Redcore Linux: - O jeito vai ser reinstalar

Não tem jeito! – Há séculos, não consigo “atualizar geral” o Redcore (Gentoo) – e de 3 ou 4 semanas para cá, não consigo sequer atualizar 1 pacote isolado (especialmente: Google Chrome).

Hoje, fiz minha última tentativa: – Tentei usar o emerge, em vez do sisyphus – e também não deu.

O problema surgiu há muito tempo – e como eu tenho 12 distros em dualboot (sempre posso usar outra), preferi continuar tentando “recuperar” ou “consertar” o Redcore (Gentoo), de vez em quando – mas além de não encontrar solução, o problema só foi piorando… até hoje.

“Redcore” é uma das distros mais difíceis de encontrar dicas no Google. – Costumo acrescentar “Gentoo”, pra ver se consigo mais 2 ou 3 “resultados” – mas não vai.

Existe um Fórum do Redcore, mas o Captcha é tão s4f4do, que nunca consegui me inscrever, esses anos todos. – O número de membros (por causa dessa barreira) é mínimo. Uma insignificância! – E o número de postagens avança em ritmo de tartaruga, claro.

Fora dele (e do Gentoo), encontrei vários resultados para a minha “mensagem de erro” – todos, em fóruns sobre uma linguagem de programação (cujo nome tratei de esquecer) – e nenhum desses resultados me ajudou em nada, para resolver meu problema no Redcore.

Resultado: – Estou baixando uma ISO (mais nova) do Redcore, para começar tudo de novo.

Agora, “queimar” no Pendrive USB, pelo comando dd. – Sim, existem “aplicativos GUI” que fazem tudo – e você não entende o que foi feito, nem aprende nada. Sei disso. – Minha opção (ultimamente) é entender “o que deve ser feito” (por baixo do capô do carro).

• (Bom… Aí, já são 2 coisas: – (a) Reinstalar o Redcore; e – (b) Entender como é a “queima da ISO no Pendrive”. – Deixemos este 2º assunto para outros tópicos).

Hoje é Sexta – amanhã é Sábado – depois é Domingo. – Acho que dá para brincar um pouco com isso.

“Desejem-me boa sorte!” :smile:

Boa sorte, Sr. Multiboot. Que dê tudo certo. :+1:

1 curtida

Gracias, Señor!

“Sem crise”, como diria aquele personagem do Chico Anísio :smile:

Você me recomendaria…

• Desistir do Redcore
    ou
  • Insistir na instalação atual – apesar do Google não me dar nenhuma dica útil… mês após mês…?
1 curtida

Ooops…

É “Redcore” — não “Void”.

• Hoje estou igual minha mãe, que me chamava pelo nome do meu irmão, e chamava meu irmão pelo meu nome :rofl:

Como não é uma distro de “produção” e como você já tentou, várias vezes, consertar o “trem”, melhor não queimar mais neurônios com ela.

E ai, se não obedecer kkkk

1 curtida

Não é tão simples, @wmassis

Essa brincadeira de “o que fazer, agora que o Neofetch foi arquivado” me fez ver que o Redcore é “minha” única alternativa ao Arch Linux — em termos de poder instalar mil pacotes, que só daqui a 2 ou 3 anos vão chegar às distros “bem comportadas”.

1 curtida

Eu entendi a pergunta como tentar consertar o que já está instalado ou baixar

Eu iria de instalação nova. Isso que eu quis dizer.

1 curtida

Eu tento sempre consertar, porque assim a gente aprende alguma coisa nova.

Mas concordo 100% com você: – Se nada deu certo, melhor instalar de novo.

1 curtida

“Vamos por partes”

(Jack, the stripper)

Bola preta para o KDE ISO Image Writer.

Googlei “The last block was not fully written” (últimos 12 meses), e o Google veio com o papo de que “parece que não há muitos resultados”, e pipipi popopó. – Apresentou só 2 resultados.

(3 dias depois, passeando pelo KDE Discuss, quem eu encontro? Quem??? – “The last block was not fully written”. – Bug reportado em 2023 e confirmado por outro usuário em 2024. Ele diz que precisa desmontar. Bom… se eu desmontar, o Pendrive desaparece, e ninguém encontra mais ele – nem o Dolphin, nem o KDE Partition Manager, e muito menos o KDE ISO Image Writer).

Cheguei a baixar de novo a ISO, e fiz de novo a verificação sha256sum – mas claro que o problema não era esse.

ISO deste ano – “2401”, que significa “a 1ª de 2024” (e não “janeiro”, como poderia supor nossa vã imaginação). – Baixei do espelho da Universidade de Princeton, que tem funcionado bem para a minha pacata região serrana do DF. – Média de 26,2 MiB/s, que equivale a uns “200 megas” (minha conexão é de “480 megas”)

Sai um comando dd para viagem! – Disparei +/- às 21:28 e às 21:36 já estava concluído. Taxa de gravação: +/- 10 MiB/s. – Com o Pendrive montado, claro! Senão, o dd também não encontrava.

