Tiger OS 25 vem aí. Quer contribuir?

A série 25 do TigerOS deve ser lançada no mês de Julho, com muitas novidades. @Natanael.755 Ednei e eu estamos trabalhando para apresentar uma versão que vai ajudar a estabelecer o nome da distro, como alternativa ao Windows, dando muita atenção a questão do fim do suporte do w10.

Antes de entrar na parte técnica, deixe-me comentar o que ando aprontando:

Tenho escrito algumas matérias, que estou direcionando a portais de tecnologia e até mais genéricos, com o foco de explicar a razão do fim do suporte do Windows 10 ser REALMENTE preocupante, já que diferente das versões anteriores, que um aumento de memória em diversos casos, já resolvia o problema de lentidão, dessa vez, as exigências são bem maiores.

Enfim… como colaborar?

As formas de se colaborar com o TigerOS são variadas. Separei em 5 categorias, sendo que a quinta, é a que não exige conhecimentos profundos.

1 - designer: o básico que encanta os olhos

Minha ideia na série 25 é ter 3 temas de ícones diferentes, que o usuário poderá escolher qual prefere, pelo painel de boas-vindas.

O atual, Breeze Round, será mantido, mas quero acrescentar o Kora e mais algum que ainda não decidi.

Alguns ícones do Kora, são repetidos, precisando de novidades, como é o caso do ícone de configuração de teclado e atalhos do teclado.

Wallpapers são sempre bem-vindos, tanto feitos por AI, como manualmente.

2 - tutoriais: pegando (virtualmente) na mão dos novatos e ensinando

Lembra a primeira vez que vc abriu um programa e não tinha noção de como começar a fazer qualquer coisa que seja? TODOS passam por isso.

“Não sei se minha explicação é clara o suficiente”

Relaxa que eu ajudo! Vai ter revisão, vai ter dicas para melhorar, vai ter teste pra ver se ficou bem explicado. Vamos aprender muito um com o outro.

Posso usar AI?

Claro que sim! Pra que ficar se matando pra fazer 100% sozinho, sendo que existem ferramentas para acelerar o trabalho?

Por onde eu começo?

Você sabe usar bem alguma ferramenta hj? Inclusive, preciso de tutoriais ensinando a usar o OnlyOffice. Texto, planilha, AI, etc.

Por ex, um curso ensinando a usar o GoSa2, como ferramenta mais básica, para gestão de uma pequena rede.

E sim, vamos mudar esse nome tenebroso para os BRs da quinta série.

Ensinar a usar o Telegram, Thunderbird, o Element também é importante, por mais que isso pareça simplório.

3 - Divulgação: de suma importância.

Claro que para as pessoas saberem que algo existe, o marketing é fundamental. Mas não apenas o marketing profissional, com investimento em vídeos e tudo mais. Porém, o marketing boca a boca é mais eficiente.

O exemplo mais óbvio é o que a Canonical fez com o envio de mídias do Ubuntu e Kubuntu. Vc era incentivado a pedir muitas mídias, em vez de apenas 1, que é o necessário. O que muitos faziam com as demais mídias? Presenteava o vizinho, os colegas de escola/faculdade, etc.

O efeito disso é muito eficiente, já que é a palavra de quem usa, atestando a qualidade.

4 - programadores: aqui o bicho pega.

Como se destacar no meio da multidão? Não é só no marketing que se consegue isso, mas na criação de particularidades.

Por ex, o Natanael criou um instalador simples, objetivo e absurdamente rápido.

Nosso painel de boas-vindas trás uma série de facilidades ao usuário novato, que evita o incômodo de pesquisar e procurar o pacote .deb

Mas ainda podemos ir muito além, criando scripts que vão facilitar ainda mais a vida dos usuários.

Esse painel deverá trazer novidades, como selecionar qual tema de ícones prefere, outros webApps de AI, quando escolher uma cor base, que o wallpaper da referida cor seja ativado.

5 - ideias mil: não precisa saber nenhuma ferramenta específica

Uma ideia que tenho, é de colocar no painel de boas-vindas, um botão que faz o download e instalação do Warsaw, birosca usada por diversos bancos, como CEF, BB, Santander, etc.

