Tiger OS 25 vem aí. Quer contribuir?

Saiu!

https://tecnoblog.net/noticias/existe-distribuicao-linux-brasileira-o-tigeros-e-uma-delas/

10 curtidas

Show, muito bom para o pessoal ver que existem distribuições brasileiras que podem ajudar muito a galera nessa transição do win10 para o Linux.
Tomara que a audiência do site e da página do Tiger OS no YouTube cresçam bastante e isso aumente a base instalada da distro.
Outra coisa que vcs podem ter, se ainda não tem, é um canal no Discord da distro.

2 curtidas

@Daigo @Natanael.755
Boa noite rapazes.
Não sei se vocês podem anunciar a distro na distrowatch, assim a distro será vista no mundo inteiro.

1 curtida

Podemos, mas não temos interesse. Nosso foco é o Brasil, embora possa ter adaptação para outros países de idioma português.
Nada impede de instalar o sistema em pt_br e adicionar outro idioma, mas nossas ferramentas não tem a opção de tradução.

2 curtidas

Pessoal do fórum está fazendo alguns questionamentos. Seria interessante você responder

https://comunidade.tecnoblog.net/t/existe-distribuicao-linux-brasileira-o-tigeros-e-uma-delas/151173/11

1 curtida

2 postagens foram divididas em um novo tópico: É possível atualizar TigerOS entre versões?

Tranquilo rapaz mas fica aí a dica pois a países menos favoráveis que sempre recorrem a distros estrangeiras em seus PCs antigos ou que não oferecem suportes para as novas versões do windows. O TigerOS poderia se destacar mundialmente para esse feito, assim talvez outros programadores de fora poderiam se oferecer para expandir o TigerOS contribuindo o que podem.

No momento sou apenas um iniciante empolgado com o Linux. Sei me virar bem no Mint, resolver alguns raros problemas, etc.

Fiquei interessado no TigerOS, a princípio para o uso básico doméstico, depois para estudos (EAD e interesses pessoais) e, num futuro não muito distante, para um uso profissional (programação/escritório). Será que eu seria bem atendido nas minhas necessidades?

Seja como for, já estou ansioso para conhecer o sistema, já planejo utilizar assim que a versão 25 sair. Já tem uma data prevista?

Boa sorte e muito sucesso!

(Ah, e quando eu me sentir capaz de contribuir com a comunidade em torno do TigerOS, tenha certeza que farei!)

2 curtidas

@ lokorodrigo, o TigerOS é bem fácil de utilizar. Mesmo eu sendo um user que curte as coisas mais diferentonas (tipo Puppy Linux e umas paradas meio nada a ver), não vi problemas. Tem botão de atualizar driver logo na tela de boas vindas, instalar codecs, essas coisas. A loja é linda, tem tudo quase pronto ali. Recomendo demais.

3 curtidas

@Honinbou02, bom saber que existe uma distribuição assim e feita por brasileiros. Obrigado pela resposta, aumentou ainda mais a vontade de testar logo.

3 curtidas

Bom dia @Daigo. Primeiro, parabéns pelo sistema. Instalei em um hd que estava aqui parado para testar e está rodando muito bem. No entanto, a falta de uma documentação no site é uma coisa que incomoda e muito. Por exemplo: em alguns lugares aparece que ele é baseado no xubuntu , em outros no Fedora, em outros no Debian. Não tem links para comunidade, contato ou qualquer coisa que de alguma embasada no projeto. Na prática tem que caçar na internet para descobrir o github do projeto.
Poderia ter uma seção no site onde tenha links ou recortes de matérias, sérias, onde o Tiger apareceu.
Como um produto que se coloca para empresas, a transparência faz uma diferença muito grande. Sinceramente só instalei o Tiger porque vc está aqui há anos divulgando o projeto.
Mas se eu não estivesse aqui, não instalaria não. rsrsrsrsrs

• Outro ponto é o Youtube, está um pouco desorganizado. Fui tirar uma dúvida e não tinha uma sequência lógica.

