A algumas semanas comecei a trabalhar numa nova versão do TigerOS, com algumas novidades.
Estou disponibilizando um pequeno review do painel de boas vindas, para a primeira inicialização. Lembrando que como é um sistema voltado a empresas, ele vem apenas com alguns poucos programas instalados, sendo que por ex, o pacote Office deve ser escolhido pelo usuário (por mais que eu prefira o Libreoffice, muitos não gostam de sua interface) e caso o usuário também queira instalar outros navegadores, basta dar 1 clique e digitar a senha de root.
Ainda faltam outras novidades, mas às irei revelando com o tempo.
Data de lançamento? Antes do Natal.
Site oficial: quer ajudar a criá-lo?
Antes que alguém pergunte: por qual motivo você não se une a distro XXXXX???
R: Liberdade e estratégias de negócios. Com o tempo irei explicar isso de maneira mais completa.
Imagino que como vc postou no grupo vc queira sugestões, não vou ser pé no saco, vou dar a solução também:
1. No vídeo:
A cor azul tem um contraste incrivelmente baixo com qualquer outro tom e isso dá uma dor que cabeça bizarra, o ideal seria as letras brancas com pelo menos um dropshadow com um desfoque gausiano ao fundo, (note que eu não mudei nada, só apliquei o efeito) veja um mockup:
Porque ao invés de vc chamar o Gdebi vc não chama um script assim:
#!/bin/bash
# Feito as pressas pra ilustar
function instalarPacote(){
local pacote=$(readlink -f "${1}")
local pastaPacote=$(dirname "${pacote}")
cd "${pastaPacote}"
export DEBIAN_FRONTEND="noninteractive"
pkexec apt install "${1}" -y && {
yad --borders=32 --text="Instalação concluida"
} || {
yad --borders=32 --text="Não foi possível instalar"
}
}
instalarPacote "${1}" | yad --no-buttons --progress --borders=32 \
--auto-close --pulsate --progress-text=" " \
--text="Instalnado o software, isso leva alguns minutos"
O usuário clica em instalar, digita a senha e pronto a instalação inicia
Muito bonito o sistema. Parabéns.
Só tenho uma sugestão. Em relação ao “Welcome”, a cor da barra lateral poderia ser trocada. O amarelo com laranja é meio cansativo para os olhos. Talvez colocar um azul ou verde. Também não sei se não vai acabar descaracterizando o sistema.
Posso fazer uma sugestao? Faz um xfce bonit~ao, com blur usando o picom.
O picom tem uns problemas com as sombrs do GTK, ent~ao ja monta o GTK sem as sombras. Se n~ao quiser fazer isso como padrao, tudo bem, mas acho que seria um belo diferencial. Eu me agrado de blur.
Quem sabe, assim como tem o modo dark/light, e um jeito de mudar as cores, nao possa ter tambem uma opcao de com ou sem blur? Tambem sugiro que voce nao use o efeito de opacidade do picom, mas sim direto no GTK voce deixa transparente, caso for possivel (ja tentei, muito, nao consegui). E entao so ativa o blur do picom que fica 100%.
Escreve uma parte do codigo tambem para usar bem os efeitos dentro do firefox, por que qunado abre os menus dropdowns do firefox, o efeito de blur escapa de dentro da caixa, ficando borrado em volta aonde n~ao eh pra estar. Muito feio.