Travamento Arch Linux

Olha e u uso Arch com kernel ZEN e aqui só trava no Gnome, ja usando KDE , xfce com kernel zen não trava!,não creio que seja o kernel… como só uso a gnome por ter wayland tenho travamentos aqui.

Tive esse mesmo problema usando o Gnome Desktop como interface gráfica.

Meu notebook tem essa mesma configuração e parece que o Gnome Desktop passou a exigir um hardware mais “Refinado” pra funcionar sem gargalos. Apesar que notei uma grande melhoria na versão 46, entretanto, a telinha de que tal app parou de funcionar as vezes continua a dar as caras.

Devido a isso mudei de DE testando o Budgie, Cinnamon e XFCE e não tive o mesmo problema com elas. Optei pelo Budgie.

Aqui no meu Arch kde plasma 6 da travamento, mais eu monitoro, seria mais pelo meu processador ser um i3 1,7GHz, esse travamento do arch é do processador que vocês usam 500abas de navegador, joga com youtube ou spotify abertos.

Lembrando que a area de trabalho virtual tambem consome muita memória, usem o btop para monitorar, ele da bastante detalhe o que esta consumindo hardware.

1 curtida

Eu tive esse mesmo problema com várias distros. Algumas eu usei por meses e nunca deram problema, como Manjaro e BigLinux, mas Ubuntu, Endeavour e agora Zorin deram esse problema o tempo todo.
Ontem, quando tive esse problema com o Zorin consegui extrair os logs do sistema:

drm:amdgpu_job_timedout [amdgpu]] ERROR Process information: process pid 0 thread pid 0

E depois o driver resetava e voltava ao normal

1 curtida

Por falar nisso…

“Estamos há ①③ dias sem nenhum congelamento no Arch Linux”. :smile:

Meu PC atual:

MoBo: TUF B360M-PLUS GAMING/BR - ASUSTeK
  iGPU: Intel UHD Graphics 630 (Desktop)
   CPU: 6 × Intel® Core™ i5-9400 CPU @ 2.90GHz
Memory: 15.5 GiB of RAM

Mas @cucurucho agora fiquei com uma dúvida… O seu está travando muitas vezes? Todo dia? Várias vezes por dia? Ou só de vez em quando?

• Se o congelamento for muito frequente, então é necessário encontrar logo uma solução.

• Se acontece só de vez em quando, eu aconselharia “observar”. – Testar algumas “mudanças de hábitos”, e ver se é possível evitar que aconteça.

Um ponto crítico, que o @eddiecsilva já apontou, pode estar aqui:

(São 4 “threads”, mas apenas 2 núcleos, certo?)

Um computador com apenas 4 GB de RAM, hoje em dia, é “meio apertado”, para se usar Gnome ou KDE – e a abertura de muitas abas no Navegador (Browser), já vai exigir muito do hardware. – Não conheço o Minecraft, mas vi que o @eddiecsilva e o @JG22 já avisaram que ele exige muito da máquina.

Usei um PC um pouco mais antigo (2 x Core2 Duo, montado em 2009), com 12 distros KDE (em dualboot / multiboot), até o final de 2019 – mas ele já vinha pedindo arrego, desde uns 4 anos antes, pelo menos – quando eliminei o velho Windows XP, em 2016:

MoBo: ASUSTeK P5KPL-AM-CKD-VISUM-SI - Sata2, USB2
   CPU: 2 × Intel® Core™2 Duo CPU E7300 max: @ 2.66GHz
  iGPU: Intel 82G33/G31 Express
Memory: 4 GB DDR2 667 MHz

Entre 2016 e 2019, eu tive de ir “moderando” meus hábitos:

• Parei de abrir muitas abas no Chromium. – Até hoje, evito manter mais de 3 abas abertas. – (Meu PC atual dá conta, com sobra!, porém mantive o hábito de pegar leve).

• Nunca manter abertas mais de 2 abas com Youtube e / ou Facebook, por exemplo.

