E com certeza quando a sua memória enche o sistema trava pq o swapness=0 troca o 0 por 100 que para de travar quando fizer swap menor de 2GB. Pode ate parar com menos de 4GB, diferente do que acontece com o 0 que trava no primeiro 1 bit.
Quer saber como vc resolve esse seu problema, compre mais RAM, multiplique o valor por 4.
Eu sei que em desktop para pessoas que passa por dificuldade financeira não tem condição de montar um computador com o limite de RAM suportado pelo CPU, eu tmb não tenho, então eu apenas sobrevivo com o que da para comprar.
Também não uso swap. Tenho 20 gb de ram ja faz ano e nunca tive problemas. Pode ser que seja pro meu perfil de uso, mas mesmo no note antigo, com 6 gb, a memória raramente passou dos 50% utilizada.
Eu diria que o problema maior é eliminar o cache da RAM. Fica difícil acreditar que essa solução é a melhor, dado que a leitura de dados em um HD é absurdamente mais lenta do que a leitura na RAM. O principal uso do swap pelo kernel se dá para abrir espaço na RAM para criação de cache, então pode-se dispensar o swap se a pessoa tiver uma quantidade de memória mais do que suficiente para seu uso.
O melhor monitoramento já feito é vc entender a limitação de ram do seu sistema e evitar abrir 200 apps de ma vez até porq convenhamos, vc não vai estar usando todos ao mesmo tempo.
A memória virtual ela espera que tenha swap, por exemplo o relógio, o serviço de atualização, o software de torrent, o bash, o monitor do smart, todos esses software ficam ansiosos o tempo quase todo, a cache é mais importante do que estes, mas claro que se você tiver ram suficiente a swap permanecera em 0 o que não ocorre em computador desktop de pessoas que passa por problema financeiro. Se a swap sair de 0 não adianta mudar swapness não adianta limpar cache, nem remover a swap, tudo isso vai deixar o sistema mais lento, não adianta fazer nenhuma mágica, o que vai resolver é adicionar mais RAM, mas pessoas de desktop a maioria é pobre, não tem condição de fazer isso. Em servidor os caras troca é o cluster inteiro se necessário para ter mais ram, mas isso não é simples em desktop, a maioria dos usuários de desktop passa por dificuldade.
A o cluster é memória ddr2 eles joga o cluster fora porque já não acha mais ddr2 e compra um ddr5 com mais memoria.
Os desenvolvedores colocam um padrão recomendado para a maioria das pessoas, aí vem os blogueiros e comentaristas de internet, sem nenhuma experiência prévia, e recomendam modificações extremas no sistema.
É o típico: perdeu a garantia (se havia alguma).