• 23:23 - Live Redcore: – Wellcome

• 23:51 - Redcore install: – All done

Sem prints, infelizmente. – Só fotos enormes, que teria de cortar, nivelar, tratar, reduzir no Gimp.

Faltando 1 minuto para la media noche, eu já estava no openSUSE, atualizando o Grub, para reconhecer a nova instalação do Redcore Linux.

Também precisei recolocar o Grub do openSUSE na prioridade de boot da UEFI Bios, pelo efibootmgr – porque está claro que o Redcore tinha se apropriado.

Ainda precisei reaplicar o Rótulo (Label) “Linux11”, que se perdeu ao formatar a partição do Redcore para reinstalar. – Sem isso, o uDisks2, o Dolphin, o Conky etc. das outras distros não conseguem adivinhar o que é aquilo.

E guardar uma cópia dos atuais lsblk / blkid, de lembrança, porque nunca se sabe quando vamos precisar.

Ainda me diverti mais um pouco, fazendo um backup atualizado os arquivos fstab, configurações do Conky, scripts etc. de todas as distros – coisa que andei relaxando um pouco, ultimamente:

Baixar as fotos da instalação – antes que algum aventureiro me arrebate o celulóide – e renomear em massa, em um formato de nome que se consiga entender:

Hoje, finalmente comecei a configurar o Redcore. – Ou, tentar, pelo menos.

Criei o arquivo de configuração que permite montar as demais partições sem exigir autenticação – para fazer a montagem automática de todas, no início de cada sessão:

nano /etc/polkit-1/rules.d/99-udisks2.rules

/ Allow udisks2 to mount devices without authentication
polkit.addRule(function(action, subject) {
if (action.id == "org.freedesktop.udisks2.filesystem-mount-system" || action.id == "org.freedesktop.udisks2.filesystem-mount" || action.id == "org.freedesktop.udisks2.filesystem-mount-system-internal") { return polkit.Result.YES; } });

12:39:39 - Reiniciei, mas não montou as partições – nem permitiu montar manualmente, sem pedir senha. – Ok, posso tentar de novo, mais tarde.

Hora de atualizar – para poder instalar os pacotes de que preciso. – Já veio configurado o espelho de Princeton, o que me poupa trabalho:

# sisyphus mirror list
1   http://mirrors.redcorelinux.org/redcorelinux/amd64/packages/
2   http://mirrors.redcorelinux.org/redcorelinux/amd64/packages-next/
3 * http://mirror.math.princeton.edu/pub/redcorelinux/amd64/packages/
4   http://mirror.math.princeton.edu/pub/redcorelinux/amd64/packages-next/
5   http://mirror.alpix.eu/redcorelinux/amd64/packages/
6   http://mirror.alpix.eu/redcorelinux/amd64/packages-next/
7   http://mirror.yandex.ru/mirrors/redcorelinux/amd64/packages/
8   http://mirror.yandex.ru/mirrors/redcorelinux/amd64/packages-next/

Logo na primeira tentativa, o sisyphus deu uma resposta mal-criada:

# date; sisyphus spmsync; date
Fri 31 May 13:05:29 -03 2024
Fri 31 May 13:05:31 -03 2024

# date; sisyphus update; date
Fri 31 May 13:06:08 -03 2024
fetching updates....     No stash entries found.
Fri 31 May 13:06:37 -03 2024

Fui à caça, no Google, e encontrei logo uma receita do bambambã do Redcore:

That means the system is not fully upgraded, and your latest attempt failed somehow. Try this :

emerge --sync
cd /opt/redcore-build
git fetch --unshallow
git fetch --all
git reset --hard 5361e6b8970e53046955ac5071d9122990cf77ec
emerge -va1 sisyphus sisyphus-qt
sisyphus branch master
sisyphus rescue
sisyphus upgrade

This should work. If you have issues, please let me know.

6 entenderam alguma coisa?? Eu, não! – Mas segui esses passos, e o negócio se desenrolou a contento: – 1.072 pacotinhos.

• Mas entre o penúltimo comando e o último, executei um # cd – porque não faz sentido ficar o resto da vida na pasta /opt/redcore-build

Et voilá! – C’est fini:

• 13:37 - Sisyphus upgrade - START

• 15:42 - Sisyphus upgrade - COMPLETE

Apenas 2 horas 5 minutos – sem nenhum percalço.

Atualizar o Grub do openSUSE, de novo – porque apareceu Kernel novo:

Ficou registrado que a ocupação da partição do Redcore passou de 15,6 GiB para 19,4 GiB.

Felizmente, pude verificar pelo Firefox os detalhes da minha experiência em 2022.