• Nunca abrir o Google Maps no Chromium. – Esse, dava uma trava quase total. – (E infelizmente, depois de 2017 ou 2018, o Google Earth deixou de funcionar naquele velho PC).

• Desabilitar “hardware acceleration” no Chromium.

• Quando precisava abrir vários softwares mais “pesados” – Chromium, Gimp, LibreOffice – tratava logo de fechar os que não ia mais usar.

• No Chromium, instalei uBlock Origin, pois alguns “portais” têm tanta tranqueira, que só de abrir no navegador, já dava uma “meia-trava” no PC. – Ficava tudo muito lento, devagar, quase-travando.

• Monitorava o tempo todo, como disse o @gustavotz – só que eu usava o Conky:

Acima - Um dos poucos screenshots antigos, que ainda estão nos meus SSD atuais: – Monitorava o uso de CPU, RAM, Swap, Temperaturas, e até as correntes (Volts: fora do recorte da imagem). – Guardei essa, porque o Conky começou a dar uso “negativo” de RAM (era um bug do Conky, claro).

• Não rodo games (até hoje) – e nunca usei placa de vídeo (só iGPU, “onboard”, “integrada”) – por isso, não conheço o Minecraft.

• Nunca usei VM, pois achei que 4 GB RAM já era muito pouco, só para 1 distro com KDE. – Com vários HDDs, era mais simples fazer dualboot / multiboot.

• Naquela época, eu não ouvia música no PC – e nunca ouvi música “on-line” (exceto no Youtube. Quando alguém me indicava, eu ia lá, escutava 1 música, outra, depois saía).

Hoje, uso o VLC para ouvir as músicas que extraí dos CDs, ou que já baixei. – O consumo de RAM não dá para espantar. No entanto, era comum eu deixar o VLC tocando, e às vezes ele fechava sozinho. – Alguns travamentos aconteceram com o Chrome + VLC funcionando. – Outras vezes, congelou com Chrome + VLC + Google Earth abertos, mas não sei se isso foi a causa dos congelamentos.

Ultimamente, parei de ouvir música, mas foi por outro motivo: ficar atento a qualquer barulho em casa, no quintal ou na rua. :wink:

Enfim, consigo imaginar 3.842 possíveis causas para meu PC “congelar”, às vezes:

• Alguma atualização. – É muito comum, aparecer algum “pequeno problema”, depois de uma atualização – e desaparecer, depois de outra atualização.

• Alguma pequena falha no aterramento da rede elétrica.

• Alguma pequena falha em qualquer dos componentes do PC – placa-mãe, CPU, iGPU, SSD, cabos, conectores etc.

• Algum grão de poeira ou fiapo de tecido que saiu voando e pousou onde não devia.

• Algum elétron errático, fora da curva

• Algum gnomo, duende, gremlim, ou qualquer outro ente dos mundos paralelos.

Tirem todas as personalização do arch e vejam se melhora a performance do sistema, tirei tudo e deixei breeze padrão e parou de travar.

1 curtida

Estou usando o Arch com KDE Plasma e, muito raramente, ele tem apresentado congelamentos a ponto de ser necessário reiniciar. O problema definitivamente não é falta de recursos no meu caso (tenho 32GB de RAM e nunca chego perto do limite). Isso pode estar sim relacionado ao kernel. Inclusive, uma atualização chegou hoje e talvez possa corrigir isso.

Uma dica importante é sempre instalar um kernel LTS junto com o kernel rolling no Arch:

O script archinstall cria apenas swap em ZRAM. Ele não cria partições ou arquivos de swap por padrão.

1 curtida

Vixi estou fora de Arch trava muito!, o pior que não sobra praticamente nada funcional no Mundo Linux, eu digo para um usuario comum como eu …

Rapaz… como assim?
Já instalei distros Linux em computador antigo, computador novo, Mac antigo, notebook… e funcionaram satisfatoriamente bem.

