Tem como aumentar a Swap?

Tem como aumentar a swap ?, caso a reposta seja sim, é seguro fazer esse procedimento ?, quanto é recomendado ou necessario ter de swap ?

Da sim, é fácil, é seguro, é mais barato e mais fácil de instalar do que uma memória RAM, tamanho limite é de “64 TiB” ou 128GB se for BTRFS, um armazenamento que vc não tem ou tem se for BTRFS.
Quanto é recomendado?
Isso é algo pessoal, quem determina é vc, ninguém no mundo é mais capaz que vc mesmo de determinar o que é melhor para vc, isso se vc for uma pessoa capaz.

Um adendo, vc pode ter swap mais veloz de escrita e de leitura caso vc faça swap em discos diferentes de velocidades semelhantes, isso porque a swap vai trabalhar em RAID 0 automaticamente, mas é preciso que cada swap tenha a mesma prioridade para isso, se usar 2 vai dobrar, se usar 3 vai triplicar… quanto mais swap em disco diferentes mais rápido a escrita e leitura da swap vai ficar.

Sim: – É muito seguro – e muito fácil:

1º passo é des-montar a partição (ou partições) Swap existente(s) – caso exista(m) e esteja(m) em uso – e você queira aumentá-la(s):

sudo swapoff --all

2º passo é aumentar a partição Swap – caso exista espaço disponível para isso. – Pode-se usar o GParted, caso ela já esteja des-montada.

Se você vai apenas criar outra partição Swap, não precisa des-montar a que já está em uso – a menos que queira substituí-la pela que será criada.

Neste caso, descubra o identificador UUID da nova partição Swap – e substitua ou acrescente no arquivo /etc/fstab:

$ date; lsblk -o name,mountpoint,label,fstype,size,uuid
Wed  4 Dec 06:19:22 -03 2024
NAME    MOUNTPOINT                  LABEL     FSTYPE   SIZE UUID
sda                                                  447.1G
├─sda1  /boot/efi                   EFI       vfat       2G 7A0B-66EE
    (......)
├─sda13 [SWAP]                      Swap      swap      11G a6bc03e6-ae71-4504-a8f5-c7bc79021e96

Exemplo de /etc/fstab:

Depois de substituir ou incluir o UUID da nova partição Swap no /etc/fstab, basta ativar. – Este comando ativará todas as partições Swap indicadas no /etc/fstab:

sudo swapon --all
1 curtida
2 curtidas

Rapaz, você é louco ?
Esse método é só para engenheiros, é mais vantajoso a dica do aguamole usar swapfile

Filho…

… contenha seus arroubos de linguagem juvenil.

Aja com responsabilidade. – Algum iniciante poderia achar que você sabe o que diz… e sofrer sequelas pelo resto da vida.

O swapfile é uma alternativa válida.

Pode ser a melhor opção – desde que o usuário seja capaz de avaliar o que é melhor para seu caso pessoal. – Mas para isso, precisa aprender, entender, pensar.

Do jeito como você se expressou, algum iniciante pode achar que, “aprender”, “entender”, “pensar” etc. sejam coisas prejudiciais à saúde.

pow…

Você já começou com papo de 64 TiB, BTRFS – e responde ao colega que só ele pode determinar o tamanho do Swap – “isso se vc for uma pessoa capaz”…

5 curtidas

Sim, é um processo fácil e seguro. Tenha em mente que você poderá aumenta dependendo da organização das suas partições, por exemplo se há alguma próxima da swap para disponibilizar espaço. Mas em vez disso aconselho a usar swap via arquivo. Assim você pode criar uma do tamanho que desejar (Não recomendo mais que 8GB se vc não trabalha com edição multimídia pesada ou usa hibernação) e depois basta habilitar. Há diversos tutoriais na internet como fazer. Aqui vai um passo a passao para ser executado no terminal:

Para esse exemplo estou criando um swap de 2GB de tamanho.

1 - Criar um arquivo de Swap de 2GB

sudo dd if=/dev/zero of=/swapfile bs=1M count=2048

2: Definir Permissões

sudo chmod 600 /swapfile

3: Formatar o Arquivo como Swap

sudo mkswap /swapfile

4: Ativar o Swap

sudo swapon /swapfile

5: Tornar o Swap Permanente

echo ‘/swapfile none swap sw 0 0’ | sudo tee -a /etc/fstab

Reinicie seu computador!

6: Verificar se o Swap está Ativo

free -h
sudo swapon --show

Nota: Antes de criar um arquivo de swap, desative e exclua sua partição swap, peça ajuda aqui no fórum de possível!

3 curtidas

Tem como aumentar sim.

Normalmente é seguro.

Depende muito de suas necessidades. Mas em geral, você pode seguir essa tabela aqui:

Quantidade de RAM no sistema Espaço de SWAP recomendado Espaço de SWAP recomendado se usar a hibernação
⩽ 2 GB 2 vezes a quantidade da RAM 3 vezes a quantidade da RAM
> 2 GB – 8 GB Igual à quantidade da RAM 2 vezes a quantidade da RAM
> 8 GB – 64 GB Pelo menos 4 GB 1,5 vezes a quantidade da RAM
> 64 GB Pelo menos 4 GB Hibernação não recomendada

Tabela disponível nesse tópico e no site da RedHat.

Resumo da Ópera: 4 GB é o mínimo recomendado, independentemente da quantidade de RAM que você tem.

E depende muito do que você usa. Por exemplo: Tenho 32 GB de RAM e 32 GB de Swap. Mas a Swap quase não é usada, pois a RAM que tenho é mais que suficiente. Talvez, diminuir para uns 16 ou 8 GB, ainda pode me atender bem.

