Travamento Arch Linux

Olá, estou precisando de ajuda em relação a um “problema” que tenho enfrentado ultimamente.

O meu Arch Linux trava em certos momentos, me obrigando a reiniciar completamente o computador através do botão físico. Isso é algo que não ocorria anteriormente e parece acontecer especialmente quando estou ouvindo música ou com o Minecraft aberto. Não sei ao certo se o problema está no Arch Linux ou se é algo relacionado às peças do meu computador.

Aqui estão as informações do meu sistema:

• Kernel: x86_64 Linux 6.8.9-arch1-2
  • Uptime: 9 minutos
  • Pacotes: 911
  • Shell: bash
  • Ambiente de Desktop (DE): GNOME 46.1
  • Gestor de Janelas (WM): Mutter
  • Resolução: No X Server
  • Tema GTK: Adwaita [GTK2/3]
  • Tema de Ícones: Adwaita
  • Fonte: Cantarell 11
  • Disco: 147GB / 4,6TB (4%)
  • CPU: Intel Core i3-7020U @ 4x 2.3GHz (49.0°C)
  • GPU: Mesa Intel(R) HD Graphics 620 (KBL GT2)
  • RAM: 2565MiB / 3830MiB
1 curtida

Após o travamento pegue as últimas 150 linhas de informação de registro do sistema

journalctl --unit=my.service -n 150 --no-pager

Talvez tenha alguma informação importante

Eu passei por esses travamentos no Arch com Gnome e não consegui resolver, até pensei que o problema seria as minhas maquinas que são Amd Ryzen 5 e 7,como voce usa Intel e trava tambem! então não sei se são os Amd Ryzen que trava ja que o seu intel tambem trava, na net tem muitos casos , e sempre a solução é instalar extensões no gnome, ja as derivadas do arch com gnome não trava! só que as derivadas são cheias de extensõe e coisas no multilib em 32-bit, como não gosto de extensões e usar coisas em 32-bit estou sem solução ou descartando o Gnome no Arch

Tive vários travamentos, em várias distros – mas como uso o Arch 99% do tempo, é claro que anotei muito mais travamentos nele, do que nas outras distros.

Houve um início, que não sei exatamente quando aconteceu. – Depois, parou. – Já faz muito tempo que não acontece.

Estou usando Kernel LTS no Arch, desde aquele “Kernel without EFI handover”, em Março de 2023. – Portanto, foi já com ele que registrei travamentos, mas nas outras distros os Kernels eram outros, então não posso afirmar que o problema estivesse aí. – Atualmente, meu Arch está na versão Linux 6.6.30-1-lts.

Infelizmente não consigo mandar nenhum comando quando ele trava, única opção é desligar ele.

O meu arch está na versão 6.8.9-arch1-2

Então o recomendado seria mudar de distro?

Olá @cucurucho, tudo bem contigo?

O Minecraft java é um devorador de recursos no computador, mesmo você ajustando muita coisa nele, ainda será bem exigente para o seu hardware.

Sugiro usar alguma ferramenta de monitoramento leve (via terminal, por exemplo) para ter informações mais precisas sobre o uso da CPU e da memória quando ocorre um evento.

Para monitorar a temperatura da CPU via terminal você pode instalar o pacote “lm sensors” e depois usar o btop. O Btop é interessante porque em uma única tela você poderá ver todas as informações relevantes sobre seu sistema.

Faça alguns testes e medições, depois compartilhe conosco seus achados.

:vulcan_salute:

1 curtida

O minecraft que uso é a versão Bedrock, a versão de telefone para computador.

Instalarei os pacotes e farei o teste, obrigado.

Amigo, o seu computador tem 4Gb de memória, e um processador dual core. Apesar de utilizar Linux ser mais performático que um Windows cheio de serviço rodando por trás dos panos, basta abrir o gerenciador de tarefas do Gnome e acompanhar o consumo de memória ao abrir o Minecraft e o seu player de música (seja o Spotify ou uma aba do navegador) e você verá que o consumo de memória estará batendo no teto. Não só isso, como você não possui uma placa de vídeo dedicada, uma porção da memória RAM será usada como memória de vídeo para a iGpu (o que resulta em menos menos recursos disponíveis para os programas além mar do sistema operacional). O que você pode tentar fazer para amenizar o seu caso de travamento é instalar uma DE mais leve, como o XFCE ou o LXQT, mas não existe milagre para hardware limitado, apenas sobrevida e respeitando os limites :vulcan_salute:

4 curtidas

Pergunta, você tem alguma swap? Esse travamento é bem típico de sistema sem.

Ainda mais querendo usar gnome, minecraft e spotify com 4 gb de ram.

Se a resposta for não, siga esses passos.

Arquivo swap

Como uma alternativa para criar uma partição inteira, um arquivo swap oferece a capacidade de variar seu tamanho em execução, e é mais facilmente removido completamente. Isto pode ser especialmente desejável se o espaço em disco for precioso (por exemplo, um SSD de tamanho modesto).