A não ser que sua máquina seja muito “específica”, com incompatibilidade/problemas com o hardware, sua afirmação parece um tanto quanto exagerada.

3 curtidas

o Dj Ware e os Devs que participa do canal dele, Dev de distro famosinha… eles dizem que quem quer ter o minimo de segurança é para usar distro que tenha Wayland Full, o gnome 46 trava muito na minha maquina, o plasma 6 é bugado, sobrou o Lxqt e nem tive tempo e vontade ver , ja o resto das distro sem Wayland estou fora…o meu Desktop é o Ryzen 7 com 32g, o notebook é Ryzen 5 com 16g e uso Windows para coisas serias.

Você está sugerindo que uma distro Linux que, naturalmente, possui muitas “camadas” de segurança, se estiver usando X11, não é minimamente segura. Mas, indiretamente, acredita que o Windows é seguro.

Por onde começar?
Até poucos tempo atrás, Wayland não era “adotado” por nenhuma distro. E o “Linux”’ continuava sendo muito, muito seguro, principalmente quando comparado ao Windows. Eu poderia pedir para qualquer um, aqui do fórum, dizer se já teve problemas de segurança relacionados ao sistema em si.

Primeiro ponto: não há nada de mal nisso. Continue usando-o, normalmente. Espero que isso tenha ficado claro.

Mas, é curioso “morrer de medo” de usar uma distro Linux, alegando não ser minimamente segura e usar Windows. Ousaria fazer a mesma “prova” e perguntar quem, aqui, já teve problemas de segurança com o Windows.

1 curtida

O Canal Dj Ware foi o unico local na Net que vi que o cara tem conhecimento de Linux, e o pessoal que faz comentario no canal dele tambem são do ramo de segurança e devs de varias distro, em alguns videos ele diz que X11 não é seguro usar e tals, agora kda 1 usa oque achar melhor, no canal dele é legal ver os comentarios e seguir esses caras que faz comentarios la , geralmente são devs que trabalha com segurança e sempre é possivel aprender algo, agora vivemos em Democracia, kada 1 faz oque achar melhor e esta tudo bem…é legal quando ele desmonta a distro…kkkk, tem distro que até ele duvida das coisas que tem dentro e fica fuçando e mostrando sem acreditar no conteudo da distro, eu acho legal ver isso kkk, tipo hoje dia de chuva sem ter oque fazer eu fico fuçando em linux…

ôxe…

Uso Arch Linux desde +/- Junho 2017.

Tive travamentos? Sim! – Como em todas as outras distros (tenho12 distros em dualboot).

Por que qualquer distro trava, às vezes?

Algum cabo, algum plug, alguma pequena falha no aterramento, algum elétron fora do esquadro – ou, Chromium / Chrome, VLC, sei lá.

Veja um outro tópico, aqui. – O Void implementou errado, a migração para o Plasma 6. Parece que “fez por capítulos”. Fiquei várias semanas sem conseguir carregar o ambiente KDE Plasma no Void. – Esperei, continuei atualizando de vez em quando (por um console tty) – até que a “migração” ficou completa, e o ambiente KDE Plasma voltou a carregar, funcionando Ok.

Uso Linux desde 2009, e já vi coisas assim, várias vezes. – Alguma atualização vai mal. – Se você tiver 2+ distros em dualboot, apenas use outra distro – e continue atualizando aquela que parou de funcionar. – Cedo ou tarde, aquele problema acaba sendo resolvido, em alguma nova atualização.

Isso já me aconteceu em várias distros. – Nunca, no Arch Linux.

1 curtida

Então hoje eu baixei o KDEneon e estou aqui bricando com ele e esta bacana até o momento, eu gosto do neon porque ele é pelado sem coisas inuteis, eu ainda jogo no lixo o kdeconnect, o wallet, eu não consegui jogar no lixo o VLC…é uma pena o neon não ser RR, quero instalar uma distro e esquecer…

1 curtida

Acho que compreendo tuas aspirações.

