Acho o Ubuntu um sistema bem rápido e fluido, tanto que abro vários apps ao mesmo tempo com os meus 8gb de RAM e ele fica tranquilão, mas recentemente abri tantos apps, que quando fui abrir o Spotify pra escutar uma musiquinha, do nada ele começou a travar muito, até que travou tudo e congelou, aí tive que deixar ele descarregar pra conseguir desligar sem ter que recorrer ao desligamento forçado (Cês acham que isso aconteceu mesmo por conta da RAM? Se sim, isso é normal?). Então assim, um dia pretendo comprar mais um pente de 8gb de RAM, mas enquanto não faço isso, vocês podem me recomendar algum app pra ficar monitorando? Agradeço a quem puder ajudar.
Pode ser que você tenha sobrecarregado sua CPU.
O Ubuntu tem um app para você monitorar o uso de recursos do computador. Se quiser monitorar pelo terminal, recomendo o uso do htop.
Testei aqui o htop, realmente é muito bom, obrigado.
Uma solução, mais fácil e com notificação, é o psensor. Sempre indico ele aqui no fórum, ele é bem bom.
Veja nesse print que peguei, dá para deixar uma notificação de porcentagem de uso da ram, cpu, temperatura etc. Nesse caso, quando atingir a porcentagem de uso que você indicou, o sistema te envia uma notificação, aí você já fica esperto.
E, sim, se toda sua memória for utilizada, pode acontecer congelamento. Duas formas de evitar isso, se você consume muita ram, é ficar de olha no gasto e ter uma swap (acho que já tem por padrão no Ubuntu) e usar algum programa com notificação em tempo real, como o psensor que eu citei. O psensor é um front-end amigável para o lm-sensores (que é usado via terminal).
Obs: só para deixar claro, mesmo se você tiver uma swap ativa, vai acontecer congelamento. E ele é pior em hd mecânico, mas, em ssd também vai congelar.
while true; do free -h >>/home/desktop/free.txt; sleep 1; done
Faça a substituição de home, desktop, free.txt pelo arquivo que você queira gerar.
A diferença deste para as outras opção é que o free -h será salvo no armazenamento deixando gravado no dispositivo de armazenamento ao invés de tentar enviar para a tela do usuário em que ele não pode visualizar devido ao travamento.
Você pode trocar o “sleep 1” por outro valor em segundos, devido a que um valor de segundo baixo pode levar a um arquivo free.txt muito grande.
Se você usar o Gnome no Ubuntu, você pode instalar uma extensão que exiba o estado da memória
OBS: Você pode desabilitar os outros itens e deixar apenas a memória.
É normal para quem tem pouca memória ou utiliza muita memória além da que tem. Quando trava o sistema, é o sistema operacional fazendo o despejo de memória para liberar memória para os processos.
OBS: Para quem tem 16GB e não utiliza nada pesado como edição de vídeo por exemplo, é muito difícil de acontecer. Comigo acontece apenas quando estou com uma maquina virtual e dezenas de abas do navegador abertas.
O swappingness menor faz com que o Linux fique tentando resolver sem fazer swap, isso faz com que o Linux trave mesmo que a swap esteja livre.
Aqui uso a linha de código abaixo no terminal como root memorizada para limpar a memória de conteúdo não necessário aumentando a memória livre:
sync; echo 1 > /proc/sys/vm/drop_caches
Também configurei o swappiness para 0 ( zero ) o que força o sistema a sempre usar a memória livre e só quando esgotar usar a swap.
Quanto de swap você tem no sistema?
Recomendo aumentar a memoria swap do Ubuntu pelo menos 8GB e deixe o sistema se virar com o resto. Se você estiver com o Ubuntu instalado em um SSD ou NVMe o uso do swapfile será suave.
Muito interessante essa ideia também, juntamente com a opção que o @Tuxraldo deu, curti!
while true; do free -h >>/home/desktop/free.txt; sleep 1; done
Essa do free -h também é top, cês são muito brabos. @aguamole
eu lembro que uma vez eu tava so com o discord aberto e tava travando o ubuntu inteiro,nunca mais aconteceu,nem lembro se talvez o discord fosse um snap sla
Olha, uma coisa que eu tenho percebido nos fóruns são os usuários ensinando os novatos a instalar distros Linux sem o uso de swap. Dizem esses usuários que Swap é pra quem tem 4gb de RAM ou menos.
Porém, a Swap é totalmente necessária, é nela que o sistema operacional vai se socorrer pra não faltar memória RAM. O sistema faz uma troca com o disco.
Claro que há uma perda de desempenho, mas é melhor ter uma perda de desempenho do que ver o sistema travar.
Verifique se a Swap do Ubuntu está ativa.
Não a perda de desempenho necessariamente, por exemplo se tiver um arquivo sendo lido varias vezes no HD é mais importante colocar o visualizador de imagem na swap já que ele esta ocioso e colocar o arquivo do HD na cache de memória da RAM, o nome do recurso que controla isso é memória virtual ela não funciona direito se estiver sem swap.
Tem gente que quer ensinar o kernel como ele deve operar, se o programador fez assim é porque é para ser assim, ai vem o pessoal e acha que entende de computação.
Eu fico vendo os blogguers colocando a swap como uma vila, ela não é uma vila, ela é a soluções dos problemas.
A qual deve ser o valor da minha swap, uai isso vai depender do seu uso.
É aquela história: memória RAM não utilizada é memória RAM desperdiçada.
Péssima ideia. Agora seu computador precisa ficar acessando o disco mais vezes, o que piora o desempenho.
Com swappiness 0 eu acho mais fácil o seu computador travar antes de conseguir usar a swap, além de evitar o uso de swap ao extremo ser uma péssima ideia, como explicado pelo @aguamole.
@Melk rapais, eu tinha visto um vídeo no youtube sobre o uso de RAM, nunca vi antes um vídeo tão bem explicativo.
Quem quiser entender sobre a memória virtual e funciona igual em qualquer sistema operacional assiste este vídeo, você vai entender tudo:
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Palestra-sobre-gerenciamento-de-memoria-virtual-no-kernel-linux
Aqui esses procedimentos que fiz foram um sucesso ao contrário do que vocês afirmam.
Quem quiser testar que teste.
Você não percebe porque a cache não é essencial, mas o led do ssd que mostra as atividades do mesmo pisca ate que a RAM encha novamente.
O raciocínio é porque fazer a luz de leitura do ssd piscar.
Não uso SSD, uso HD e o Conky monitorando.
Esses procedimentos é que me livraram do uso de swap e o sistema ficou um foguete.