TigerOS 23.1 disponível para download

E o TigerOS chegou a versão 23.1, com novidades, além da tradicional atualização dos pacotes.

Para acessar o site oficial, basta clicar AQUI

Quatro meses depois do lançamento da série 23, o TigerOS conta com uma grande novidade, que é uma reformulação do painel de boas-vindas, agora feito em Glade, o que permitiu que praticamente todos os programas da relação, estejam em formato .deb, direto de seus respectivos repositórios oficiais, não mais em flatpak.

O Firefox passa a ser atualizado direto do PPA da Mozilla, nos tirando a preocupação de monitorar o site oficial, para saber de atualizações.

Isso se dá por conta da versão em flatpak estar muito snap, o que nos gerou reclamações, no lançamento da versão 23.

Para quem não sabia, tem algumas ONGs que usam o TigerOS para ensinar informática básica, OnlyOffice e os conceitos de CRM e ERP. Os 50 PCs que recebemos de doação tem apenas 2gb de memória, o que complicou um pouco o uso do Firefox em flatpak.

Ps 1: Flatpak estar muito snap = lento ao iniciar.
Ps 2: o site do criador de interface Glade é esse Aqui.

Os temas Mix foram removidos da ISO e do painel de boas-vindas, por não termos conseguido fazer as correções de cores que planejavamos. Caso alguém com tempo, além de conhecimento BÁSICO de Inkscape queira colaborar, basta me chamar via Telegram.

Removemos também o Vivaldi e o FreeOffice da tabela de opções, pela questão de licença, uma vez que ambas as empresas não permitem que seus programas sejam disponibilizados de outra maneira, que não seja o site oficial.

Videoaulas internas

As aulas básicas internas se tornaram um destaque na série 23, por auxiliar quem tem zero conhecimento, mas tem interesse em conhecer uma alternativa ao Windows.

Então tivemos uma dupla questão a ser resolvida: material para treinamento para profs em ONGs, distantes de Curitiba, que também possa ser usado livremente por todos os interessados em dar seus primeiros numa distro Linux.

Como resposta a isso, foi criado no site oficial, uma página com todas as aulas, em ordem cronológica de aprendizado. Em destaque no topo, existe um vídeo comparativo da interface win-like, que adotamos no Xfce, seguido de questões ultra básicas, como conectar a internet, seguido de atualizar o sistema, pesquisar por alternativas de programas e também, como instalá-los.
Captura de tela_2023-08-19_09-27-22

A intenção é que até a primeira semana de setembro, termos 15 aulas listadas nesta página, o que incluirá redimensionar HD/SSD com w10 ou 11, configuração de BIOS, instalação do TigerOS como sistema único ou dual boot.

Instalando Programas

Na série 23, a PopShop substituiu a Mint Install, porém, ela não mostrava os screenshots dos programas. Isso já foi corrigido para o formato .deb e logo mais também será corrigido para o formato flatpak.

Estamos estudando a criação da nossa própria Tiger Store, mas isso será assunto apenas para o próximo ano.

Novo instalador

Infelizmente o novo instalador não ficou pronto, então optamos por deixá-lo para a versão 25. Isso nos permitirá, inclusive, trocar a interface em YAD, por um em Glade.

Optamos por criar um instalador próprio, não em usar o Calamares ou o futuro novo instalador, em Flutter, do *ubuntu.

O Natanael fez um ótimo trabalho até o momento, mas algumas questões ainda precisam ser resolvidas.

Curso prova 101 LPIC1

Na segunda quinzena de setembro planejamos iniciar as vendas do curso voltado a certificação LPI1.

Essa é nossa forma de levantar recursos no momento, em vez de ficarmos o tempo todo pedindo doação. Será uma turma experimental, a um valor bem reduzido, para termos um caixa básico para adquirir 2 novos PCs, para melhor trabalhar na edição dos vídeos.

O conteúdo das provas 101 e 102 serão oferecidos separadamente, pelo mesmo valor. Se você tem interesse em aprender mais sobre o uso do Linux, mas não tem interesse em fazer a certificação, continuará tendo acesso ao material de treinamento por 1 ano, podendo acessar as atualizações das aulas e exercícios.

Eventos universitários/empresariais.

Logo mais começarão os anúncios de ciclos de palestras e workshops, em universidades por todo país. Eles serão gratuitos, porém, não apenas apresentando o TigerOS, mas com workshops de Gimp, Inkscape, Segurança, edição de vídeo, Franzininho (Arduino BR), etc

Atualizador da base

Hoje já temos um atualizador próprio, que informa ao usuário sobre atualizações das criações particulares do TigerOS. Porém, pretendemos lançar, em 2024, um atualizador da base da distro, o que incluirá um backup de segurança da versão usada na máquina, até aquele momento. Isso trará uma garantia aos usuários, de que poderão restaurar o sistema para a última versão funcional, caso algo dê errado.

Já estejamos esboçando na nova série 25, que poderá incluir um renaming (@Dio e
@eddiecsilva se quiserem colaborar, já fica o convite).
Tenho a ideia de que todas as novas criações, para a futura série, sejam empacotados em AppImage, para serem usados também em versões anteriores, não obrigando ninguém que já usa o sistema configurado e funcionando hoje, a reinstalar ou atualizar a base.

15 curtidas

Fico muito feliz de ver que o projeto evoluiu muito.
Achei o site muito bom.
Parabéns!

2 curtidas

Meu sonho é ter o TigerOS inserido dentro em todas as repartições públicas e escolas.

2 curtidas

Acredito que na semana que vem, conseguirei disponibilizar uma ISO com o e-cidade instalado

vou testar em vm dps,baita sistema,parabens a equipe que desenvolve

1 curtida

Essa semana sai a ISO com novo instalador. Está com 700mb a menos.
Trabalho incrível do @Natanael.755 !

6 curtidas

Curiosamente o vivaldi está no repositório extra do arch linux. Sempre foi algo que me deixou confuso sobre como eles driblaram essa barreira.

1 curtida

opera tbm e ele tbm tem é proprietário

Driblaram ou ignoraram a licença?