Distro para notebook antigo

Olá @Jessey!
Com esse hardware (quase exatamente igual a um notebook que tenho aqui) você não deve ter maiores problemas para rodar qualquer interface.
Acredite, por mais que digam nesse tópico ou em outros que seu note só roda LXDE e XFCE, eu tenho um bem parecido e posso lhe dizer que qualquer uma serve.
Tenho aqui um notebook com o hardware: Intel Core® 2 Duo x64 @1.50GHz + 2GB RAM DDR2
Há quase dois anos que faço testes e mais testes contínuos nele. Seguem as interfaces que testei e seu desempenho:

GNOME 3

• GNOME 3 padrão - Médio, muito poucos lags
  • GNOME 3 com extensões - Médio, com alguns travamentos no Firefox, mas com o Chrome funcionando bem.
  • GNOME 3 do Zorin OS (Zorin Desktop) - Bom desempenho, mas congelamentos aleatórios
  • GNOME 3 (Ubuntu) - Médio, muito poucos lags

KDE Plasma

• Plasma padrão (KDE neon) - Muito bom, nenhum travamento
  • Plasma com extensões, temas e blur - Médio, alguns travamentos no Konsole, pois seu fundo inteiro tem blur

XFCE

• XFCE padrão e puro (Fedora) - Excelente - nenhum travamento
  • XFCE com customizações pessoais - Excelente, demora para desligar e ligar
  • XFCE super customizado (Zorin OS Lite) - Muito bom, alguns travamentos

LXDE/LXQt

• LXDE puro, sem customizações nem temas (Arch) - Excepcional, nenhum travamento, fluidez e responsividade acima da média
  • LXDE (Lubuntu LTS) - Excepcional, nenhum travamento, fluidez e responsividade acima da média
  • LXQt (Lubuntu 19) - Muito bom, semelhante ao XFCE

Unity

• Unity 7 (Ubuntu 16) - Muito bom, semelhante ao Plasma
  • Unity 7 (Unity XP) - Igual ao Ubuntu 16
  • Unity 8 (Instalado manualmente no Ubuntu 18.04) - Muito instável e cheio de bugs

MATE

• MATE customizado (Ubuntu MATE) - Semelhante ao LXQt
  • MATE padrão e puro (Debian) - Muito bom e rápido, semelhante ao XFCE

GNOME-based

• Pantheon (elementary OS) - Muito bom, travamentos no Chrome mas Firefox funcionando normalmente.
  • Endless Shell (Endless OS) - Médio, com travamentos aleatórios na GnomeSoftware
  • Manokwari Shell (BlanKon X Tambora) - Muito bom, semelhante ao LXQt
  • Cinnamon (Mint) - Semelhante ao GNOME

Windows

• Aero (Windows 7) - Bom, mas travava quando ligava os efeitos Aero no máximo
  • Metro (Windows 8.1) - Muito bom e responsivo, mas demora para ligar e desligar
  • Continuum (Windows 10) - Travamentos aleatórios no Chrome, mas de resto tudo normal.
7 curtidas