3 curtidas

Adimiro sua paciência em querer resolver as coisas e por ventura tomar tanto seu tempo assim rsrsrs. Já fiz muito isso, mas atualmente se chega a uma “treta” desse tamanho que você teve com o Redcore com alguma outra distro eu já tinha tacado fogo e instalado outra coisa kkkkkkkk. Já fiz muito isso de instalar distros como Slackware, Gentoo, Funtoo, Arch e configurar tudo, mas hoje não tenho mais essa paciência. Mas, parabéns :clap: :clap: :clap:

2 curtidas

Não só configura, registra os detalhes, também. Outro nível.

2 curtidas

Uai, sô…

… se você já instalou e configurou o Gentoo… Agora é a minha vez, ha ha ha!

Mas, falando sério… Nem tomou tanto tempo assim.

Domingo passado – menos de 40 minutos, para instalar:

$ ls -1 | grep Redcore
2024-05-26 - 23:13 - UEFI Bios boot - para iniciar sessão Live USB / Pendrive
...
2024-05-26 - 23:51 - Redcore - instalação terminada

E hoje, 3 horas 20 minutos – sendo que 2 horas 5 minutos foi a atualização – e aproveitei esse tempo para outras coisas:

2024-05-31 - 12:26 - Redcore - início da sessão
...
2024-05-31 - 15:42 - Redcore - upgrade concluído

As pessoas confundem SDA “de baixa intensidade”, a longo prazo – com SDA frenético, alucinado… :smile:

Se alguma distro começa a dar trabalho, pode ter certeza de que eu enjoo fácil – reinicio e vou me divertir em outra distro que esteja funcionando – em geral, o Arch Linux (99% do tempo).

Gasto muito pouco tempo com essas coisas.

Eu tinha instalado o Redcore em Junho 2022, brinquei bastante por 1 ou 2 semanas – depois, fiquei só atualizando aos Domingos – e enquanto isso, navegava na internet ou conversava com meus filhos pelo Zap.

Em Outubro 2022, começou a faltar espaço. – Só em Dezembro 2022, voltei, e ampliei a partição de 30 GiB para 60 GiB. – Não resolveu, então deixei de molho mais alguns meses.

Nesse período, pesquisei “Task was destroyed but it is pending” – uma coisa do python – mas não vou aprende python, só pra entender “do quê estão falando”.

Voltei em Abril 2023. – O Chrome reclamou, então atualizei só o Chrome, para poder pesquisar mais um pouco.

Voltei agora, Maio 2024, e não consegui atualizar nem o Chrome – então me preparei para reinstalar, porque não adiantava mais teimar.

Muito pouco tempo gasto com isso.

O Void, também, que ficou 2 ou 3 semanas sem carregar o Plasma 5 nem o Plasma 6. – Entrei 3 ou 4 vezes pelo tty (console), e continuei atualizando. – Um belo dia, voltou a funcionar.

Pra quê ficar queimando as pestanas? – A vida é uma diversão – não, uma agonia.

1 curtida

Instalar o Gentoo é o de menos, mas quando vi que a graça dele é compilar e quando passei 2 horas na minha carroça pra compilar um Firefox?. Pra ter o quê? 0,5 segundos a menos em comparado a um binário?. Aí foi quando decidi que isso não era pra mim mais rsrsrs. Aprendizado foi incrível, mas para o dia a dia não é vantajoso no meu caso.

1 curtida

Não precisa ser assim:

O Redcore oferece binários do sistema básico, ferramentas, utilitários, e dos aplicativos mais populares.

Basta procurar – e se encontrar o binário pronto, basta instalar:

sisyphus search google-chrome
sisyphus install google-chrome

Se não existir o binário – mas existir um ebuild – o próprio sisyphus avisa:

# sisyphus install gnome-screenshot

Source package(s) found in the mix; Use 'sisyphus install gnome-screenshot --ebuild'

Em resumo, tive de compilar poucas coisas.

Acho prático, esse modo de começar a explorar o mundo Gentoo – sem ser obrigado a ler 300 páginas sobre “USE”, “Flag” etc. – sem entender do que se trata.

Quando precisei habilitar o Dolphin a exibir os dados Exif das fotos, li um pouco, alterei uma Flag:

*/* semantic-desktop

O Redcore evita ter de fazer um curso de pós-graduação, antes de poder começar a brincar.

Imagine, um bebê ter de estudar toda Física Mecânica, antes de dar os primeiros passos.

No PC antigo eu tinha o Sabayon – mas quando fui instalar no novo PC, vi que ele estava deprecado. – Pesquisei, perguntei, escolhi o Redcore, e comecei a brincar.

12 distros? vou começar a te chamar de mestre

:grimacing:

Não faça uma coisa dessas…

• “Dotô” é quem tem Doutorado
  • “Mestre” é quem tem Mestrado

Eu sou só um fuçador.

2 curtidas