Tenho curiosidade de testar o Arch Linux

Venho fazendo esse post na madrugada, peguei uma insônia :sweat_smile:

Bem. Eu entrei no mundo Linux faz alguns meses, depois de muitos anos vivendo no Windows, comecei com o Zorin OS, testei o Manjaro, Ubuntu e por fim, Mint. Meu conhecimento no Linux é tipo um nada, sei algumas coisas mas é pouco

Sempre tive curiosidade em testar um OS que você pode construir na maneira que desejar, mas sou um iniciante. Eu vejo na internet, alguns Youtubers, até postagem em uns fóruns que fala que a comunidade de Arch Linux não é muito amigável, e não incentiva a pedir ajuda

Eu comecei faz um pouco tempo e eu tô por fora dessas cor. As vezes isso é só conversa mesmo não sei. Afinal de contas, é bom para um iniciante? Qual livros vocês recomenda para ler?

Quero só puxar um assunto mesmo

2 curtidas

Na minha opinião: Arch não é para todo mundo, ou seja, se você não tem perfil de autodidata, o Arch não é para você, visto que ele demanda muita intervenção do usuário para se tornar amigavel como um Ubuntu por exemplo.

A repulsa na comunidade é quando se depara com um usuário que demonstra que não chegou a pesquisar nada antes de pedir ajuda na comunidade, ai a própria comunidade é hostil com este usuário para que ele comece a fazer pesquisa própria ou desista da distro.

Ex de pergunta que acredito que qualquer usuário será hostilizado na comunidade:
Como instalar o firefox?

Não é atoa que o Arch tem uma das melhores Wiki do Linux.

Sim e não…kkkkk

Depende de como vai ser sua postura. Se você for um usuário que ira correr atras da solução dos seus problemas e consequentemente ganhar experiencia, é ideal para você mesmo sendo iniciante.

Se você for um usuário que quer tudo em uma “bandeja” sendo serviço para você, não recomendo o Arch.

Dica: se fosse iniciar hoje no Arch, optaria por fazer isso em um ambiente virtual (como virtualbox ou algo do tipo), evitaria possiveis problemas de pós instalação X hardware, e me dedicaria em testar e aprender a usar o sistema

3 curtidas

Se você quer aprender sobre o Arch, um bom lugar é a Arch Wiki.

E se você consegue, instale o Arch em uma máquina Virtual. Tem softwares de Máquina Virtual que não são tão complicados assim (como o VirtualBox). Provavelmente o desempenho não vai ser lá grande coisa, mas você vai poder aprender sobre o Arch sem obliterar a sua instalação do Mint.

Como o Pio falou ali em cima, depende. Você apenas quer usar e quer algo que funcione? O Mint, Zorin e a Ubuntu já atenderia bem. A instalação do Arch pode ser meio complicada para um iniciante e pode demorar um bom tempo para se ter algo que funcione bem.

Mesmo que tenha o archinstall que facilita bastante a instalação, o Arch ainda vem meio cru e você precisa fazer algumas coisas depois da configuração. Como nesse vídeo do Dio do Pós instalação do Arch via archinstall:

Agora, se você quer realmente aprender, aí o Arch pode ser uma boa escolha. Mas você tem que ter a disposição de realmente aprender, paciência de ler e as vezes quebrar um pouco a cabeça em caso de problemas.

E se você quer algo que funcione, mas seja baseado no Arch, tem algumas distribuições baseadas no Arch que são mais amigáveis e entregam um sistema mais ou menos pronto, como é o caso do Crystal Linux, que entrega um ambiente Gnome bem enxuto e funcional. Talvez, mais funcional que o Ubuntu Minimal.

Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, se você for para uma derivada do Arch, você não vai ter o gostinho de montar o sistema por você mesmo, e claro, dependendo da comunidade daquela derivada, você ficará a ver navios.

1 curtida

Sou da seguinte opinião: Se está com vontade, vá em frente. Abrace a sua causa e seja feliz. :grin:
Porém, antes de mais nada, faça o dever de casa e pesquise bastante. Aproveite que a documentação do Arch é uma das melhores que existem.
Assim como @Pio e o @rapoelho, recomendo que inicie usando uma VM (máquina virtual).

3 curtidas

Eu migrei para o arch com 1 ano usando Linux, comecei no ubuntu! Tive ajudas na época para instalar, porem insatisfeito com o sistema instalado da forma que foi instalado, comecei a ler a wiki, e pesquisar a fundo o que realmente eu precisava ter instalado, e fui tirando o que não precisava e fui levando anotei tudo e hoje em dia tenho meu próprio script

Levando em conta que em duas semanas atrás estava testando o void, acabei voltando para o arch, to na zona de conforto com ela ja sei como ele funciona, e pra ser sincero recomendo fazer numa VM para ter os primeiros contatos (coisa que e não fiz)

Em questão a comunidade, gente “tóxica” vai ter em qualquer lugar em qualquer comunidade, mais nem todo mundo é, eles sempre afirma para seguir a wiki assim tem como ajudar até pq ta la para isso mesmo, guiar o usuario!

Concluindo, teste sim e vai sem medo, não tem coisa melhor que aprimorar o conhecimento, aprender coisas novas, boa sorte e seja bem vindo ao pinguim :slight_smile:

3 curtidas

Eu diria pra você instalar arch dentro de uma distrobox
(no ubuntu seria algo como)

apt install podman distrobox
distrobox create --image archlinux arch
distrobox enter arch

Nesse ambiente vc vai aprender a instalar o yum, testar comandos, instalar apps dos repositorios, até mesmo apps graficos.
Eu uso toda hora no meu fedora, e talvez seja uma boa maneira de molhar o dedão.

Depois mais pra frente vc pode tentar uma instalação usando o gnome-boxes ou o virt-maneger

2 curtidas

Realmente é melhor criar dentro de VM evita causar qualquer problema desastroso

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.