Salve, @Daigo
parabéns pela iniciativa! – Tenho lido várias postagens sobre o TigerOS aqui no Fórum, mas nunca anotei um “resumo” – e o que eu não anoto, não fixo na memória (ou fico em dúvida, depois).
Anteontem, procurei o site do TigerOS, para ver um “resumo”, e não encontrei. – e aí, comecei a notar algumas pequenas coisinhas, que talvez possam ser úteis:
1 - O link do site do TigerOS poderia estar no seu perfil – e você também poderia colocá-lo de novo, sempre que fizer a primeira menção à distro, em qualquer tópico onde o link ainda não esteja presente. – Aqui, por exemplo, você não colocou o link na postagem de abertura!
Pode parecer bobagem, mas “ter de procurar o link” já é um (pequeno) “gol contra”.
2 - Ajudaria, se você colocasse a Tag do TigerOS neste tópico. – Isso facilitaria encontrar rapidamente outras postagens sobre ele – com o link e outras informações que por acaso não tenha lembrado de colocar aqui:
Achei que a Tag não existisse, mas fui conferir e vi que existe, sim:
3 - Cheguei no site do TigerOS, acho que anteontem, e vi que você procura fornecer tudo que o dono de um pequeno negócio precisaria, para migrar. Isso é importante! – Mas não encontrei o “resumo” que procurava, como “sommelier de distros” (rs): – Qual a “base” (Debian, Buntu, Arch…), lançamento fixo ou rolling, qual o DE etc.
(Ok, vi em outro tópico você dizer que não faria sentido ser rolling release, e concordo plenamente. – Mas, “o uso do cachimbo faz o jornalista” (rs). Não confio em “lembro”, nem em “acho”, nem em “li por aí”. Na hora H, faço questão de conferir. E neste caso, ainda não conseguir confirmar, embora tenha “quase certeza”).
Há muitos “pequenos comércios”, aqui onde moro, e conheci alguns jovens que cresceram prestando serviços nessa área, antes de irem para algo maior. – Talvez valha a pena abrir uma página para jovens técnicos que estejam nessa fase de desenvolvimento – e é possível que eles se perguntem, logo de cara, coisas simples como, “qual a distro-base, qual o DE”, e outras especificações técnicas simples, como essas, para começar.
Não sei se isso é válido (talvez não seja). Talvez 99% dos jovens técnicos não queiram nem ouvir falar de “Linux” – afinal, “Windows” é que é o bicho. – Mas acho que a maioria dos donos de “pequenos negócios” não mexem diretamente com isso. Procuram um técnico que cobre pouco (o menor preço possível, rs). – São só ideias à toa. Você é quem pode avaliar melhor, essa realidade.
Resolvi baixar a ISO – e depois não encontrei uma “checksum” para verificação da integridade:
Bom, é claro que a essa altura já tenho “quase 100% de certeza” de que a base é “Buntu LTS”, lançamento fixo, e KDE – pois vi um “Discover”, Painel embaixo etc. – Mas teria economizado tempo, se já encontrasse essas (e outras) informações resumidas em algum lugar fácil de achar.
(Deve ser a “síndrome do visitante do Distrowatch”, ha ha. Toda vez que vejo falar de uma distro, vou lá, e leio o resumo completo, com os softwares incluídos, e todas as versões dos anos anteriores).