Tiger OS 25 vem aí. Quer contribuir?

Salve, @Daigo

parabéns pela iniciativa! – Tenho lido várias postagens sobre o TigerOS aqui no Fórum, mas nunca anotei um “resumo” – e o que eu não anoto, não fixo na memória (ou fico em dúvida, depois).

Anteontem, procurei o site do TigerOS, para ver um “resumo”, e não encontrei. – e aí, comecei a notar algumas pequenas coisinhas, que talvez possam ser úteis:

1 - O link do site do TigerOS poderia estar no seu perfil – e você também poderia colocá-lo de novo, sempre que fizer a primeira menção à distro, em qualquer tópico onde o link ainda não esteja presente. – Aqui, por exemplo, você não colocou o link na postagem de abertura!

Pode parecer bobagem, mas “ter de procurar o link” já é um (pequeno) “gol contra”.

2 - Ajudaria, se você colocasse a Tag do TigerOS neste tópico. – Isso facilitaria encontrar rapidamente outras postagens sobre ele – com o link e outras informações que por acaso não tenha lembrado de colocar aqui:

Achei que a Tag não existisse, mas fui conferir e vi que existe, sim:

3 - Cheguei no site do TigerOS, acho que anteontem, e vi que você procura fornecer tudo que o dono de um pequeno negócio precisaria, para migrar. Isso é importante! – Mas não encontrei o “resumo” que procurava, como “sommelier de distros” (rs): – Qual a “base” (Debian, Buntu, Arch…), lançamento fixo ou rolling, qual o DE etc.

(Ok, vi em outro tópico você dizer que não faria sentido ser rolling release, e concordo plenamente. – Mas, “o uso do cachimbo faz o jornalista” (rs). Não confio em “lembro”, nem em “acho”, nem em “li por aí”. Na hora H, faço questão de conferir. E neste caso, ainda não conseguir confirmar, embora tenha “quase certeza”).

Há muitos “pequenos comércios”, aqui onde moro, e conheci alguns jovens que cresceram prestando serviços nessa área, antes de irem para algo maior. – Talvez valha a pena abrir uma página para jovens técnicos que estejam nessa fase de desenvolvimento – e é possível que eles se perguntem, logo de cara, coisas simples como, “qual a distro-base, qual o DE”, e outras especificações técnicas simples, como essas, para começar.

Não sei se isso é válido (talvez não seja). Talvez 99% dos jovens técnicos não queiram nem ouvir falar de “Linux” – afinal, “Windows” é que é o bicho. – Mas acho que a maioria dos donos de “pequenos negócios” não mexem diretamente com isso. Procuram um técnico que cobre pouco (o menor preço possível, rs). – São só ideias à toa. Você é quem pode avaliar melhor, essa realidade.

Resolvi baixar a ISO – e depois não encontrei uma “checksum” para verificação da integridade:

Bom, é claro que a essa altura já tenho “quase 100% de certeza” de que a base é “Buntu LTS”, lançamento fixo, e KDE – pois vi um “Discover”, Painel embaixo etc. – Mas teria economizado tempo, se já encontrasse essas (e outras) informações resumidas em algum lugar fácil de achar.

(Deve ser a “síndrome do visitante do Distrowatch”, ha ha. Toda vez que vejo falar de uma distro, vou lá, e leio o resumo completo, com os softwares incluídos, e todas as versões dos anos anteriores).

6 curtidas

Não tem link

1 curtida

Nem me lembrava que não está…

Ela existe?

Não fazia ideia disso

Mas vc mesmo respondeu:

Se eu fico colocando informações demais, acaba gerando confusão. Era como eu pensava na época que criei a página sobre a distro, porém, faz muita falta para futuros colaboradores, além de interessados, como vc bem comentou.

Não se interessam pq mataria o ganha pão deles :joy:
Recomendou uma distro Linux: perdeu o cliente, afinal, os problemas logo acabarão
Continua com o Windows: cliente eterno, já que os problemas são eternos

Estava gerando problemas, já que muitos baixavam o arquivo menor apenas.

Vou providenciar isso o quanto antes.

3 curtidas

Corrigido, descuido meu

1 curtida

@Leonam_Cruz não esquece de olhar o Telegram

1 curtida

Adicionei o checksum, mas não sei se coloquei o melhor nome, pra auxiliar quem não tem conhecimento no assunto.

2 curtidas

Na teoria, foi corrigido o erro do instalador, que se perdia ao encontrar 2 SSDs NVMe na máquina.
Se alguém tiver essa condição na máquina e puder testar, vai ser muito importante.

