versão:
https://github.com/cezarmzz/nvidia-drivers-elementary-odin/blob/main/README.md

3 curtidas

tentei instalar em uma máquina virtual do vmware para testar a distro, nao consigo porque o instalador da distro fica cortado e não consigo clickar nas opções, pedi ajuda no reddit do elementary e meu post foi apagado :clown_face::clown_face::clown_face::clown_face::clown_face:

3 curtidas

Eu fiz a instação de tranquilamente na minha máquina, com relação a instalação da Nvidia foi de boa também usando a loja, aliais quando entra na loja pela primeira vez tive um susto devido a quantidade de aplicativos disponíveis, mas depois de baixar o primeiro Flatpak do Flathub os demais aplicativos carregaram na loja.

O que eu tive de problemas foi que o navegador nativo não estava carregando as páginas da internet dava erro, tive que baixar o Firefox via terminal, além disso precisei utilizar o terminal para configurar meu ambiente de produção/desenvolvimento e por enquanto está funcionando corretamente.

Outra questão que percebi é que com o tema escuro os aplicativos GTK não estavam obedecendo o tema do sistema, eu instalei um programa para forçar esses programas ficarem com o tema escuro para manter a consistência da interface.

Em resumo, apesar de alguns problemas o processo foi mais tranquilo quando eu tentei configurar a versão 5.0.

Irei continuar a utilizar essa distro, pois ela é bem bonita e coesa.

1 curtida

Os caras estão passando por um lançamento e cheio de preocupações no momento, eu daria um desconto. A melhor opção neste caso é tentar forçar uma resolução de tela nas configurações da sua VM.

No meu caso, como o VirtualBox é bem bugado com resoluções, eu me viro entrando primeiro no live mode e arrumando a resolução, para só aí, iniciar o instalador.

:vulcan_salute:

Instalou o Proton Flatpak? O Proton direto da Steam não funciona na versão Flatpak.

1 curtida

Não instalei, nem sabia dessa. :smiley: Testarei novamente depois, obrigado.
:vulcan_salute:

Esse problema é relativamente comum, ocorre com outros sistemas também. Independente do software de virtualização. Um que me vem a memória agora é o Pop!_OS (ocorreu o mesmo comigo no Virtualbox, GNOME Boxes, Virt-Manager etc.)

Contorno alterando a resolução da distro no modo live.

Tu pode instalar via terminal com este comando:

flatpak install flathub com.valvesoftware.Steam.CompatibilityTool.Proton

Também tem o Proton-GE, MangoHud etc.

Na GNOME Software e Discover dá pra instalar via interface gráfica de buenas.

Depois é só ativar lá na Steam e escolher a versão correta do Proton (no caso a que instalou em Flatpak).

2 curtidas

Testei a distro por algumas horas, gostei, porém os desenvolvedores deram um tiro no pé em remover os pacotes.deb.

Se o foco da distro é usuário iniciante, eu acho que ficou devendo.

Zorin Os 16 vai vir com tudo.

3 curtidas

Não é. O foco deles no momento são desenvolvedores, principalmente os interessados em ajudar no desenvolvimento da plataforma deles.

:vulcan_salute:

5 curtidas

Elementary sempre foi uma distro em que eu usava mais o terminal do que o appcenter.

Os pacotes deb estão disponíveis, mas só via apt install

1 curtida

A própria loja vai gerenciar essas atualizações e como são flatpaks, nem a senha de usuário será requisitada, já que não há nenhum risco de quebrar o sistema.

Muito obrigada pelo feedback! :grinning:

1 curtida

Muito obrigado pelo feedback Diogo! Realmente ficou bem capado, mas como a própria equipe disse, eles não pretendem encher o saco dos desenvolvedores quanto a migração para flatpak, podendo levar o tempo que for necessário.

Uma das coisas que eu achei show da parte deles é escrever uma nova documentação e refazer o painel de envio de apps, para ficar ainda mais intuitivo para os desenvolvedores, como está descrito nesse artigo.

2 curtidas

Realmente, estou utilizando ele aqui na minha máquina agora e enquanto escrevia o artigo estava com uma Release Candidate instalada. Ainda existem algumas coisas que eu acho que podem melhorar, mas eles estão indo no caminho certo de ser o próximo sistema que irá conquistar vários corações.

1 curtida

Fiquei com uma dúvida: é possível adicionar o flathub a loja de forma manual, para os programas em flatpak, que não estiverem nela ou você apenas pode baixar pelo site official do flathub ou também usar o terminal para isso? Por usar o terminal eu me refiro a, por exemplo do chromium: flatpak install flathub org.chromium.Chromium

2 curtidas

Basta baixar qualquer app do flathub que esteja no formato .flatpakref e dar dois cliques. O elementary Side Load instalará o aplicativo e irá ativar o repositório no sistema.

4 curtidas

Oque aconteceu com os apps desenvolvidos para o elementary os?
Eles não estão na loja, tipo o conz

1 curtida