Eu tenho um notebook a itautec w7645 de 2007 e quero dar ele para o meu irmão mais novo, ele vem com o Windows vista de fabrica porém troquei para o windows 7, mas como o windows 7 perdeu o suporte e atualizações, quero mudar o OS e queria saber qual é a melhor opção para este PC
Acho que o Bodhi Linux ou o Peppermint OS serão os mais indicados para rodar…
Por sinal, já tem alguns tópicos no fórum a respeito de distros para computadores mais fraquinhos:
Esse processador é de 64 bits, o que torna possível usar distros mais atuais. Com esses 2 GB daria pra colocar um Linux Mint XFCE que, sendo sensato, não deve apresentar muitos problemas - apenas deve-se evitar trocentas abas de navegador abertas, usar aplicativos de reunião online vai ser complicado e deve dar pra jogar coisas simples, como emuladores de PS1, Nintendinho etc
Reforçando: independentemente da leveza do sistema operacional, um computador modesto vai necessariamente requerer um uso moderado para os padrões atuais. A navegação pela Internet não deve implicar muitas abas abertas, e devem ser evitados programas muito complexos, muito cheios de recursos, que terminam consumindo muito dos recursos da máquina.
No mais, adoro ver computadores antigos sendo reaproveitados!