Time de design do GNOME prepara novidades no visual da interface

Um momento amigo
O que distribuições Linux mais oferecem é flexibilidade para personalizar e tu manda uma dessa?

2 curtidas

Concordo com você, mas falando de fontes e apresentação Windows bate ainda, mas como falaram é gosto mesmo.

Concordo, fizeram o famoso facelift para apresentar uma nova versão :slight_smile:

1 curtida

Também acho a aparência do sistema importante. Trabalhar em um sistema visualmente incoerente é como trabalhar em uma mesa ou escritório bagunçado. Mas atualmente acho o Gnome (principalmente a partir da versão 40, atualmente estou usando o 41 no fedora 35 beta) mais coerente visualmente e bonito do que o windows, mesmo considerando a versão nova (windows 11, não gostei das mudanças, acho que será melhor futuramente, mas, na minha opinião, a Microsoft queimou a largada ao lançar agora). Assim, vendo para onde a Microsoft está rumando, a curto e médio prazo, decidi abandonar o barco por enquanto e experimentei algumas distros, acabei ficando no Fedora que está me atendendo perfeitamente.
Não é minha primeira experiência com linux, geralmente usava por alguns períodos para testar e conhecer o sistema (para tirar as minhas conclusões, considerando o meu modo de usar um sistema operacional). Usei o Ubuntu e KDE Neon. Realmente o Ubuntu está ficando estranho, mesmo com pouco tempo de uso dessa distro, percebo que ficou estagnada em alguns aspectos e tomou caminhos estranhos em outros. Mas ok, é uma boa distro em todo caso e bonita. Considerando a sua história, creio que teremos boas noticias dela em breve.
Enfim, penso que beleza não falta nas distros linux.

3 curtidas

No fim da matéria está: “Na imagem abaixo, você irá ver como o aplicativo de contatos pode ficar após ser portado para GTK 4 e a libadwaita. Note que o novo estilo deixa o aplicativo mais elegante e com uma sensação de leveza”.
Mas não tem a imagem, ou pelo menos aqui não carrega.

2 curtidas

Assino em baixo que sou um desses :raising_hand_man:
Sou o maniaco da barra em cima, não testei o w11 ainda, mas quando eu colocava a barra em cima, o sistema quebrava as “windows” e os botões ficavam cobertos , coisa que não acontece em nenhuma interface além dos wm’s e Waybar/Polybar/tint2 e compania. Ja tive que colocar e depois voltar a barra um monte de vezes por causa disso. Mas é realmente opinião a questão de estetica, eu acho muito bonito o visual do ubuntu e gostei mais ou menos do w11, se eu ussase eu colocaria de novo para a esquerda, assim meu mais ou menos se tornaria um “muito bonito”.

2 curtidas

Não sou fã do GNOME.
Mas não é por falta de beleza e elegância.
Neste quesito, a meu ver, o GNOME brilha!

5 curtidas

Caso queira ver a imagem, tente aqui:

No meu caso foi o GNOME, principalmente agora com o novo design dos Apps GTK4 e libadwaita, além do workflow simples fácil e agradável. Minha opinião.

3 curtidas

Faço uso do Linux por assim dizer a uns 4 anos, digo uso diário e não só pra testes, e de uns tempos pra cá o que eu mais vejo e a dona M$ beber d’água do mundo Linux quando vi a interface do novo Windows não deixei de lembrar de versões personalizada do Gnome. Sim, mesmo eu achando o Gnome parado no tempo nesses últimos 4 anos o seu ambiente de trabalho é muito mais produtivo e objetivo e personalizável que o Windows (uso Gnome em casa e Windows no trabalho). Agora que a versão 4x. ao meu ver ficou bem mais produtivo e dinâmico, ao menos pra mim que faz o uso pra itens básicos. (Internet, player de vídeos, editores de textos).

Mas das distribuições a que melhor usa todos o potencial do Gnome é evidentemente o Fedora, o Ubuntu como citei no início faz o projeto Gnome ser parado no tempo, que e a minha distribuição preferida e que funciona bem no meu Tablet/Notebook da positivo

1 curtida

Por quê? Em comparação com os outros ambientes gráficos o Gnome foi o que mais evoluiu nos últimos anos, na minha opinião

visualmente sim

mas bor baixo dos panos ele realmente evoluiu muito.

Não mais né, Gnome quebrou a flexibilidade chamando extensões e temas de “hacks sujos” pro sagrado código deles…

O Fedora seria basicamente o GnomeOS se houvesse um… é uma harmonia perfeita com o HIG deles.

E quem te garante que ainda não continuam fazendo? Manjaro Gnome e o Solus Gnome são dois exemplos que fazem bonito nas costumizações…

3 curtidas

Temporariamente, o novo libadwaita que vai chegar vai mudar essas customizações de tema, se bem que o Gnome anunciou que futuramente, talvez em um ano, vai permitir uma espécie de “colorização” do Adwaita…

@Daigo Não é necessariamente um OS ainda, é um ambiente de testes das mais novas tecnologias gnome… mas em VM… nada de bare metal. O Fedora já faz um ótimo trabalho, já que é uma workstation funcional e completa :smile:
É como se fosse um KDE Neon só que roda em VM somente.

Eu, particularmente, acho muito mais bonito do que qualquer Windows. Perceba que sequer mudei o wallpaper. O GNOME acabou conquistando um cantinho só pra ele no meu coração. Para mim, é a interface mais bem acabada por padrão que se pode encontrar.

3 curtidas

Cara, sabe que eu me decepcionei com o Windows 11 principalmente por causa das modificações entre versões das distros Linux?

Vou explicar o motivo, em 2/10/2019 a Microsoft aninciou o Windows 10X (que é basicamente o Windows 11 só que pra duas telas), ou seja o Windows 11 está tecnicamente sendo trabalhado no mínimo a 2 anos inteiros e basicamente tudo que a MS fez foi passar maquiagem no Windows 10, praticamente, fora os Widgets e o Menu iniciar o Windows simplesmente não teve mudanças a nível usuários, a UX continua com os mesmos problemas que já vinham desde o Windows 95

O Ubuntu em 6 meses implementou a mesma quantidade de mudanças graças ao GNOME Shell 40

3 curtidas

Pelo que foi dito por parte dos contribuidores do GNOME, a versão 40 foi feita em menos de um ano. Isso por si só já diz muita coisa.

2 curtidas

O Georges fez uns “live codings” na época. Foi bem legal de acompanhar (e eu nem programo nem nada… haha)
Dá pra ver ainda lá no canal dele: Georges Stavracas - YouTube

1 curtida