Manualmente

sudo dd if=/dev/zero of=/swapfile bs=1M count=2048 status=progress

Defina as permissões certas (um arquivo swap legível por todos é uma imensa vulnerabilidade local):

sudo chmod 600 /swapfile

Após criar o arquivo no tamanho correto, formate-o para swap:

sudo mkswap /swapfile

Ative o arquivo swap:

sudo swapon /swapfile

Finalmente, edite a configuração do fstab para adicionar uma entrada para o arquivo swap:

sudo nano /etc/fstab

Acrescente a linha “/swapfile none swap defaults 0 0” ao fim do arquivo. Aperte Ctrl+O para salvar e Ctrl + X para sair.

Para informações adicionais, veja fstab#Uso.

Nota: O arquivo swap deve ser especificado por sua localização no sistema de arquivos, e não por seu UUID ou LABEL.

1 curtida

A quantidade do swap que o Archinstall faz automaticamente não é o ideal ou suficiente ? pois meu Desktop tem 32g de memoria e meu Notebook tem 16g e ambos trava com Gnome ( Minino) no Arch, usando plasma 6 não trava.

1 curtida

Outra dica que pode ajudar a evitar esse tipo de situação e utilizar o pacote earlyoom ou systemd-oomd pra automatizar o kill dos apps na sobrecarga, infelizmente e necessario trocar essa DE e regular o uso pois o Linux não tem a mesma otimização de RAM no multi-task igual ao Windows ou MacOS

Foi só “elogiar”…

Acabou de acontecer – no Arch – CPU 6 x i5-9400 (9th gen), 4.1 GHz Intel (800 ~ 4100 MHz), com 16 GB RAM, iGPU Intel UHD 630.

Pela foto que documentei, estavam abertos (minimizados):

• Dolphin
  • Kate (5 ou 6 abas)
  • Konsole
  • KWrite (1 aba)
  • Gwenview (1 captura do início da sessão, 5 horas 34 minutos e 3 segundos antes do congelamento)
  • Whatschrome ou WhatsApp Web (tenho ambos, e nunca sei qual deles estou usando)

Em atividade:

• Google Chrome, com 2 abas do Blogger / Blogspot (o blog e o gerenciador do blog) + 1 aba Twitter, no momento em que ia compartilhar 1 postagem

Segundo indicava o Conky:

• 6 núcleos em 800 MHz (o mínimo), usando 16% a 30% (média 22%)

• 2,94 GiB usados, de um total de 15,5 GiB disponíveis (teoricamente: 16 GB)

• Swap: usados 0 Byte. – Tenho uma partição Swap de 11,0 GiB, mas nunca vi esse PC usar Swap, em seus 5 anos e 3 meses

• Processos: 274 (1)

• Threads: 746 (11)

• Temperaturas dos núcleos: 31ºC a 34ºC

• Downspeed: 163 KiBe/s

• Upspeed: 8,6 KiBes

• Disk I/O: 218 KiBes. – Máximo: picos de 1,1 MiB nos últimos 4 minutos e 30 segundos

• 2 processos Chrome usando 9,98% e 4,91% das CPUs, além de Kwin usando 2,03%, Xorg usando 1,69%, Chrome usando 1,02%, Conky usando 0,68%, e mais 2 processos usando 0,17%

• widget de Clima indicando “Sol”. – Verdade, embora eu também veja várias nuvens

Dual core sim! Referência do Core i3-7020U: Ark Intel

2 curtidas

O archinstall só faz swap se você pedir.

1 curtida

Legal, então este Swap True = (Verdadeiro) não serve para nada? eu pensava que ele ajustava os valores automaticamente.

Então mano, só cria se você deixar marcado aí. Se marcar como false ele não cria.

Quando você diz “criar automaticamente” lembra o que algumas distros fazem de criar uma sem perguntar caso você não tenha uma partição. Acho que o kubuntu faz isso.

O autor do tópico também não disse se usou o arch install ou se instalou na mão.

De qualquer forma, o problema parece o que acontece quando o sistema não tem swap.

1 curtida

Acho que você deve tentar solucionar – pelo menos durante algum tempo – em vez de ficar instalando distros diferentes.

Aqui comigo, aconteceu de novo! – Depois de muito tempo (várias semanas) que não acontecia mais:

2024-05-11_10-09-42_A-inicio.jpg
2024-05-11_15-51-16_Mx-inicio-apos-Arch-freeze.jpg
2024-05-11_18-17-26_V-inicio-apos-Freeze-MXLinux.jpg

Primeiro, aconteceu no Arch Linux – após 5 horas de funcionamento normal.

Fui para o MX Linux, e depois de 3 horas também travou.

Aí, vim para o Void Linux (ontem, às 18:17) – e ele travou hoje de manhã, às 9:48. – Tirei uma foto… e de repente ele destravou.

Neste momento, o Void já está rodando há 1 dia e 1 hora – e não travou mais.

Por isso, acho que vale a pena tentar descobrir a causa – em vez de já instalar outra distro.

1 curtida

Obrigado a todas as dicas, pessoal, porei em prática e vou ver como a maquina se comporta se precisar volto novamente aqui. <3

1 curtida

Meu Arch começou a ter o mesmo problema de uns tempos para cá. Vi muita gente comentar que é coisa do Kernel.

1 curtida