A série 25 do TigerOS deve ser lançada no mês de Julho, com muitas novidades. @Natanael.755 Ednei e eu estamos trabalhando para apresentar uma versão que vai ajudar a estabelecer o nome da distro, como alternativa ao Windows, dando muita atenção a questão do fim do suporte do w10.
Antes de entrar na parte técnica, deixe-me comentar o que ando aprontando:
Tenho escrito algumas matérias, que estou direcionando a portais de tecnologia e até mais genéricos, com o foco de explicar a razão do fim do suporte do Windows 10 ser REALMENTE preocupante, já que diferente das versões anteriores, que um aumento de memória em diversos casos, já resolvia o problema de lentidão, dessa vez, as exigências são bem maiores.
Enfim… como colaborar?
As formas de se colaborar com o TigerOS são variadas. Separei em 5 categorias, sendo que a quinta, é a que não exige conhecimentos profundos.
1 - designer: o básico que encanta os olhos
Minha ideia na série 25 é ter 3 temas de ícones diferentes, que o usuário poderá escolher qual prefere, pelo painel de boas-vindas.
O atual, Breeze Round, será mantido, mas quero acrescentar o Kora e mais algum que ainda não decidi.
Alguns ícones do Kora, são repetidos, precisando de novidades, como é o caso do ícone de configuração de teclado e atalhos do teclado.
Wallpapers são sempre bem-vindos, tanto feitos por AI, como manualmente.
2 - tutoriais: pegando (virtualmente) na mão dos novatos e ensinando
Lembra a primeira vez que vc abriu um programa e não tinha noção de como começar a fazer qualquer coisa que seja? TODOS passam por isso.
“Não sei se minha explicação é clara o suficiente”
Relaxa que eu ajudo! Vai ter revisão, vai ter dicas para melhorar, vai ter teste pra ver se ficou bem explicado. Vamos aprender muito um com o outro.
Posso usar AI?
Claro que sim! Pra que ficar se matando pra fazer 100% sozinho, sendo que existem ferramentas para acelerar o trabalho?
Por onde eu começo?
Você sabe usar bem alguma ferramenta hj? Inclusive, preciso de tutoriais ensinando a usar o OnlyOffice. Texto, planilha, AI, etc.
Por ex, um curso ensinando a usar o GoSa2, como ferramenta mais básica, para gestão de uma pequena rede.
E sim, vamos mudar esse nome tenebroso para os BRs da quinta série.
Ensinar a usar o Telegram, Thunderbird, o Element também é importante, por mais que isso pareça simplório.
3 - Divulgação: de suma importância.
Claro que para as pessoas saberem que algo existe, o marketing é fundamental. Mas não apenas o marketing profissional, com investimento em vídeos e tudo mais. Porém, o marketing boca a boca é mais eficiente.
O exemplo mais óbvio é o que a Canonical fez com o envio de mídias do Ubuntu e Kubuntu. Vc era incentivado a pedir muitas mídias, em vez de apenas 1, que é o necessário. O que muitos faziam com as demais mídias? Presenteava o vizinho, os colegas de escola/faculdade, etc.
O efeito disso é muito eficiente, já que é a palavra de quem usa, atestando a qualidade.
4 - programadores: aqui o bicho pega.
Como se destacar no meio da multidão? Não é só no marketing que se consegue isso, mas na criação de particularidades.
Por ex, o Natanael criou um instalador simples, objetivo e absurdamente rápido.
Nosso painel de boas-vindas trás uma série de facilidades ao usuário novato, que evita o incômodo de pesquisar e procurar o pacote .deb
Mas ainda podemos ir muito além, criando scripts que vão facilitar ainda mais a vida dos usuários.
Esse painel deverá trazer novidades, como selecionar qual tema de ícones prefere, outros webApps de AI, quando escolher uma cor base, que o wallpaper da referida cor seja ativado.
5 - ideias mil: não precisa saber nenhuma ferramenta específica
Uma ideia que tenho, é de colocar no painel de boas-vindas, um botão que faz o download e instalação do Warsaw, birosca usada por diversos bancos, como CEF, BB, Santander, etc.
Uma colaboração, para esse caso, é o de verificar quais bancos exigem esse complemento e nos fornecer o link de download, para que seja incluído na caixa de seleção.
Podem perguntar aqui mesmo, que tratarei de tirar dúvidas