1 curtida

Fala @Daigo , parabéns a você e a sua equipe pelo projeto.
Hoje eu acessei o site do Tiger para dar uma olhada, depois de ler uma matéria no Tecnoblog, e gostaria de fazer duas sugestões para ti.

1. Tentar mudar os textos iniciais que focam apenas em “empresa”, citando também que pode ser utilizada para o uso pessoal.
    Por exemplo:

“A melhor solução para quem deseja eliminar o problema da
pirataria na empresa, além de evitar invasões, espionagem e trocar os computadores sem real necessidade.”

Poderia ser:

Seja para o uso pessoal ou para empresas nos temos solução para quem deseja eliminar o problema da
pirataria além de evitar invasões, espionagem e trocar os computadores sem real necessidade.

O quadro da imagem abaixo, poderia ser alterado também ou duplicado para refletir a possibilidade do uso pessoal ou nas empresas

1. Um link chamativo na home levando o usuário a um passo a passo (artigo ou vídeo) de como migrar do Windows 10 para o Tiger OS

Essas dicas como eu falei foram depois que li esta matéria no Tecnoblog, lendo eu vi que a indicação da matéria é um site gringo.

Então acho que poderia ser interessante você entrar em contato com a autora (que também é redatora), tem o e-mail clicando no nome dela, e falar que existem projetos como o seu aqui no Brasil que buscam dar essas soluções para quem quer prolongar a vida dos PCs.

No mais, muito sucesso para você e sua equipe.

2 curtidas

@jridel muito obrigado pelas dicas, vou levar em consideração nas melhorias que já comecei a fazer no site. Essa madrugada, por ex, revisei e adicionei novas aulas.
Uma dúvida: a matéria no Tecnoblog cita o TigerOS, pois eu não achei

1 curtida

Não cita o Tiger nem nenhuma distro brasileira, por isso falei de tentar entrar em contato com a redatora para mostrar que iniciativas brasileiras também existem.

2 curtidas

Faltou atenção da minha parte. Hj fiz a divulgação de uma importante matéria a respeito do assunto, mas tenho uma outra já pronta, falando a respeito da distro.

1 curtida

@jridel tô seguindo sua dica e contactando, não só a guria do Tecnoblog, mas outros também.

@Leonam_Cruz some não

2 curtidas

Muito bom, espero que esses contatos rendam bons frutos !

2 curtidas

Bom dia, saudações!

Como usuário final dos sistemas Linux e gostar da liberdade de customização, longe da expertise técnica da programação, gosto de testar as distribuições.
O que me chamou a atenção do nome da distribuição nacional “TigerOS”, por que do nome desta distribuição?

Enfim vou testar novamente, na primeira tentativa a uns meses atrás não me aprofundei muito, surgiu uma dificuldade e não voltei a mesma distribuição. Ontem baixei o TigerOS 23.2.4 para testar.

Há uns anos atrás usei o Mandrake uma ótima distribuição (ficou saudade), Kurumin 7 era muito bom a distro nacional e Debian 4 Etch, tudo na marra.

Escolha minha, que inclusive facilitou a parte de gamificação do curso

Achei um pouquinho complicado a instalação no principio do TigerOS, mesmo com experiência em instalações Debian, Opensuse, Fedora, Ubuntu, etc… O meu HD estava particionado em 3 distribuições: Debian 12 Xfce/Kde, Opensuse Tumbleweed Kde e Ubuntu Mate 24.04 e uma partição Usuário como home.

Removi o Ubuntu Mate para instalar o TigerOS e mantido o Debian e Opensuse.

Para um usuário inexperiente pode ser
empecilho.

Achei falta do usuario nome completo, o que eu encontrei foi usuário padrão com privilégio de root no sistema como opção.

Entretanto, gostei do design, coloração dos temas, sugestões de instalação de software no início, um sistema que me despertou curiosidades para usar e experimentar e, contribuir com observações sobre desempenho, bugs, etc…

São as primeiras observações iniciais!

Qual a dificuldade? Quanto mais informações, melhor, para podermos trabalhar nas melhorias.

Temos que levar em consideração que um usuário inexperiente não instalaria tantas distros em paralelo.

Está se referindo ao modo live?

O que achou complicado?

Na verdade é usuário administrador, apesar da confusão de quem já está habituado, no Linux usuário administrador e root são diferentes:

• Usuário comum, não está no sudoers (ou seja, não pode executar comandos como administrador)
  • Usuário administrador, está no sudoers (ou seja, pode executar comandos como administrador mediante senha, é o usuário que quase toda distribuição permite criar por padrão)
  • Usuário root, pode executar comandos como administrador sem a necessidade do uso de senha

Sobre nome completo você se refere aquele nome que aparece no menu? Se sim podemos implementar tranquilamente

2 curtidas