Time de design do GNOME prepara novidades no visual da interface

https://diolinux.com.br/gnome/novidades-visual-gnome.html

A equipe do GNOME está bastante animada com a mudança visual que está fazendo em sua interface e divulgou alguns dos próximos passos desta “revolução”.

11 curtidas

Versão nova 21.10 ficou visualmente igual a anterior, poucas mudanças para o usuário final. Em comparação ao novo Windows 11, por sua beleza estética fico no Windows 11.
Ao meu ver que falta ao linux, tanto Ubuntu, como Fedora entre outros é a falta de beleza estética pra ganhar o mercado.

(postagem excluída pelo(a) autor(a))

3 curtidas

@Bonfiglio seja bem vindo! Bom, o artigo está falando sobre o GNOME, não sobre o Ubuntu. Embora o Ubuntu tenha o GNOME como ambiente gráfico, ambos são projetos diferentes, e cada um com seu conceito de desktop. O Ubuntu impõe a sua identidade no desktop por meio de suas customizações sobre o GNOME, o que o torna bastante diferente do ambiente GNOME padrão.

Eu sei que esse negócio de estética é algo subjetivo, mas eu discordo. Eu não acho que as distros e os DE’s Linux em geral estejam em desvantagem. O desktop Linux em geral pode ter muitos defeitos que não o torne tão atraente para novos usuários, mas eu não acho que seja por causa de beleza não. Compare por exemplo o ZorinOS e o Deepin com o novo Windows e você verá muita semelhança. Além disso, se for pra observar os defeitos, as inconsistências na interface, isso continua presente no Windows. Depois que eu vi o vídeo que o Dio fez sobre o Windows 11 eu percebi que ele não é essa coisa toda não. O que temos é um tema novo, cantos arredondados, mas no geral pouca coisa mudou.

3 curtidas

Um momento amigo
O que distribuições Linux mais oferecem é flexibilidade para personalizar e tu manda uma dessa?

2 curtidas

Concordo com você, mas falando de fontes e apresentação Windows bate ainda, mas como falaram é gosto mesmo.

Concordo, fizeram o famoso facelift para apresentar uma nova versão :slight_smile:

1 curtida

Também acho a aparência do sistema importante. Trabalhar em um sistema visualmente incoerente é como trabalhar em uma mesa ou escritório bagunçado. Mas atualmente acho o Gnome (principalmente a partir da versão 40, atualmente estou usando o 41 no fedora 35 beta) mais coerente visualmente e bonito do que o windows, mesmo considerando a versão nova (windows 11, não gostei das mudanças, acho que será melhor futuramente, mas, na minha opinião, a Microsoft queimou a largada ao lançar agora). Assim, vendo para onde a Microsoft está rumando, a curto e médio prazo, decidi abandonar o barco por enquanto e experimentei algumas distros, acabei ficando no Fedora que está me atendendo perfeitamente.
Não é minha primeira experiência com linux, geralmente usava por alguns períodos para testar e conhecer o sistema (para tirar as minhas conclusões, considerando o meu modo de usar um sistema operacional). Usei o Ubuntu e KDE Neon. Realmente o Ubuntu está ficando estranho, mesmo com pouco tempo de uso dessa distro, percebo que ficou estagnada em alguns aspectos e tomou caminhos estranhos em outros. Mas ok, é uma boa distro em todo caso e bonita. Considerando a sua história, creio que teremos boas noticias dela em breve.
Enfim, penso que beleza não falta nas distros linux.

3 curtidas

No fim da matéria está: “Na imagem abaixo, você irá ver como o aplicativo de contatos pode ficar após ser portado para GTK 4 e a libadwaita. Note que o novo estilo deixa o aplicativo mais elegante e com uma sensação de leveza”.
Mas não tem a imagem, ou pelo menos aqui não carrega.

2 curtidas

Assino em baixo que sou um desses :raising_hand_man:
Sou o maniaco da barra em cima, não testei o w11 ainda, mas quando eu colocava a barra em cima, o sistema quebrava as “windows” e os botões ficavam cobertos , coisa que não acontece em nenhuma interface além dos wm’s e Waybar/Polybar/tint2 e compania. Ja tive que colocar e depois voltar a barra um monte de vezes por causa disso. Mas é realmente opinião a questão de estetica, eu acho muito bonito o visual do ubuntu e gostei mais ou menos do w11, se eu ussase eu colocaria de novo para a esquerda, assim meu mais ou menos se tornaria um “muito bonito”.

2 curtidas

Não sou fã do GNOME.
Mas não é por falta de beleza e elegância.
Neste quesito, a meu ver, o GNOME brilha!

4 curtidas

Caso queira ver a imagem, tente aqui:

No meu caso foi o GNOME, principalmente agora com o novo design dos Apps GTK4 e libadwaita, além do workflow simples fácil e agradável. Minha opinião.

3 curtidas

Faço uso do Linux por assim dizer a uns 4 anos, digo uso diário e não só pra testes, e de uns tempos pra cá o que eu mais vejo e a dona M$ beber d’água do mundo Linux quando vi a interface do novo Windows não deixei de lembrar de versões personalizada do Gnome. Sim, mesmo eu achando o Gnome parado no tempo nesses últimos 4 anos o seu ambiente de trabalho é muito mais produtivo e objetivo e personalizável que o Windows (uso Gnome em casa e Windows no trabalho). Agora que a versão 4x. ao meu ver ficou bem mais produtivo e dinâmico, ao menos pra mim que faz o uso pra itens básicos. (Internet, player de vídeos, editores de textos).

Mas das distribuições a que melhor usa todos o potencial do Gnome é evidentemente o Fedora, o Ubuntu como citei no início faz o projeto Gnome ser parado no tempo, que e a minha distribuição preferida e que funciona bem no meu Tablet/Notebook da positivo

1 curtida

Por quê? Em comparação com os outros ambientes gráficos o Gnome foi o que mais evoluiu nos últimos anos, na minha opinião

visualmente sim

mas bor baixo dos panos ele realmente evoluiu muito.

Não mais né, Gnome quebrou a flexibilidade chamando extensões e temas de “hacks sujos” pro sagrado código deles…

O Fedora seria basicamente o GnomeOS se houvesse um… é uma harmonia perfeita com o HIG deles.

E quem te garante que ainda não continuam fazendo? Manjaro Gnome e o Solus Gnome são dois exemplos que fazem bonito nas costumizações…

3 curtidas

Temporariamente, o novo libadwaita que vai chegar vai mudar essas customizações de tema, se bem que o Gnome anunciou que futuramente, talvez em um ano, vai permitir uma espécie de “colorização” do Adwaita…

@Daigo Não é necessariamente um OS ainda, é um ambiente de testes das mais novas tecnologias gnome… mas em VM… nada de bare metal. O Fedora já faz um ótimo trabalho, já que é uma workstation funcional e completa :smile:
É como se fosse um KDE Neon só que roda em VM somente.