Sou iniciante no Linux. Tenho um notebook Samsung NP550XDA e veio com Windows 11. Consegui fazer a instalação dual boot, de forma tal que esta rodando W11 e Linux Mint 20.2.
No windows o touchpad funciona normalmente, mas no linux não funciona em absoluto. Nem para clicar nem para mover o ponteiro. Isso aconteceu desde o momento em que coloquei o pendrive para instalar. Tanto que a instalação só foi possível porque conectei um mouse no porto USB.
Já li os outros comentários, mas não consegui resolver.
Ainda não consegui. Estou tentando criar o arquivo ‘50-mtrack.conf’, mas não sei como criar ele no diretório indicado. Devo criar ele pelo terminal? Não tenho claro como fazer isso. Tentei, mas me diz “permissão negada”.
Digitei no terminal xinput list e me retornou varios elementos do hardware (camara vga, teclado, etc), mas não apareceu nessa lista o touchpad. Evidentemente o Mint não está reconhecendo o touchpad.
Acredito que isso esclarece o que está acontecendo, mas não sei como resolver.
É um equipamento bem novo, certo? Pode ser que seja que o kernel 5.4 (o padrão do Mint) não tenha o driver pra ele… experimenta criar um pendrive com a ISO de um sistema com kernel mais recente (serve Fedora, Manjaro) e veja se o touch funciona… se for o caso, aí veja como colocar um kernel mais recente (o ideal seria o 5.10, que é LTS, mas talvez até esse ainda não tenha o driver pra ele)… mas entenda, isso pode ser especulação minha. Contudo, não custa testar
O equipamento é novo para mim, mas nem sei se há muito temo que está no mercado. Ele é um samsung book com microprocessador intel core i5-1135G7, 8GB de RAM e 256GB de ssd.
Acabei de atualizar o kernel. Efetivamente tinha o kernel 5.4 e agora tem o kernel 5.13. Mas lamentavelmente, o problema persiste.
Usando o comando xinput list o touchpad ainda nem aparece na lista.