Gratidão por me responderem. Em linhas gerais estou amando o sistema. Esse é o adjetivo que melhor define meus sentimentos ao usá-lo. Quero, inclusive, gravar um novo video mostrando como está meu novo sistema. Sou Jornalista e YouTuber.
Pois bem, eu confesso, meio que desconhecia o Big Linux. Já havia visto falarem dele, não só no canal do Diolinux como no canal do Fetha Tutoriais (meu amigo). Sempre achei interessante mas nunca pensei em experimentar, ou até mesmo usar.
Bom, tem um sábio ditado que diz assim:
A situação faz a ocasião!
E foi exatamente isso. Vejam, eu possuo um setup gamer de 2017. Quando menciono assim, quero dizer que as peças do meu setup são todas desta época. Funciona muito bem, pois coincidentemente, acabou que meu setup é um “Full Asus”. Ocorre que, placa mãe e processador são base Intel, um i5 4590. Já a minha GPU ASUS é AMD, uma RX 580.
Aqui, até então, vinha utilizando apenas, o Windows. Porém passei a enfrentar anomalias no que tange a questão gráfica. Mais especificamente com aplicações que utilizam como base o OpenGL. As anomalias vão desde de texturas que borram o tempo todo à perda considerável de desempenho.
“Well, well…” fui, então, procurar quais soluções eu teria para seguir à diante sem problemas. E, assim, durante minhas pesquisas cheguei basicamente a dois caminhos diferentes:
- Para seguir no Windows e me livrar das anomalias gráficas eu teria que trocar a minha GPU. E partir para uma Nvidia. Pois o Windows, ainda mais o 11, não anda se dando muito bem com a AMD e seus drivers. Principalmente para GPUs já meio antigas, como é o caso da minha. E no fórum de uma das aplicações 3D que utilizo foi dito, amplamente, que a solução era ir para uma RTX 3050 / 3060 ou superior. Mas que uma RTX 2060 também poderia me resolver. Ocorre que tomar tal atitude me exigiria um esforço financeiro o qual o momento não me permite fazer. Sejamos realistas a economia está terrível e as coisas não vão nada bem por aqui. Não é hora de fazer dívidas ou gastos elevados. Estão de olho no nosso bolso, não é mesmo!? Sou autônomo, e nada ta fácil. Contudo, essa não seria a única solução, ali, a mim apresentada. Então vamos para o segundo caminho.
- Bem, neste mesmo fórum da referida aplicação, me foi apresentado um outro caminho a seguir. Diversos outros usuários da aplicação, no meu post, disseram terem ido para o Linux e estarem plenamente satisfeitos com os resultados obtidos. Que suas GPUs AMD tem apresentado um desempenho muito melhor que no Windows. Principalmente os que usam GPUs que já possuem mais tempo de existência como é o meu caso.
Pois bem, diante da questão financeira à ser considerada, eu resolvi optar pelo segundo caminho. Dito e feito! Já nos testes o resultado obtido surpreendeu e fez-me ver que, realmente, o que me disseram era fato pleno. E olha que nos teste eu utilizei um velho HD de notebook nunca case USB de HD externo.
Então, diante do resultado obtido, resolvi seguir pelo segundo caminho, usar Linux. Assim comprei um novo SSD, que financeiramente me custou bem pouco em vista do que seria no primeiro caminho. Assim fiz, peguei este SSD novinho e instalei um Linux.
Inicialmente eu comecei percorrendo este segundo caminho com uma distribuição controversa, a qual nem recomendaria mais.
Um clone, descarado, de Windows. Digamos assim. Distro baseada no Ubuntu com KDE Plasma, completamente modificada, e configurada, para ser “idêntica” ao Windows. Visualmente e usualmente ela “é” um Windows. E isso foi uma das coisas que me animou na sua escolha. Já tinha feito vídeo dela no passado e achado, no mínimo, interessante. Pois, é fato que diminui drasticamente a curva de aprendizado do usuário comum.
Mas, nem tudo são flores. Como disse essa é uma distro controversa, pois além de “se passar” por um Windows ainda exige do usuário a compra de uma licença para continuar usando o sistema depois de alguns dias instalado.
Bom fato é que eu já havia me decidido. Este caminho seria o melhor a seguir, então fui ver uma outra distro que me atendesse. Aqui, preso muito por questão visual. Gosto de customizar o ambiente gráfico ao meu gosto.
Pois bem, das vezes que usei Linux ao longo da vida. Tirando o Kurumin que não existe mais. Usei Ubuntu, Open Suse, Linux Lite e Kubuntu. O Kubuntu foi o que usei mais, por conta do KDE e seu poder de customização. Enfim, acabei resolvendo, então, ir para o Kubuntu. Assim fiz. Ocorre que, mesmo configurando-o todo, não estava conseguindo deixar o visual dele de uma forma que realmente me fizesse crer:
“Pronto é isso, consegui o que desejava!”
Foi então que vi um vídeo do Big Linux em meio as sugestões no YouTube e me encantei pelo que vi. Decidi, então, que seria este meu sistema escolhido, mesmo já usando o Kubuntu 24.04 LTS.
E cá estou! Tendo de aprender algumas coisas, pois é um território novo pra mim, admito. Mas estou satisfeito com o resultado obtido. Um sistema leve, funcional e visualmente lindo. Meus olhos agradecem!
Dia a dia, usando-o em meu cotidiano estou vivenciando coisas e superando-as
“Vivendo e aprendendo!”
Acho que isso reflete bem as coisas por aqui.
Bem, finalizando, já resolvi as questões por mim apresentadas neste fórum. Listo-as:
- Virtual Box: Resolvido e com funcionamento pleno.

- Gravação da tela com áudio: Resolvido!

- Adobe Photoshop rodando no Linux: Resolvido. O programa da Adobe consegui instalar uma versão anterior à que perguntei no referido post sobre. E junto estou usando o Photopea como Web App.

- Até o GTA San Andreas com coisas modificadas, versão 1.1 das antigas, estou conseguindo rodar e me divertir.

- O Asphalt Legends Unite está rodando normalmente pela Steam.
Enfim tudo caminha bem por aqui e o visual do meu sistema está dentro daquilo que buscava. Ainda farei mais alguns ajustes visuais, mas em linhas gerais está muito bom.
É isso pessoal. Gratidão aos que me responderam. Em especial ao Rafael_Ruscher da equipe do Big Linux. Em breve publicarei um vídeo no meu canal mostrando como está o Linux por aqui, como ficou meu ambiente usando o Big Linux.
Escrevo este longo, mas sincero, relato ouvindo o programa de rádio da minha esposa, que é DJ de Flashback. Com o melhor do rock nacional e internacional.