• Outra coisa é: quais formatos de empacotamentos ele suporta? Caso não queira pesar a iso poderia ter um botão na tela de boas vindas onde a pessoa pudesse escolher.

• Com relação ao Sistema em si, o ícone do lançador de apps poderia ser o símbolo do Tiger (eu sei que tem como trocar, rsrsrs)

• Ao instalar um app com privilégios, a caixa de diálogo mostra o caminho, mas antes mostra termos em inglês, o que da uma bela distoada do restante que está em português.
    Links na tela de Boas vindas que não leva a lugar nenhum, tipo o Instagran.

Eu sei que a proposta é a 25, mas são coisas que poderiam ser lapidadas.

Pensando em empresas, o Tiger ja poderia vir com, pelo menos, links para baixar software open source para empresas. Software de CRM, ERP. Além disso poderia vir com um webapp para o emissor de nota fiscal sebrae e alguns sites que pareçam importante.

É melhor eu parar de falar. kkkkkkk

Abraços

1 curtida

Já foi Debian e Xubuntu, mas nunca Fedora.

Como eu comentei:

Ótima dica!

Quem dera… ele é bem desorganizado

.deb, flatpak, appImage, snap

Isso é coisa de usuário Linux, que já conhece o assunto. Deixei todos habilitados, menos snaps.

Tem sim

@Natanael.755 dá uma conferida

Pq eu mudei de Mestres em Linux para TigerOS, preciso corrigir

Essas lapidações serão todas incorporadas.

Pensei mesmo em colocar no site.

mais uma ótima dica.

Nem pense!

É como comentei antes: preciso de ajuda pra conseguir organizar tudo isso.

1 curtida

Ih rapaz, pesquisei aqui e esse do Fedora é um projeto da Ritlug. rsrsrs

1 curtida

por favor só não recomendem usar em máquinas com 2GB pois isto apenas vai deixar os usuarios frustrados e insatisfeitos e “queimar” o trabalho de vocês e ofuscar os reais recursos e funcionalidades que o sistema tem a oferecer.

Um sistema desktop moderno precisa de pelo menos 8GB de RAM para funcionar de forma satisfatória. 16GB seria melhor ainda.

maquinas velhas com pouca memória, são somente uma dor de cabeça desnecessária, e no final a pessoa vai detestar o teu sistema.

1 curtida

Não é bem assim as coisas.
Já entreguei mais de 1100 máquinas, para adolescentes que fizeram curso profissionalizante, muitas delas com 4gb de memória. Como eles usam a máquina de maneira consciente, não precisam se incomodar com travamentos nem nada.

Se você é acostumado a abrir 5, 6 programas ao mesmo tempo, mais 574236874125874125874587 abas no navegador, aí vai precisar de 90gb de memória mesmo.

4 curtidas

Pra quem tem dinheiro pra pagar taxa abusiva do governo comprar hardware, sim, mas pro resto de nós, não é tão simples

4 curtidas

@Natanael.755 e @Daigo essa semana instalei o Tiger os num notebook CCE e quando estava instalando, a tela bloqueou e pediu uma senha no modo live. Essa informação está no tutorial?

Só reiniciar que o sistema estará instalado

Sobre o item 4, contribuições referente a programação por meio no desenvolvimento de programa para TigerOS é possível?

Estou planejando usar o sistema TigerOS em minha apresentação de TCC para um possível cenário da aplicação que estou desenvolvendo. Como minha “aplicação” não é vista comumente pode ser uma particularidade vistar no TigerOS.

Estou desenvolvendo um motortts baseado no Festival TTS e também vozes com suporte ao idioma Português Brasileiro. Similar com RHVoice em termo de “qualidade” de síntese de texto das vozes e também a possibilidade de criar novas vozes com os bancos de dados personalizadas para a aplicação.

Pode se útil na questão de acessibilidade ao sistema, ou mesmo caso alguma aplicação necessita usar o sistema TTS sem necessitar conexão com internet e baixo uso de recursos de processamente como CPU e/os RAM.

É sim!

Eis algo muito importante!