TigerOS 23.1 disponível para download

E o TigerOS chegou a versão 23.1, com novidades, além da tradicional atualização dos pacotes.

Para acessar o site oficial, basta clicar AQUI

Quatro meses depois do lançamento da série 23, o TigerOS conta com uma grande novidade, que é uma reformulação do painel de boas-vindas, agora feito em Glade, o que permitiu que praticamente todos os programas da relação, estejam em formato .deb, direto de seus respectivos repositórios oficiais, não mais em flatpak.

O Firefox passa a ser atualizado direto do PPA da Mozilla, nos tirando a preocupação de monitorar o site oficial, para saber de atualizações.

Isso se dá por conta da versão em flatpak estar muito snap, o que nos gerou reclamações, no lançamento da versão 23.

Para quem não sabia, tem algumas ONGs que usam o TigerOS para ensinar informática básica, OnlyOffice e os conceitos de CRM e ERP. Os 50 PCs que recebemos de doação tem apenas 2gb de memória, o que complicou um pouco o uso do Firefox em flatpak.

Ps 1: Flatpak estar muito snap = lento ao iniciar.
Ps 2: o site do criador de interface Glade é esse Aqui.

Os temas Mix foram removidos da ISO e do painel de boas-vindas, por não termos conseguido fazer as correções de cores que planejavamos. Caso alguém com tempo, além de conhecimento BÁSICO de Inkscape queira colaborar, basta me chamar via Telegram.

Removemos também o Vivaldi e o FreeOffice da tabela de opções, pela questão de licença, uma vez que ambas as empresas não permitem que seus programas sejam disponibilizados de outra maneira, que não seja o site oficial.

Videoaulas internas

As aulas básicas internas se tornaram um destaque na série 23, por auxiliar quem tem zero conhecimento, mas tem interesse em conhecer uma alternativa ao Windows.

Então tivemos uma dupla questão a ser resolvida: material para treinamento para profs em ONGs, distantes de Curitiba, que também possa ser usado livremente por todos os interessados em dar seus primeiros numa distro Linux.

Como resposta a isso, foi criado no site oficial, uma página com todas as aulas, em ordem cronológica de aprendizado. Em destaque no topo, existe um vídeo comparativo da interface win-like, que adotamos no Xfce, seguido de questões ultra básicas, como conectar a internet, seguido de atualizar o sistema, pesquisar por alternativas de programas e também, como instalá-los.
Captura de tela_2023-08-19_09-27-22

A intenção é que até a primeira semana de setembro, termos 15 aulas listadas nesta página, o que incluirá redimensionar HD/SSD com w10 ou 11, configuração de BIOS, instalação do TigerOS como sistema único ou dual boot.

Instalando Programas

Na série 23, a PopShop substituiu a Mint Install, porém, ela não mostrava os screenshots dos programas. Isso já foi corrigido para o formato .deb e logo mais também será corrigido para o formato flatpak.

Estamos estudando a criação da nossa própria Tiger Store, mas isso será assunto apenas para o próximo ano.

Novo instalador

Infelizmente o novo instalador não ficou pronto, então optamos por deixá-lo para a versão 25. Isso nos permitirá, inclusive, trocar a interface em YAD, por um em Glade.

Optamos por criar um instalador próprio, não em usar o Calamares ou o futuro novo instalador, em Flutter, do *ubuntu.

O Natanael fez um ótimo trabalho até o momento, mas algumas questões ainda precisam ser resolvidas.

Curso prova 101 LPIC1

Na segunda quinzena de setembro planejamos iniciar as vendas do curso voltado a certificação LPI1.

Essa é nossa forma de levantar recursos no momento, em vez de ficarmos o tempo todo pedindo doação. Será uma turma experimental, a um valor bem reduzido, para termos um caixa básico para adquirir 2 novos PCs, para melhor trabalhar na edição dos vídeos.

O conteúdo das provas 101 e 102 serão oferecidos separadamente, pelo mesmo valor. Se você tem interesse em aprender mais sobre o uso do Linux, mas não tem interesse em fazer a certificação, continuará tendo acesso ao material de treinamento por 1 ano, podendo acessar as atualizações das aulas e exercícios.

Eventos universitários/empresariais.

Logo mais começarão os anúncios de ciclos de palestras e workshops, em universidades por todo país. Eles serão gratuitos, porém, não apenas apresentando o TigerOS, mas com workshops de Gimp, Inkscape, Segurança, edição de vídeo, Franzininho (Arduino BR), etc

Atualizador da base

Hoje já temos um atualizador próprio, que informa ao usuário sobre atualizações das criações particulares do TigerOS. Porém, pretendemos lançar, em 2024, um atualizador da base da distro, o que incluirá um backup de segurança da versão usada na máquina, até aquele momento. Isso trará uma garantia aos usuários, de que poderão restaurar o sistema para a última versão funcional, caso algo dê errado.

Já estejamos esboçando na nova série 25, que poderá incluir um renaming (@Dio e
@eddiecsilva se quiserem colaborar, já fica o convite).
Tenho a ideia de que todas as novas criações, para a futura série, sejam empacotados em AppImage, para serem usados também em versões anteriores, não obrigando ninguém que já usa o sistema configurado e funcionando hoje, a reinstalar ou atualizar a base.

20 curtidas

Fico muito feliz de ver que o projeto evoluiu muito.
Achei o site muito bom.
Parabéns!

3 curtidas

Meu sonho é ter o TigerOS inserido dentro em todas as repartições públicas e escolas.

3 curtidas

Acredito que na semana que vem, conseguirei disponibilizar uma ISO com o e-cidade instalado

2 curtidas

vou testar em vm dps,baita sistema,parabens a equipe que desenvolve

2 curtidas

Essa semana sai a ISO com novo instalador. Está com 700mb a menos.
Trabalho incrível do @Natanael.755 !

