Pessoal, gostaria de dicas de distros para testar. Estou no Mint há, sei lá, uns 7 ou 8 anos já. Me atende muito bem, mas queria dar uma olhada no cardápio pra ver o que tem de interessante por aí. Como dizia um professor da minha faculdade “não é porque eu já escolhi meu prato que não posso olhar o cardápio” rsrs.
Mas, tem um “porém”… O gestor de arquivos do Mint, o Nemo, tem as funcionalidades que me ajudam e muito no dia-a-dia a ser produtivo e manter um fluxo de trabalho consistente. As principais são: a funcionalidade de multi-painéis (apertando F3 pra ativar/desativar) e o mais completo menu de contexto que eu já vi, com suporte a plugins, “Abrir com…”, criar links simbólicos e diversos opcionais.
Eu sei, poderia instalar o Nemo em qualquer outra distro? Claro… Mas queria saber se existem alternativas “out of the box” que tragam esses recursos.
O Zorin, o Deepin, até o Ubuntu (depois de um belo debullshit) me despertam uma curiosidade, mas sempre que eu tento usar, minha produtividade cai justamente por sentir falta desses recursos nos gestores de arquivos.
Enfim… Se alguém tiver dicas de distros pra recomendar, ficaria grato
Você pode instalar uma distro que já venha com o GNOME (como o Ubuntu, Debian ou Fedora) e utilizar o gerenciador de arquivos padrão no lugar do Nemo.
As teclas de atalho e funcionalidades que existem no Nemo podem ser reproduzidas no Nautilus (GNOME Files). Dê uma olhada aqui:
As teclas de atalho que esse projeto adiciona podem melhorar bastante a produtividade, e o melhor é que dá pra personalizar conforme suas preferências.
Os “Nautilus Scripts” é uma opção out of the box que o GNOME Files oferece para as pessoas adicionarem menus, inserir teclas de atalho, etc. É bem interessante.
Faça um teste aí e experimente:
Você pode usar curl ou wget: escolha apenas um dos comandos abaixo e execute-o no terminal.
Eu uso o Debian 13 com a interface gráfica cinammon. Não é tão refinada para ser produtiva quanto o linux mint, mas me ganhou por rodar melhor jogos. Não sei o que acontece com o Mint depois da versão 22.1 os drivers de video ficaram bugados. OBS: O navegador de arquivo é o mesmo do mint, e esse atralho F3 funcionou aqui.
Ainda não cheguei a testar nenhuma distro baseada no KDE/QT, fiquei só em base GTK. Vou dar uma olhada. Valeu pela dica!
Caraca, parabéns pelo projeto! Vou dar uma olhada sim. O Nautilus padrão eu não consegui me adaptar justamente pela falta de opções, mesmo sabendo que ele tem a possibilidade de “expandir” com scripts, não tinha me aprofundado nisso.
Cara, no Mint eu rodo os meus jogos sem nenhum problema rs. Até coisas de origem Jack Sparrow rodando pelo Bottles. Só o que não roda é o que não tem compatibilidade mesmo por conta de anti-cheat. E olha que tenho GPU da Nvidia (uma 1660 Super de guerra kk). O Cinnamon em si acredito que já traga toda a bagagem de produtividade, independente da distro, por isso o Nemo funciona o F3/split panel no seu Debian.
Mas coisa que rodava a 60 fps e sofrivel no mint, no rebian roda a 85 90. Eu instalei ele semana passada p ver como tava e os driver nvidia tao bugado. Toda semana o mint atualiza kernel, nao sei se eh isso o problema. Eu descobri uma coisa esses dias, eu sempre chingava os driver da nvidia por que quando o cinnamon reiniciava a config de brilho e a taxa de atualizacao voltava. Culpei o driver inocente, isso eh coisa do cinnamon pois qd testei o zorin com gnome persistia a config.
Eu tirei o zorin pois eu vi uns comportamento estranho nele.
Eu fiz uma config suprema, o meu pc eh um note i9 com rtx 4060. Eu deixei o driver de video como hibrido p rodar o SO, e a nvidia eu consegui deixar dedicada p roda o stalker 2. E ficou uns 15% melhor do que so usar a nvidia dedicada.
O DLSS funciou.
Vantagem do Zorin: o driver eh o 580 e no overlay da steam mostra o consumo da gpu. Desvantagem do zorin: area de trabalho remota executando quando a maquina ativa protecao de tela.qd acordava bugava achei suspeito comportamento de malware.
Desvantagem do Debian: Driver eh o 550 e nao mostra consumo de gpu da steam.
Vantagem: estavel, mesmo sendo o 13 trixie. Mais performatico rodando o stalker 2.