Pessoal,
Logo após iniciar o live-usb do Fedora, fica apenas uma tela preta com o mouse (parece até windows).
Não tem como usar ou instalar a distro
Pessoal,
Logo após iniciar o live-usb do Fedora, fica apenas uma tela preta com o mouse (parece até windows).
Não tem como usar ou instalar a distro
Tentou com outra distribuição para testar se acontece o mesmo? Usou o Fedora Media Writer ou Ventoy?
Olá @Helvio, tudo bem contigo?
Qual é o seu hardware? Geralmente esta “tela preta” indica que o ambiente gráfico não iniciou corretamente. Uma forma de testar isso é acessar o TTY (ou console de texto) para ver ser o sistema está funcional.
Bom dia!
Tudo bem!
Fiz o seguinte: entrei no modo grafico de segurança (nomodeset), então o sistema entrou
Fiz a instalação e a mesma ficou congelada em 52%, então entendi que Linux não é para todo hardware, no caso a placa Asus B460 + Nvidia RTX2060 (mesmo na época das AMDs RX também acontecia)
Instala, mas congela devido alguma incompatibilidade de PCI… já tenho tópicos sobre este assunto.
Como usuário de GPUs Nvidia de longa data, minha sugestão é que você procure por distros que sejam amigáveis com esse hardware, ou invista um pouco mais de tempo na instalação para que tudo funcione corretamente.
Algumas distros que tem opções específicas para suportar GPU Nividia são:
No Fedora, devido à ausência do driver proprietário da Nvidia na instalação são necessários passos extras para ter um sistema redondo.
Aqui tem um tutorial sobre como instalar o driver, mas existem outras formas que você pode conferir direto na documentação do Fedora.
O Linux deveria funcionar muito bem com o hardware que você tem. No caso, acredito que seja algo específico da distribuição.
Tenho uma GTX 1070Ti no meu desktop. Todas as vezes que tentei usar o Fedora, em múltiplas versões, não consegui usar devido a problemas de compatibilidade. Quando a experiência já não parava no boot, colapsava logo após instalar o driver proprietário da Nvidia.
Eu seguiria a recomendação do Eddie e daria uma chance a outras distros. Sugiro verificar também se o Secure Boot já está desabilitado na BIOS.
P.S.: não estou sugerindo que o Fedora seja ruim. É uma ótima distro. Estou indicando apenas que pode não ser a melhor escolha em casos como os nossos. Há distros bem mais amigáveis para hardware Nvidia. No momento estou usando o Manjaro KDE e ele está rodando liso.
Muito agradecido pelo conhecimento compartilhado!
Estou a muitos anos no Fedora, e é realmente penoso sair de uma distro que me oferece o que há de mais novo no mundo Linux com velocidade, estabilidade e atualizações que não quebram (trabalho com suporte técnico usando um Fedora KDE)
Minha experiência com o Manjaro foi boa, porém tenho um certo ceticisimo a depender de empacotamentos que não sejam .deb ou .rpm
Mesmo assim vou considerar dar uma chance para o Manjaro, especialmente pelo KDE e pela experiência positiva de um tempo atrás
Muito agradecido!
Fiz a instalação do Manjaro utilizando os drivers proprietários incluidos na distro
Observações:
-Mais bonito e com a gama de cores mais correta que o Fedora
-Desempenho inferior ao Fedora (comparado a um note com configurações um pouco inferiores - 1035G1)
-Desempenho inferior ao Windows 11
-Pamac bem completo
-Aparentemente as ventoinhas ficam mais ativas - sujeito a verificação e testes
-Razoavelmente confiável (precisei abortar duas sessões que foram iniciadas corretamente via startX)
Problemas
-Reinicialização e desligamento muito demorados (tirei os prints, vou publicar num post dedicado a este problema)
-Desempenho poderia ser melhor
-Curva de aprendizado, mais dificil que Fedora que estava acostumado, vou ter que aprender os comandos para substituir: sudo dnf update / sudo dnf install
Muito grato pela válida sugestão, se o sistema não quebrar ou não exigir demais das ventoinhas, conseguindo consertar a demora do desligamento pretendo permanecer com ele
Ps. senti falta do grub costumizer, todavia fiz os ajustes na mão mesmo (timeout 10, verbose mode, bip ao ligar, windows como padrão no boot)
Você está usando o driver proprietário mais atual? Não use o Nvidia “open” (nem tão open assim) source.
Recomendo também trocar o problemático kernel 5.15 LTS - péssimo lançamento em qualquer distro - pelo kernel mais atual, 6.1, nas opções do sistema. Você pode manter um segundo kernel (recomendo o 5.10 LTS) como backup.
Não esqueça de segurar shift ao iniciar o sistema para trocar o kernel (só precisa fazer isso uma vez e ele irá lembrar). Use o 6.1 como padrão, o 5.10 LTS será apenas um backup de segurança.
Pessoalmente, eu não atualizo o sistema usando o terminal. O Pamac GUI já é capaz de fazer tudo (apesar de nada impedir o uso do terminal também).
Não foi o open não - valeu
O Kernel está com o 6.1
Grato pela dica do shift, sou absolutamente novato na distro
Atualizações e algumas instalações ainda prefiro no terminal (para ver o andamento, e isso eu faço até no Windows via Winget), mas não sou contra usar interface gráfica não, é prático
Sobre a questão do desligamento demorado, reparei que algumas vezes isso acontece aqui no meu Manjaro KDE. Não é algo constante, geralmente ele desliga quase instantaneamente. Quando demora, parece ter relação com o fato de eu esquecer (pois é…) a Steam (Flatpak) aberta processando algum shader e ele não conseguir fechar por algum motivo.
Sobre a questão de ser novato na distro, eu diria para manter em mente, principalmente, que Manjaro não é Arch. Ou seja, não é interessante ativar o suporte ao AUR (Arch User Repository) nas opções do Pamac e sair usando indiscriminadamente. O Manjaro tem repositórios próprios que se atualizam em tempo diferente dos repositórios do Arch para fins de aprimorar a estabilidade do sistema, e como consequência pacotes do AUR podem ter problemas. Pessoalmente, eu uso Flatpaks para quase tudo e nem ativo o suporte ao AUR.
@JG22 @Rodrigo_Chile Sabem algo sobre essa questão do desligamento, pessoal?
Este realmente é um ponto controverso, você não é a primeira pessoa que me diz isso, vou reverter aqui.
Os últimos 5 anos foram muito tranquilos com o Fedora, mas vou ter que me adaptar (como me adaptei para sair do Ubuntu para ele depois de 12 anos…), a comunidade Manjaro/Arch parece bem ativa e prestativa…
Flatpaks, snaps ou afins eu evito por motivo de desempenho e espaço em disco (uso somente os app image)
Gratidão pela empatia do assunto desligamento hiper demorado, mas vou abrir um tópico exclusivo para isso, poderá ajudar mais pessoas
Não desliga abruptamente, pelo contrário, demora muito, inclusive para reiniciar; mas vou abrir um tópico com os prints
Kernel estou com o 6.1 e não pretendo voltar para trás
Obrigado
Quem é deste tópico e puder ajudar…
Segue link para novo post do desligamento demorado
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.