Touchpad não funciona no Mint

Sou iniciante no Linux. Tenho um notebook Samsung NP550XDA e veio com Windows 11. Consegui fazer a instalação dual boot, de forma tal que esta rodando W11 e Linux Mint 20.2.
No windows o touchpad funciona normalmente, mas no linux não funciona em absoluto. Nem para clicar nem para mover o ponteiro. Isso aconteceu desde o momento em que coloquei o pendrive para instalar. Tanto que a instalação só foi possível porque conectei um mouse no porto USB.

Já li os outros comentários, mas não consegui resolver.

Desde já agradeço a ajuda.

Acredito que esse outro tópico vai poder te ajudar, lá foram mostradas algumas soluções:

Ainda não consegui. Estou tentando criar o arquivo ‘50-mtrack.conf’, mas não sei como criar ele no diretório indicado. Devo criar ele pelo terminal? Não tenho claro como fazer isso. Tentei, mas me diz “permissão negada”.

Consegui já criar o arquivo. Mas esse método não deu certo.

Nas configurações do Mint tem como desabilitar o touchpad, já tentou ver se está desativado lá?

É só abrir as configurações de mouse e touchpad.

E ativar o touchpad de novo.

Sim, isso foi a primeira coisa que fiz. Mas não funcionou.

1 curtida

Digitei no terminal xinput list e me retornou varios elementos do hardware (camara vga, teclado, etc), mas não apareceu nessa lista o touchpad. Evidentemente o Mint não está reconhecendo o touchpad.
Acredito que isso esclarece o que está acontecendo, mas não sei como resolver.

É um equipamento bem novo, certo? Pode ser que seja que o kernel 5.4 (o padrão do Mint) não tenha o driver pra ele… experimenta criar um pendrive com a ISO de um sistema com kernel mais recente (serve Fedora, Manjaro) e veja se o touch funciona… se for o caso, aí veja como colocar um kernel mais recente (o ideal seria o 5.10, que é LTS, mas talvez até esse ainda não tenha o driver pra ele)… mas entenda, isso pode ser especulação minha. Contudo, não custa testar

O equipamento é novo para mim, mas nem sei se há muito temo que está no mercado. Ele é um samsung book com microprocessador intel core i5-1135G7, 8GB de RAM e 256GB de ssd.

Acabei de atualizar o kernel. Efetivamente tinha o kernel 5.4 e agora tem o kernel 5.13. Mas lamentavelmente, o problema persiste.

Usando o comando xinput list o touchpad ainda nem aparece na lista.

1 curtida

O lap do meu trabalho é bem parecido, Samsung Book X40, com um I5 de 10ª geração. Rodo Manjaro nele desde o kenel 5.13 nele e o touch sempre funcionou. Veja se rodando outro sistema, de outra base, o problema se repete

Galera, funcionou!! Atualizei o kernel e depois o próprio linux informou que tinha uma nova atualização dessa versão: 5.13. Atualizando e reiniciando, agora o touchpad funciona normalmente.

Muito obrigado pela atenção e as dicas.

1 curtida

@david1, mas tem um porém: o 5.13 está marcado como EOL (end of life, fim da vida). O 5.4 é usado pelo Mint por ser LTS (long term support, suporte de longo prazo). Veja se o 5.10, que é LTS, funciona. Se sim, mantenha-se neste, o 5.13 não recebe mais atualizações de segurança…

1 curtida

Dá para pôr kernel mais recente que o 5.4 no Mint pelas próprias configurações em modo gráfico.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.