Transição de Windows para Linux

Bom dia pessoal, eu sou um usuário Windows desde sempre, tenho um samsung book 2 com 16gb de ram. Gostaria de saber se vcs podem me ajudar a escolher o melhor sistema para essa mudança.

Sou um usuário comum, mas gosto de desenhar com mesa digitalizadora, jogos (na maioria das vezes offline, com historia, indies) e produtividade.

Estou em dúvida entre linux Mint, Pop OS e Zorin, porém mais tendencioso ao Pop OS, minha questão é só a dúvida já que não entendendo muito de linux.

A primeira coisa a se fazer é pesquisar em qual distro a sua mesa funciona ou como fazer ela funcionar.

Muitos vão te recomendar essas 3 que vc citou, além do Ubuntu, pelo fator “iniciante”, porem eu não gosto dessa “separação” que muita gente faz.

Não existe isso de “ajudar a escolher” a distro. Faz um dual boot, instala o Linux, testa. A que vc vai escolher é a que melhor te atender.

1 curtida

Alguns nomes:

O ambiente KDE mais recentes que vem no fedora e archlinux vem com muitas melhorias para isso, claro que sua mesa tem que ter suporte como disse o @Cassiano

nenhuma dessas vem com a ultima versão do KDE
para jogos qualquer uma mas o kde tambem tem umas melhorias ja que o steamdeck usa kde embaixo dos panos.|
kde → digital-art

1 curtida

Cara, todas essas distros são boas pra quem vem do Windows, quando migrei fiquei no Zorin por uns 2, 3 meses, mas tenho um problema de rede usando distros base Ubuntu (devido a minha placa mãe ter mais de 10 anos acho) e acabei ficando no Big Linux (também recomendaria ela inclusive).

Pra mim o que pegou no Mint é o visual, sei que é frescura mas não me adaptei. Já o Pop meu medo é a próxima versão com cosmic vir zuada.

Mas o melhor jeito de descobrir o que te atende é usando e no meu caso a melhor coisa que fiz foi não ter o dual boot com Windows que aí me forcei a usar.

Boa sorte e qualquer coisa tamo pelos fóruns da vida…

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.