Todas as distribuições Linux já vem preparadas para descompactar arquivos .zip?

Estou conversando com um desenvolvedor que está fechando o “Quake Anthology” para Windows, e ele está me perguntando “Qual extensão empacotar para Linux”.

Antes estávamos pensando em fechar pacote .deb, mas mudamos de ideia, visto que .deb é voltado para distribuições Ubuntu/Debian, e poderíamos estar dificultando o acesso à usuários de outras distribuições.
Estamos cientes que o usuário pode descompactar o .deb em qualquer distribuição e jogar, porém, também estamos cientes que há usuários que simplesmente não saberão fazer isto, então estamos procurando uma extensão que seja acessível para todos os níveis de usuários.

Estamos pensando em AppImage, tar.gz e zip.

Ele está pensando em compactar em .zip, por conta do “cross compiler” (zipar diretamente do Windows).

Gostaria de saber a opinião de vocês, pensando na acessibilidade para a maioria dos usuários.

Compactar o jogo em AppImage, tar.gz ou zip?

A propósito… todas as distribuições já vem configuradas para descompactar arquivos .zip? Ou há necessidade de instalar o unzip?

Desde já agradeço pela atenção de todos.

1 curtida

Bom, falando por mim, todas as distros Linux que eu testei vieram com algum descompactador .zip, seja graficamente ou via terminal.

1 curtida

Sim, praticamente todas as distros user-friendly permitem

AppImage é o mais óbvio, não precisa extrair

3 curtidas

Apesar de a maior parte das distros vier sim com ferramentas para extrair .zip de fábrica, o melhor ainda seria tar (.gz, .xz, .bz2, etc.) ou AppImage.

Os .tar são melhores para distribuir apps do que o ZIP já que eles armazenam as permissões. Assim, na hora que o cara extraísse, dois cliques no Quake.x86_64 ou seja lá o que for já abriria o jogo, sem precisar botão direito → propriedades → permissões → executável.

Os AppImage na maioria das distribuições precisam marcar manualmente como executável, mas não precisam extrair. Além disso, se vocês produzirem o AppImage certinho, as bibliotecas do programa vão estar embutidas nele e o usuário não vai precisar instalar nada para jogar, mesmo que ele literalmente tenha acabado de formatar.

ZIP tem os problemas do tar.gz (precisar extrair e instalar as bibliotecas manualmente) e do AppImage (marcar como executável manualmente).

3 curtidas

Huuum interessante, pena que o formato AppImage não funciona no meu Debian aqui…

O AppImage é interessante, é só deixar as instruções na tela de download que vão ajudar usuários inexperientes (que basicamente é clicar com o botão direito sobre o arquivo > Propriedades > marcar “permitir execução do arquivo como programa” > fechar a janela e clicar 2 vezes sobre o arquivo para executar).

Porém é possível também distribuir o jogo em arquivo compactado como .zip, aliás, vários jogos para Linux do itch.io vem em .zip. É só descompactar numa pasta e executar (raramente tive problemas com dependências). E todas as distribuições populares user-friendly vem com o ZIP instalado, com alguma ferramenta de interface gráfica que pode ser usada sem a necessidade do Terminal (e quem usa distros “hardcores” sabe muito bem como lidar com estes arquivos).

2 curtidas

Também voto pelo Appimage.

Isso é esquisito, você sabe dizer por quê? Fui ao site do Appimage e o Debian está lá listado como uma distribuição que suporta esse formato.

1 curtida

Não, não sei o porque esse erro ocorre, mas não tenho muito interesse em resolver, o AppImage não é uma prioridade para mim.

Abre um tópico com os passos… isso relativamente raro

1 curtida

ok então (718 caracteres)

Testando outros AppImages descobri que todos os outros funcionam, exceto o BalenaEtcher via AppImage.
Foi meio ignorante de minha parte achar que todos não funcionavam kk.
Mas como o BalenaEtcher é a primeira coisa que eu baixo ao formatar meu PC, sempre baixava ele em AppImage e o erro ocorria, mas como ele existe em versão .deb nunca me atentei a resolver esse erro e ficou por isso mesmo.

1 curtida

Acredito que possa ser também essa versão específica que você baixou. Você pode conversar qual é a falha pelo terminal (essa é uma das vantagens do terminal, acompanhar o que o app está fazendo, e o que houve de errado no app).
Basta:

chmod +x nomedoapp.AppImage (se você não já tiver marcado o pacote come executável)

E dar o comando:

./nomedoapp.AppImage

E acompanhar pelo terminal.

1 curtida

Desculpa aí o erro já foi resolvido em um outro tópico, vou deixar o link pra você:
Erro ao executar BalenaEtcher em formato AppImage

3 curtidas