8 curtidas

Curiosamente o vivaldi está no repositório extra do arch linux. Sempre foi algo que me deixou confuso sobre como eles driblaram essa barreira.

2 curtidas

opera tbm e ele tbm tem é proprietário

1 curtida

Driblaram ou ignoraram a licença?

1 curtida

Bom dia.

Estou encontrando problemas para instalar o TigerOS num notebook antigo, equipado com um t4300 e 4gb de ram.

Aparece o seguinte texto na tela e a instalação não avança:

stdin: Not a typewriter mount -t tmpfs -o size=3120407k /dev/shm/cdrom_swap

Generating locales (this might take a while)…

Generation complete.

grep: /root/cdrom/preseed/TigerOS.23.2.seed: No such file or directory

chown: warning: should be ‘:’: ‘live.live’

chown: warning: ‘.’ should be ‘:’: ‘live.live’

[ 457.355778] snd_hda_intel 0000:00:00.0: CORB reset timeout#1, CORBRP =

O que posso fazer para resolver?

1 curtida

Desculpe a demora, vc chegou a baixar a ISO uma segunda vez, pra verificar se não teve erro?

1 curtida

Boa noite rapaz.
O tigerOS tem umas propostas interessantes, no site o que me chamou atenção são as áreas específicas com distros otimizadas para aquela função como por exemplo “Studio” edição de imagem, vídeo e som e ao mesmo tempo também pode ser referente a jogos.

3 curtidas

Opa, obrigado pela resposta. Não, ainda não baixei a ISO novamente. Acabei de testar o CD em outra máquina e a instalação igualmente não prosseguiu, então acredito que o arquivo esteja mesmo corrompido. Vou baixar novamente e volto pra informar se funcionou.

2 curtidas

Baixando para testar em VM. Eu lembro desse projeto, e esta indo muito bem. Visual agradavel no site, bem profissional. +1

1 curtida

Tivemos que dar uma pausa nessa questão das “flavors” por conta da enorme quantidade de trabalho educacional, tanto que nem estou mais disponibilizando essas ISOs.

Já recebemos + de 400 PCs de doação, que serão doados a adolescentes de baixa renda, que fizeram o curso de primeiros passos e pacote (only)office.

Ano que vem incluiremos um curso mais básico de edição de imagens e design gráfico, talvez até mesmo de edição básica de vídeo, com Kdenlive (talvez outro mais leve).

É um trabalho voluntário, que demanda tempo, visto que só o processo de eliminar os dados dos HDs, leva cerca de 1h. Precisamos oferecer essa garantia as empresas que doam.

Inclusive, quem achar que merecemos, pode fazer uma doação pelo Pix: mestresemlinux@gmail.com

9 curtidas

Bem legal o projeto, fiz o download para fazer um teste e verifiquei alguns problemas, não sei se pode ser algo relacionado com a vm mas o que me chamou atenção foi o fato do apparmor não conseguir iniciar, apresentando erro no “usr.lib.snapd.snap-confine.real” por não conseguir abrir o snap-confine.

nov 18 19:38:19 tigeros apparmor.systemd[603]: Erro do analisador AppArmor para /etc/apparmor.d in profile /etc/apparmor.d/usr.lib.snapd.snap-confine.real na linha 11: N?o foi poss?vel abrir ‘/var/lib/snapd/apparmor/snap-confine’

O erro foi apresentado logo depois da instalação, verifiquei o mesmo quando fui verificar quais serviços eram inicializados com a máquina, depois de atualizar o sistema via terminal o erro foi sanado, só estou reportando para verificar essa iso do site.

Uma outra coisa que reparei foi o systemd-fstab-generator, algo relacionado com fstab. Não parei para investigar o problema mas provavelmente alguma coisa errada no fstab.

systemd-fstab-generator[4390]: Mount point on is not a valid path, ignoring.

Encontrei alguns outros erros olhando o dmesg, mas nda de importante, que acredito ser da vm.
Por fim, parabéns pelo projeto, visual está clean e a distro está bem legal.

3 curtidas

Dmesg apresenta “erros” que na prática, não são erros, mas verificações durante a inicialização que foram ‘descartadas’ por sua máquina não “possuir”.
Ex do que me reclamaram: erro do bluetooth. Mas a máquina da pessoa não tem esse recurso, então o erro foi de não ter iniciado o serviço.

A dica é: depois de instalado, atualize tudo, inclusive usando o Muon.
Daí vc verifica se teve algum erro, pois pode ter sido consertado depois que a ISO foi gerada.

2 curtidas

A propósito, o @Natanael.755 está preparando novidades que devem sair essa semana.

3 curtidas

Parabéns! É muito bom ver software livre sendo propagado como merece ao invés de as pessoas ficarem presas aquele Windows 7 antigão e sem suporte. O fato de vocês terem conseguidos máquinas de doação já é um grandioso avanço e mostra a seriedade do projeto. Já está convencendo as pessoas. O site já demonstra isso, nota-se como ele é bem feito e coeso. Pouca coisa a mudar, e acho que é pessoal meu.

Eu baixei e fui instalar em uma VM mas não tive sucesso. Eu fui fazer uma outra coisa no computador e quando voltei pra tela da VM tava tudo preto e travado. Usei o Virtual Box. Tem o vmm mas eu não sei usar direito ainda. Se eu tivesse conseguido usar do jeito que queria teria feito uma review melhor. Estou fora de casa, se possível farei novos testes na Quinta ou Sexta feira.

4 curtidas

Mas o sistema iniciou e mostrou alguma coisa?

1 curtida