O KDE Neon é “pelado” — quando se compara com o Kubuntu, e outras distros similares!

Foi o KDE Neon que começou a me “viciar em rolling-release”, lá em 2016-2017. — Ele demora 2+ anos para mudar sua “base LTS” (Buntu) — mas me deixou “mal acostumado”, com um KDE sempre renovado, semana após semana.

Foi o “gatilho”, pra me interessar por “rolling-release”.

Experimentei 1 distro, depois outra — e depois que comecei a usar o Arch Linux, minha “visão” dessas coisas mudou muito. — Quero insistir no Redcore (Gentoo), porque é a única alternativa “tão cheia de pacotes novos” quanto o Arch.

Ubuntu, Kubuntu? — Não consigo mais. — É terrível, ter de esperar 2 ou 3 anos, para poder usar coisas que inúmeros colegas já estão usando hoje.

Infelizmente, o KDE Neon cai nisso: — O KDE é sempre “novo” — mas o resto, tudo, é “esperar 2 ou 3 anos para usar o que os colegas já estão usando hoje”.

P.S.: - Eu uso o KDE Connect para baixar as fotos do celular, e nunca tive nenhum problema com ele. — Desabilito o KDE Wallet, imediatamente! — Eu costumava usar o VLC, para ouvir umas 5.000 músicas aleatoriamente. Depois, parei, por 2 motivos: — (a) Uma sensação de que ele talvez contribua para alguns “congelamentos”, em qualquer distro com KDE; e (b) Prefiro o silêncio, para ficar atento a qualquer barulho na rua, no quintal, ou na casa.

1 curtida

Ai sim frc_kde, eu nem celular tenho e a minha patota de velhos ninguem usa kkk, então kde connect não me serve para nada assim como celular, jogos nem quero saber e musica só em vinil aqui em casa kkk, eu usei muito distro LTS só que em uma atualização de versão eu perdi umas fotos muito importantes para a minha vida e peguei Bronca dessas distro que a cada 6 meses ou 2 anos tenho que atualizar… hoje as minhas novas fotos estão em um HD SSD externo ,estou procurando uma RR só que esta dificil encontrar uma RR funcional kkkk, eu gostava muito do Gnome, ai veio o 45 peguei bronca e esse 46 eu desisti de vez… o plasma esta em outro patamar, o dificil é encontar uma RR no formato do KDEneon, cara me diz uma coisa por favor! voce que usa KDE qual RR que voce acha que esta melhor ? a minha maquina não funciona com arch.

1 curtida

Então eu falei que eu estava brincando com KDEneon 22.04, eu não tinha visto o video do Dj Ware desmontando o Ubuntu 22.04 quando saiu pois não gosto de LTS, o Dj Ware esculachou o Ubuntu 22.04, os comentarios no canal é pior ainda, estou fora deste 22.04.https://www.youtube.com/watch?v=nLV6k4CpT88

Arch Linux com KDE.

Mas desde 2003-2008, vi nos fóruns que boa parte dos problemas com Linux estavam ligados a Nvidia, placas de vídeo etc. – então optei por usar CPU Intel sobre Placa-Mãe Asus com iGPU Intel.

Montei um PC assim no começo de 2009, e outro no começo de 2020. – Até agora, nenhum problema sério com 25 ou 30 distros que instalei.

Nenhum problema com o Arch, também. – Usei de 2017 a 2020; e agora de 2020 até hoje.

2 curtidas

frc_kde obrigado por responder , eu creio que eu errei em usar Amd Full , o meu desktop esta na garantia ainda e vou continuar a testar umas distro ou usar Windows e segue vida… e hoje como não tem futebol dos veteranos na praça devido a chuva! eu vou ficar brincando de linux em casa, até os netos chegarem e a bagunça começar :smile:

1 curtida

:rofl:

Neto é tudo de bom!

1 curtida