Depois da ultima captura, após 3 minutos desde que o comando foi dado, o sistema enfim desligou
Dados (de repente alguém tem equipamento similar e já passou por isso)
Placa mãe Asus B460 Tuff Gaming
Processador Core i5 10400
16GB de RAM
SSD XPG41 Gammix 512GB
VGA Nvidia RTX2060
Sistema: Manjaro 22 - KDE (84GB em Ext4)
Tive o mesmo problema. Tive que da reset na hora do boot, depois 3x desistir e reinstalei do zero. Limpei todo o ssd antes, a demora continuou mas dessa vez entrou na tela de login!
Estou com o mesmo problema desde a última semana e ainda não encontrei solução. Se achar algo ou conseguir solucionar algo que dê um norte eu passo por aqui.
Eu consegui um paleativo, só para não demorar tanto tempo caso um job impeça os serviços de shutdown e reboot do sistemd continuarem.
Vi poucas pessoas reportando isso agora, mas não é um problema novo.
Eu basicamente diminui o tempo de timeout que um job espera pra ser encerrado, editando o arquivo de configuração do systemd:
# pode editar pelo vim, code, qualquer editor...
sudo nano /etc/systemd/system.config
# Basta procurar por uma linha chamada DefaultTimeoutStopSec,
# que deve estar comentada.
# Só descomentar e colocar um tempo limite para um job parar.
# Eu alterei de 90s(padrão) para 3s.
# DefaultTimeoutStopSec=90s
DefaultTimeoutStopSec=3s
Depois disso, tentei reiniciar o DBUS com o sistema ligado, mas não funcionou. Tive que reiniciar a máquina e só depois funcionou o reboot e shutdown mais rápido.
Só lembrando, que é só um paleativo para não ter que esperar 1/2/3 mins pro linux dar um stop nesses serviços, mas é o que tem pra hoje…
Caso encontre algo definitivo, volto a compartilhar aqui!
Esta solução vi em um forum gringo, mas não acho satisfatória, pois “maquia” o problema, mas não resolve a causa (incompatibilidade de hardware? parâmetro da BIOS?), pois algum processo terá que ser encerrado “na marra” (de fato é o que temos pra hoje) mas para um hardware de 2020 não acredito que será resolvido algum dia… ou se há algum Linux que não tenha bugs com a Asus B460 Tuf…
Após esta mudança no Grub foi praticamente resolvido o problema, agora tenho um sistema rápido e estável (somente algum lag após suspensão, mas é coisa rápida, não incomoda tanto)
obs: Removi o quiet splash para ter o verbose
Foi dificil sair do Fedora, mas verdade é que o Manjaro é show também, não sinto falta de nada, não tem o que ele não rode (fora a conveniência dos drivers proprietários da Nvidia)
Opa, bacana essa solução, acho que vou testar. As vezes meu Manjaro demora essas 2 minutinhos pra desligar tb
É chatinho mas já acostumei kkkkk vou testar isso daí
E realmente, a conveniência dos drivers no Manjaro me impede de mudar de distro kkkkkkk