Já para aumentar a Swap, ou você pode seguir a dica do @frc_kde (que está muito bem explicado), ou criar um Swapfile (como o @aguamole apontou). Pessoalmente, prefiro uma partição só para a Swap, mas os dois jeitos funcionam muito bem.

3 curtidas

Se vc não usa hibernação é um desperdiço 32GB de swap. No meu PC gamer mesmo onde jogo coisas pesadas a Swap é de apenas 8GB e nunca chegou passar de 4GB. Deixo 8 apenas como padrão em minhas instalações.

3 curtidas

Para que cara, deixa 32 swap mesmo, sem usar 32 swap como é que a pessoa vai ter 64TiB de swap?

:rofl:

Se a gente explica demais, fica parecendo coisa muito difícil.

Mas se a gente explica de menos, pode atrapalhar mais do que ajudar.

Também penso assim.

Se existem 2 modos – e ambos são populares – é porque atendem situações diferentes, usuários com perfis diferentes etc.

Não dá para dizer que só 1 das duas é a “melhor” – e muito menos, “a única aceitável” (??).

Eu só usei Swap File 1 vez na vida – e não tive nenhum problema com isso.

Só que, ao montar meu PC atual, em 2020, eu planejava instalar até 12 distros em dualboot / multiboot, e achei mais razoável ter 1 partição Swap de 4 GiB – do que 12 arquivos-Swap de 4 GiB – o que “gastaria” 48 GiB de espaço em disco.

É verdade que eu tinha 4 HDDs do meu antigo PC, mas quando montei meu PC atual, optei por começar pelo modo mais simples – só com um SSD de 480 GB – e não fazia sentido, “gastar” 10% dele com 12 arquivos Swap.

Além disso, eu queria fazer várias experiências, para verificar várias coisas – ao longo do tempo:

1. Começar só com partições-raiz “/” – sem /home e sem Swap

2. Criar partições /home mais tarde

3. Criar só 1 partição Swap, mais tarde

4. Adicionar um segundo SSD, mais tarde. – Isso teve de ser adiado, devido à pandemia da Covid. – Só fui comprar o segundo SSD 3 anos e meio mais tarde.

O que observei, na prática – durante esses 5 anos:

1. Com 16 GB RAM, nunca senti falta de Swap – pois não faço tarefas “pesadas”

2. Depois que criei uma partição Swap de uns 4 GB, nunca vi ela ser usada

3. Depois que aumentei a partição Swap para 11 GB, só vi ser usada 1 vez: – Usou 0,001% do Swap – mas isso, foi 1 única vez

É o que tenho percebido. – Tenho apenas 16 GB RAM – e no dia que usou 1 byte de Swap, soltei foguetes e abri uma garrafa de Guaraná Caçula para comemorar.

É o que tenho observado, aqui – pois não faço edição multimídia – nem outras tarefas “pesadas”.

Concordo – tendo em vista minha experiência pessoal.

Aliás, só tentei usar “hibernação” no meu antigo PC, mais de 10 anos atrás. – Não me agradou, e desisti.

2 curtidas

Só complementando, pois meu PC também tem 16 GB de RAM. Eu uso swap porque algumas aplicações realizam a troca de alguns arquivos, mesmo que ainda haja muita RAM livre. O motivo é que determinados softwares foram programados para isso e, na ausência de memória de troca, podem apresentar bugs.

Por exemplo, tive problemas com o Ryujinx ao executá-lo em um computador sem swap (inclusive, a necessidade de um arquivo de troca configurado era documentada oficialmente pelo Ryujinx) ou ao copiar grandes quantidades de dados. Se observarmos, o próprio Windows utiliza um arquivo de paginação dinâmico, independentemente da quantidade de RAM disponível.

Em resumo, os sistemas podem, em algumas ocasiões, realizar pequenas trocas, mas nada exagerado a ponto de demandar 30 GB de swap. Por isso, por questões de compatibilidade, eu sempre mantenho 8 GB de swap nas minhas instalações do Linux.

Como recomendação geral, eu diria: 4 GB no mínimo e, no máximo, 8 GB para quem não trabalha com multimídia pesada (nível estúdio) ou usa muito a hibernação.

3 curtidas

É que o Linux faz RAID 0 via software caso exista mais de uma swap com a mesma prioridade, esse é o motivo de poder fazer 32 áreas de swap.
Além de filesystems serem limitados.

1 curtida

Vc tem 2 opção, colocar o swapness em 100 para liberar memória para page cache, a outra opção é desativa-la e alocar tudo para dados.

Se com swapness 100 não usar a swap ela é inútil para desempenho, mas ela é útil para te dar tempo de matar processos se der bug de moedor de memória(vazamento de memória).

Boa noite rapaz.
Não foi minha intenção faltar com respeito com sua pessoa, você é o cara das 12 distros e eu sou somente o peppermint em fase beta.
Seus tutoriais são impressionantes e eu aposto que você já venceu no xadrez várias vezes a I.A Colossus The Forbin Project kkk

Em breve posso precisar de seus tutorias para criar a swap em especial para minha distro, como não sou muito fã do NVME pelo menos posso utilizá-lo como swap na minha distro que todos conhecem bem.

2 curtidas

Relaxa, mano.

O que me preocupa, é o risco de confundir novos colegas, que vêm ao Fórum para obter conhecimentos e até alguma orientação – afinal, os temas aqui têm um fundo “técnico”. – Seria lamentável, algum iniciante ficar com a impressão de que determinada colocação seja “loucura”, ou que informações básicas sejam “só para engenheiros”.

4 curtidas