Uma colaboração, para esse caso, é o de verificar quais bancos exigem esse complemento e nos fornecer o link de download, para que seja incluído na caixa de seleção.

Podem perguntar aqui mesmo, que tratarei de tirar dúvidas

12 curtidas

@Daigo
Cara! Maravilha…

Haha! Testei ele recentemente e sim, se puder gostaria de ajudar. Seja com os ícones, wallpapers, divulgação ou tutoriais (que julgo ser o mais importante para alguém que vai para o novo).

Me explica como poderia ajudar.
Te cuida! :victory_hand:

1 curtida

Muito legal sua iniciativa. Há tempos acompanho o TigerOS e acho o projeto muito promissor. Parabéns e boa sorte!

Pra não perder a oportunidade, uma sugestão: :grinning_face:
Facilitar a instalação de certificados digitais.

1 curtida

Está praticamente pronto

1 curtida

Bom, se vocês quiserem para o TigerOS, tenho aquele script que fiz para usar o SANE. Vocês podem melhorar ele, para deixar ele bem mais completo.

E não sei se eu teria muito a contribuir com o projeto, mas aí está algo que (talvez) possa ajudar.

4 curtidas

Esse script tá incrível estaria disposto a me ajudar a implementar uma versão em Lua?

4 curtidas

Infelizmente sei nada sobre essa linguagem. No máximo, eu crio algumas coisinhas em Shell Script mesmo.

2 curtidas

Eu implemento e você testa, é só pra poder embutir num toolset

4 curtidas

Já tem as dicas de por quais começar. Se tiver dúvidas, só perguntar. Além de me chamar no Telegram

4 curtidas

Lá ele.

Eu gosto bastante de gravar tutoriais.
Como seria? Eu gravo e posto no meu canal ou mando para entrar em revisão para o oficial de vocês?

Eu também desenvolvo em C e C++, Java e Python.

Dei uma pesquisada, da pra criar um simples shell para isso.

1 curtida

A gente já tem uma interface, é mais questão de implementar o recurso:

Se puder contribuir com o script eu implemento no painel

3 curtidas

Posso tentar fazer esses testes. E teria alguma condição em específico para esses testes, como versão do Ambiente Gráfico ou a Distribuição a ser usada para isso?

1 curtida

Seria interessante ser no Tiger mas como é um front pro sane provavelmente funciona pra qualquer distribuição, me tira uma dúvida, ele tenta achar um scanner USB se achar usa ele, se não usa um em rede e escaneia sozinho? Se for isso penso que daria pra só adicionar umas opções no seu próprio script para deixar ele “plugavel”

1 curtida

Uma coisa que eu percebi é que o canal oficial do Tiger OS (que só descobri que é o Mestres em Linux por ter lido no site) não aparece em primeiro na busca quando procuramos por TigerOs no youtube.

Já era pra ter mudado o nome a tempos

:rofl: :rofl: :rofl:

Qual o seu canal? E sim, manda pra revisão.

Sim, como já fazemos para os demais programas: conseguindo os links, cria-se um shell script, que abre uma tela gráfica, em YAD, que informa os detalhes sobre a instalação.

Eu tenho um canal, mas é só hobby por enquanto: https://www.youtube.com/@techanalogia

Como faço para te encontrar no telegram ou então whatsapp? Vou assistir o canal oficial para entender a vibe e vou criar uns tutoriais.

E também o script do negócio do banco.

No telegram, só clicar AQUI

Deixei ele compatível apenas com Scanners USB.

Ele usa o sane-find-scanner para ver se tem algum Scanner conectado e depois usa o scanimage -L para encontrar o ID correto. E se ele encontrar, ele já usa o Scanner.

Se não encontra nenhum Scanner USB, ele usa o notify-send para dar esse aviso de que o Scanner não foi encontrado:

Mas não sei se ele funcionaria bem em outras situações e com outros Scanners além do que tem na minha Epson L3150.

1 curtida

Eba, vc tem embarcados!
Uma rápida olhada de 2 mins, já vi que vc se sai muito melhor do que eu, nos vídeos, já que eu não apareço de jeito nenhum.

Antes que eu esqueça:

2 curtidas